Siga-nos nas redes

Mundo

Falta de “coragem”: Presidente ucraniano reclama “tanques e jatos” prometidos há 31 dias

Publicado

em

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, acusou hoje o Ocidente de falta de coragem quando o seu país luta contra a invasão russa e pediu jatos e tanques para a Ucrânia se defender.

Em declarações hoje de manhã, após o Presidente norte-americano, Joe Biden, ter dito em Varsóvia que Putin não podia ficar na Presidência russa e após a Casa Branca e o secretário de Estado Blinken terem suavizado essas declarações, Zelensky criticou o “pingue-pongue” do ocidente sobre quem e como entregará jatos e armas a Kiev.

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



“Falei com os defensores de Mariupol hoje. Estou em constante contacto com eles. A sua determinação, heroísmo e firmeza são espantosos”, disse Zelensky numa mensagem em vídeo, referindo-se à cidade cercada do sul da Ucrânia que tem sofrido as piores privações e horrores da guerra.

“Se ao menos aqueles que estão há 31 dias a pensar sobre como entregar dezenas de jatos e tanques tivessem 1% da sua coragem”, lamentou.

Hoje, um relatório do serviço de informação militar publicado pelo Ministério da Defesa do Reino Unido diz que a Rússia “parece estar a concentrar os seus esforços em cercar as forças ucranianas que estão a combater nas regiões separatistas no leste do país”.

Para tal, Moscovo está a deslocar tropas que estavam colocadas em Kharkiv e Mariupol, onde estão em curso duas das principais batalhas da guerra.

A Rússia afirmou na sexta-feira que o objetivo do seu exército, concluída a primeira fase da guerra, é concentrar-se no Donbass, anúncio que o Governo ucraniano e os seus aliados receberam com ceticismo.

No Donbass, o líder da autoproclamada república separatista de Lugansk, Leonid Paschenik, admitiu hoje a realização, “num futuro próximo”, de um referendo sobre a integração do território pró-russo na Rússia, mostrando-se confiante de que o resultado será a escolha do povo da região será unir-se à Federação Russa.

O Presidente ucraniano, por seu lado, avisou Moscovo de que está a semear um profundo ódio anti-russo entre os ucranianos, à medida que os seus ataques reduzem as cidades do país a escombros, matam civis, empurram outros para abrigos e forçam muitos a procurar comida e água para sobreviver.

“Estás a fazer tudo para que o nosso povo abandone a língua russa, porque a língua russa será agora associada, não são só a ti, mas às tuas explosões e homicídios, aos teus crimes”, disse Volodymyr Zelensky num vídeo divulgado no sábado à noite.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Famalicãohá 52 minutos

Famalicão: Atropelamento faz um ferido na Avenida do Brasil

Uma pessoa ficou ferida, na tarde desta quarta-feira, na sequência de um atropelamento numa passadeira na Avenida do Brasil. O...

Famalicãohá 1 hora

Famalicão: cidade vai ter pilaretes automáticos para impedir trânsito automóvel em zonas interditas

A Câmara de Famalicão vai colocar pilaretes em algumas zonas do centro urbano para disciplinar a circulação e o estacionamento...

Famalicãohá 2 horas

Famalicão: Fradelos convida para encontro de motards e cerimónia de Benção de Capacetes a 11 de maio

O coletivo Motinhas de Fradelos realiza, no dia 11 de maio (sábado) a sua um evento inserido nas celebrações da...

Famalicãohá 2 horas

Fé e espiritualidade leva 110 pessoas a pé de Famalicão a Fátima

No próximo domingo, dia 5 de maio, um grupo de 110 pessoas parte, a pé, de Famalicão até Fátima.  Em...

Desportohá 2 horas

FC Famalicão: Muitos querem Gustavo Sá mas a cláusula é de 50 milhões lembra Miguel Ribeiro

Com o final em vista de mais uma época da I Liga cresce o interesse pelo médio do FC Famalicão...

Famalicãohá 3 horas

IX Expedição a Marrocos do CAF – As dificuldades dos últimos dias revelaram um grupo muito unido e sempre a sorrir (fotos)

A caminhar para o final da aventura marroquina, as duas últimas etapas da IX Expedição do CAF, foram bastante difíceis...

Desportohá 4 horas

Famalicão: Rodrigo Pereira e Francisco Silva conquistam medalhas de ouro pela Seleção Nacional de Natação

Os atletas do GD Natação de Famalicão Rodrigo Pereira e Francisco Silva conquistaram ambos medalhas de ouro no Campeonato Dual...

Póvoa de Varzimhá 5 horas

DJ Padre Guilherme e D. Jorge Ortiga oferecem disco da JMJ ao Papa Francisco

Padre Guilherme, DJ e pároco das freguesias de Amorim e Laúndos, da Póvoa de Varzim e o Arcebispo Emérito de...

Paíshá 6 horas

GNR inicia campanha de segurança para os peregrinos de Fátima

A Guarda Nacional Republicana leva a cabo, neste início do mês de maio a operação Peregrinação Segura 2024, dedicada ao...

Famalicãohá 6 horas

Famalicão: Interveniente em acidente recusa efetuar teste do “balão” e acaba detido

Na cidade de Vila Nova de Famalicão, a PSP deteve umcidadão com 38 anos de idade no decurso de um...

Arquivo

Mais Vistos