Connect with us

Mundo

Combustíveis: Espanhóis não “baixam os braços” e bloqueiam uma das principais avenidas de Madrid (VÍDEO)

Published

on

O ministro dos transportes espanhol concordou em reunir-se com os camionistas grevistas na última sexta-feira depois de terem rejeitado um pacote de apoio de mil milhões de euros destinado a amenizar os ânimos depois de uma greve de 12 dias por causa dos preços dos combustíveis que provocou uma escassez esporádica de bens.

A ministra Raquel Sanchez anunciou as medidas, que incluem um desconto de 0,20 euros por litro de combustível e um bónus de 1.200 euros, após conversações durante toda a noite com as associações de transportes.

Mas em poucas horas, o grupo não oficial de camionistas que lançou a greve a 14 de Março, e que foi excluído das conversações com o governo, rejeitou a proposta e começou a bloquear a avenida central de La Castellana, em Madrid.

“Vamos pedir-lhe que possamos trabalhar a um preço digno… Queremos garantias para podermos cobrir os nossos custos de produção”, disse o líder de protestos Manuel Hernandez aos repórteres do centro da marcha de Madrid.

Muitos dos manifestantes usavam casacos de alta visibilidade que lembravam os protestos dos “gilets jaunes” de França. Os manifestantes também bloquearam a circular costeira de Barcelona e queimaram pneus numa passagem da fronteira com Portugal.

Pouco depois do início dos protestos, a Ministra Sanchez concordou em encontrar-se com os líderes da greve, que inicialmente tinha descartado como não sendo representativos e ligados à extrema-direita.

“Nunca tive qualquer problema em reunir com eles, mas o que devemos celebrar hoje é este acordo…e é isso que vou tentar explicar-lhes esta tarde”, disse ela à emissora estatal TVE.

Sanchez disse que todas as exigências dos camionistas estavam incluídas no acordo, pelo que não havia razão para manter a greve.

“Isto parece-nos um remendo temporário que não resolve em nada o problema”, disse o protestante Juan José Moral, enquanto a multidão enfurecida marchava em direção ao ministério dos transportes.

O desconto nos preços dos combustíveis, um quarto do qual será pago pelas companhias petrolíferas, também se aplicará a outras empresas de transportes, acrescentou. Os condutores de autocarros, camiões ligeiros, ambulâncias e táxis também receberão – embora mais pequenos – bónus.

Como parte do pacote, o governo aprovará uma nova linha de linhas de crédito apoiadas pelo Estado com um congelamento de 12 meses nos reembolsos dos empréstimos, ou os chamados períodos de carência, em que as empresas são apenas obrigadas a pagar juros e não o capital de um empréstimo.

O governo não revelou o montante dos novos empréstimos de liquidez para apoiar empresas e famílias de média dimensão no contexto da invasão da Ucrânia pela Rússia.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

PASSOU EM DIRETO

Advertisement Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Famalicão28 minutos ago

Jorge Paulo Oliveira leva criação das instâncias centrais no Tribunal de Famalicão ao Parlamento

O deputado famalicense do PSD, Jorge paulo Oliveira disse, este sábado, que o Governo “considera válidas as razões invocadas e...

Santo Tirso2 horas ago

Professores da Artave e do CCM dão concerto a 21 de novembro

Os professores do CCM e da escola de música Artave vão realizar o Concerto de Santa Cecília, no dia 21...

País2 horas ago

Incontinência: fraldas gratuitas a partir de 2025 para quem tenha carência económica

A partir do próximo ano, as fraldas, cuecas e pensos de incontinência urinária passam a ser gratuitos para quem tenha...

Famalicão5 horas ago

Famalicão: Mário Cesariny Encontros regressam em novembro com poesia, música e lançamento de livros

A Fundação Cupertino de Miranda (FCM) realiza, a 22 e 23 de novembro, a 18ª edição dos “Mário Cesariny Encontros”...

País6 horas ago

Perto de 8.000 professores vão receber acerto salarial em novembro pelo tempo de serviço

Cerca de 8.000 professores dos ensinos básico e secundário vão receber neste mês de novembro o acerto salarial pela recuperação...

Sociedade7 horas ago

Hóquei: Riba d’Ave HC ruma hoje a Lisboa para defrontar o Benfica

O Riba d’Ave Hóquei Clube (RAHC) regressa este sábado a Lisboa para defrontar o SL Benfica, em jogo a contar...

Famalicão7 horas ago

Famalicão: Conferência “Ambientar-se” debate alterações climáticas

A conferência “Ambientar-se” volta hoje, 16 de novembro, a Famalicão para debater as alterações climáticas. O encontro, com início às...

Famalicão8 horas ago

Riba d’Ave: corte de árvores no nó de ligação à VIM condiciona trânsito este sábado

A Junta de Freguesia de Riba d’Ave, em Famalicão, avisa que, no âmbito da manutenção da VIM, é necessário o...

País20 horas ago

Greve desta sexta-feira encerrou “muitas escolas” revela o Sindicato de Todos os Profissionais da Educação

Sem conseguir avançar números concretos da adesão à greve, o coordenador nacional do Sindicato de Todos os Profissionais da Educação...

Famalicão22 horas ago

Famalicão: Associação Desportiva do Carril celebra 40 anos a 23 de novembro

A Associação Desportiva do Carril celebra, no dia 23 de novembro (sábado), o seu 40.º aniversário, num evento que pretende...

Arquivo

Mais Vistos