Mundo
Papa Leão XIV celebra a sua primeira missa como novo líder da Igreja Católica

O Papa Leão XIV celebra hoje a sua primeira missa como líder da Igreja Católica na Capela Sistina, acompanhado pelos cardeais que o elegeram como o primeiro pontífice da América do Norte. A cerimónia decorre um dia após o missionário agostiniano Robert Prevost, nascido em Chicago, surpreender o mundo ao aparecer na varanda da Basílica de São Pedro.
Com 69 anos, Leão XIV dirigiu-se a uma multidão entusiasmada de mais de 50 mil peregrinos e turistas na Praça de São Pedro, após ser anunciado como o 267.º líder da Igreja Católica Romana. “Que a paz esteja convosco”, foram as suas primeiras palavras como sumo pontífice. Vestindo a tradicional capa vermelha – que o Papa Francisco havia rejeitado na sua eleição em 2013 – e os paramentos papais, o novo papa sugere um regresso a certa formalidade, contrastando com o pontificado menos convencional de Francisco.
Ao escolher o nome Leão, o novo pontífice poderá estar a sinalizar continuidade com a tradição: Frei Leão foi um frade do século XIII e companheiro próximo de São Francisco de Assis, que inspirou o nome do papa anterior.
Os cardeais elegeram o novo Bispo de Roma na quarta ronda de votação, após dois escrutínios inconclusivos na quinta-feira e um na quarta-feira. Um número recorde de 133 cardeais de 70 países participou na eleição secreta, um aumento significativo em relação aos 115 cardeais de 48 nações no conclave de 2013. A eleição seguiu-se à morte do Papa Francisco, de 88 anos, no dia 21 de abril, após uma recente batalha de saúde.
Ao apresentar-se como papa, Leão XIV falou sobre “construir pontes com diálogo” em italiano, passando depois para o espanhol ao homenagear Francisco, que o nomeou cardeal no início deste ano.


-
Famalicãohá 6 dias
Chuva forte e trovoadas frequentes colocam Famalicão em aviso amarelo a partir do meio-dia
-
Regiãohá 3 dias
Vila do Conde: Mulher de 54 anos morre no hospital após atropelamento de mota
-
Paíshá 2 dias
Casal de peregrinos ferido (mulher em estado grave) após atropelamento no IC2
-
Paíshá 2 horas
Comboios: Tribunal define serviços mínimos de 25% para greve a partir de domingo