Siga-nos nas redes

Mundo

Ministério da Defesa ucraniano diz que russos só têm comida para mais 3 dias

Publicado

em

As forças russas continuam “em grande parte paradas” em várias cidades-chave ucranianas e ainda não ocuparam a cidade fortemente sitiada do sul de Mariupol, disse o Ministério da Defesa (MD) do Reino Unido.

Diz-se também que as tropas de Vladimir Putin estão a ficar sem munições e comida, tendo o Ministério da Defesa da Ucrânia declarado que a Rússia tem fornecimentos que durarão “não mais do que três dias”.

Na sua última actualização de informações, o Ministério da Defesa afirmou que a Rússia está a obter ganhos mínimos – mas continua a lançar fortes iniciativas de bombardeamento nas principais cidades.

“Apesar dos fortes combates, as forças ucranianas continuam a repelir as tentativas russas de ocupação da cidade meridional de Mariupol”, disse o MD.

“As forças russas noutras partes da Ucrânia suportaram mais um dia de progresso limitado, com a maioria das forças em grande parte paradas no local.

“Várias cidades ucranianas continuam a sofrer pesados bombardeamentos aéreos e de artilharia russa, tendo a ONU relatado que mais de 10 milhões de ucranianos estão agora deslocados internamente como resultado da invasão russa”.

A actualização dos serviços secretos britânicos vem depois de os militares ucranianos terem divulgado o seu próprio relatório operacional, quando a guerra entra no seu 27º dia.

A Ucrânia observou que não houve “mudanças significativas” nas últimas 24 horas, mas disse acreditar que as tropas russas estavam rapidamente a ficar sem mantimentos.

“Segundo as informações disponíveis, as forças de ocupação russas que operam na Ucrânia têm reservas de munições e alimentos para não mais do que três dias”, disse os militares ucranianos.

“A situação é semelhante com o combustível, que é reabastecido por camiões-cisterna. Os ocupantes não conseguiram organizar um oleoduto para satisfazer as necessidades do agrupamento de tropas”.

Os militares ucranianos também relataram “desobediência” russa no distrito de Okhtyrka, no nordeste da Ucrânia, onde alegaram que 300 militares russos se recusavam a realizar ataques. A Ucrânia disse que as tropas tinham agora abandonado a área da operação.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Famalicãohá 38 minutos

Fé moveu os Peregrinos de Vila Nova de Famalicão em mais uma etapa com chegada a Coimbra

Esta sexta-feira foi assinalada a partida do coletivo Peregrinos de Vila Nova de Famalicão do “checkpoint” de Casal de Comba,...

Paíshá 2 horas

Comboios: Tribunal define serviços mínimos de 25% para greve a partir de domingo

O Tribunal Arbitral decidiu definir serviços mínimos para a greve da CP a partir de domingo e até quarta-feira, abrangendo a...

Paíshá 2 horas

Porto: Serralves em Festa com 50 horas de animação sem interrupções

A edição de 2025 do Serralves em Festa promete 50 horas seguidas de animação multidisciplinar, com destaque para Spiritualized na...

Bragahá 2 horas

Peneda/Gerês garante estatuto jurídico de proteção e conservação

A Zona Especial de Conservação (ZEC) da Peneda/Gerês, com uma área de 89.574 hectares, nos distritos de Braga, Vila Real...

Famalicãohá 2 horas

Famalicão: Incêndio deflagrou numa habitação devoluta em Nine

Um incêndio deflagrou, na tarde desta sexta-feira, numa habitação devoluta, nas imediações da rua da Veiga, na freguesia de Nine,...

Desportohá 3 horas

Famalicão: 14.º Grande Prémio de Atletismo Bernardino Machado realiza-se a 08 de junho

O dia 08 de junho (domingo) será assinalado pela realização do 14.º Grande Prémio de Atletismo Bernardino Machado, que irá...

Paíshá 4 horas

Norte: PJ detém homem de 48 anos suspeito de tentar matar a ex-companheira em Paredes

A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Norte, procedeu à detenção de um homem de 48 anos por suspeita de...

Regiãohá 5 horas

Santo Tirso: GNR esclarece caso da menina de 10 anos alegadamente agarrada à porta da escola

Depois de informações que davam conta da queixa de uma encarregada de educação, após a sua filha de 10 anos...

Paíshá 5 horas

Combustíveis: Preço da gasolina sobe mas do gasóleo desce na segunda-feira

Com o final de mais uma semana, surgem surgem as previsões quanto à oscilação do preço dos combustíveis, a verificar...

Bragahá 7 horas

Norte: PJ desmantela rede internacional de branqueamento após buscas nos distritos de Braga e Porto

A Polícia Judiciária (PJ) desmantelou na região Norte um grupo “que integra uma rede transnacional de branqueamento e fraude fiscal”,...

Arquivo

Mais Vistos