Connect with us

Economia

Guerra de Putin recebe 285 milhões por dia em pagamentos de petróleo de países europeus

Published

on

A guerra de Vladimir Putin na Ucrânia está a ser reforçada por 285 milhões de dólares em pagamentos de petróleo feitos todos os dias por países europeus, segundo um estudo elaborado pelo The Guardian.

A Rússia recebeu 104 mil milhões de dólares das suas exportações de crude, gasolina e gasóleo para a Europa no ano passado, mais do dobro dos 43 mil milhões de dólares que retirou dos carregamentos de gás, o estudo estimou.

“O gás é compreensivelmente uma preocupação, mas é o petróleo que está a financiar a guerra de Putin”, disse William Todts, director da T&E. “Confiar nele deixa os europeus perigosamente expostos ao aumento dos preços num mundo cada vez mais incerto”.

A dependência da Europa em relação à Rússia para cerca de um quarto das suas importações de petróleo bruto ajudou a estimular a pressão dos EUA para uma proibição das importações, mesmo quando os preços do petróleo bruto Brent subiram tão alto como 139 dólares por barril.

O vice-primeiro-ministro russo, Alexander Novak, disse na segunda-feira que qualquer rejeição do petróleo russo teria “consequências catastróficas” e poderia enviar preços tão elevados como 300 dólares por barril.

A Europa importou mais de 200 milhões de toneladas de petróleo da Rússia todos os anos entre 2004 e 2017, aumentando mesmo as suas compras nos dois anos após a Rússia ter tomado a Crimeia em 2014.

O estrangulamento energético detido pela Rússia e outros países com fracos antecedentes em matéria de direitos humanos sublinha a necessidade urgente de mudar para soluções energéticas limpas, diz a T&E.

“Não devemos simplesmente trocar o petróleo russo por petróleo saudita”, disse Todts. “É tempo de melhorar grandemente a eficiência dos transportes e avançar com a eletrificação dos transportes para reduzir o nosso consumo de petróleo”.

A Rússia é a fonte de quase quatro em cada cinco barris de petróleo na Eslováquia e dois terços dos da Polónia, Lituânia e Finlândia, enquanto na Alemanha 29,7% dos produtos petrolíferos provêm da Rússia, diz o estudo. O Reino Unido e a Itália importam cerca de 12% do seu petróleo e produtos petrolíferos da Rússia, enquanto que em Portugal o valor é de apenas 4%.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

PASSOU EM DIRETO

Advertisement Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

País5 horas ago

Greve desta sexta-feira encerrou “muitas escolas” revela o Sindicato de Todos os Profissionais da Educação

Sem conseguir avançar números concretos da adesão à greve, o coordenador nacional do Sindicato de Todos os Profissionais da Educação...

Famalicão7 horas ago

Famalicão: Associação Desportiva do Carril celebra 40 anos a 23 de novembro

A Associação Desportiva do Carril celebra, no dia 23 de novembro (sábado), o seu 40.º aniversário, num evento que pretende...

Famalicão8 horas ago

Famalicão: Sol, céus limpos e “máximas” de 24.º graus este domingo

Famalicão espera, este fim de semana, um domingo de sol, com céus limpos e temperaturas relativamente altas, de acordo com...

Famalicão9 horas ago

Famalicão: Atropelamento na Avenida Narciso Ferreira faz um ferido

Uma pessoa ficou ferida, na tarde desta sexta-feira, na sequência de um atropelamento rodoviário, na Avenida Narciso Ferreira, em Famalicão....

País10 horas ago

Faleceu Celeste Caeiro a mulher que transformou o cravo no símbolo do 25 de Abril de 1974

A mulher que transformou o cravo no símbolo do 25 de Abril de 1974, Celeste Caeiro, morreu hoje aos 92...

Economia10 horas ago

Famalicão é um dos 10 municípios com maior eficiência financeira de Portugal

Famalicão figura na lista dos 10 municípios de grande dimensão mais eficientes do país, conjunto que integra ocupando a 8.ª...

Desporto11 horas ago

Formações jovens do FC Famalicão disputam dois jogos neste fim de semana

As equipas da formação jovem do FC Famalicão disputam dois jogos, este fim de semana, um destes fora de portas...

Famalicão11 horas ago

Lés a Lés no novo Auditório de Delães

No Lés a Lés desta semana, a Fama Rádio e Televisão de Famalicão visitou o novo Auditório de Delães.Com capacidade...

Economia12 horas ago

Desemprego jovem em Portugal “é um problema grave” que surpreende os dirigentes europeus

O secretário de Estado do Trabalho disse hoje que a taxa de desemprego jovem em Portugal “é um problema grave”,...

Famalicão13 horas ago

Famalicão: Faleceu o padre Agostinho Saldanha natural de Oliveira Santa Maria

Faleceu, esta quinta-feira, aos 80 anos, Agostinho Saldanha de Oliveira padre natural da freguesia de Oliveira Santa Maria, em Famalicão....

Arquivo

Mais Vistos