Siga-nos nas redes

Economia

Guerra de Putin recebe 285 milhões por dia em pagamentos de petróleo de países europeus

Publicado

em

A guerra de Vladimir Putin na Ucrânia está a ser reforçada por 285 milhões de dólares em pagamentos de petróleo feitos todos os dias por países europeus, segundo um estudo elaborado pelo The Guardian.

A Rússia recebeu 104 mil milhões de dólares das suas exportações de crude, gasolina e gasóleo para a Europa no ano passado, mais do dobro dos 43 mil milhões de dólares que retirou dos carregamentos de gás, o estudo estimou.

“O gás é compreensivelmente uma preocupação, mas é o petróleo que está a financiar a guerra de Putin”, disse William Todts, director da T&E. “Confiar nele deixa os europeus perigosamente expostos ao aumento dos preços num mundo cada vez mais incerto”.

A dependência da Europa em relação à Rússia para cerca de um quarto das suas importações de petróleo bruto ajudou a estimular a pressão dos EUA para uma proibição das importações, mesmo quando os preços do petróleo bruto Brent subiram tão alto como 139 dólares por barril.

O vice-primeiro-ministro russo, Alexander Novak, disse na segunda-feira que qualquer rejeição do petróleo russo teria “consequências catastróficas” e poderia enviar preços tão elevados como 300 dólares por barril.

A Europa importou mais de 200 milhões de toneladas de petróleo da Rússia todos os anos entre 2004 e 2017, aumentando mesmo as suas compras nos dois anos após a Rússia ter tomado a Crimeia em 2014.

O estrangulamento energético detido pela Rússia e outros países com fracos antecedentes em matéria de direitos humanos sublinha a necessidade urgente de mudar para soluções energéticas limpas, diz a T&E.

“Não devemos simplesmente trocar o petróleo russo por petróleo saudita”, disse Todts. “É tempo de melhorar grandemente a eficiência dos transportes e avançar com a eletrificação dos transportes para reduzir o nosso consumo de petróleo”.

A Rússia é a fonte de quase quatro em cada cinco barris de petróleo na Eslováquia e dois terços dos da Polónia, Lituânia e Finlândia, enquanto na Alemanha 29,7% dos produtos petrolíferos provêm da Rússia, diz o estudo. O Reino Unido e a Itália importam cerca de 12% do seu petróleo e produtos petrolíferos da Rússia, enquanto que em Portugal o valor é de apenas 4%.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Famalicãohá 2 horas

Distrital do PSD anuncia Mário Passos como candidato à Câmara de Famalicão

A Comissão Política Distrital de Braga do PSD anunciou, este sábado à noite, em nota publicada na sua página de...

Famalicãohá 3 horas

Famalicão: escola de Pedome selecionada para prémio escolar europeu de sustentabilidade

A Escola Básica (EB) Terras do Ave, em Pedome, Famalicão  foi selecionada para participar no “European Sustainable Schools Awards Summit”,...

Mundohá 4 horas

Apesar do estado de saúde crítico, Papa Francisco confiante na sua hospitalização e tratamento

O Papa Francisco, hospitalizado com pneumonia e cujo estado de saúde continua crítico, garantiu este domingo que continua confiante na...

Famalicãohá 7 horas

Famalicão: Museu de Arte Sacra inaugura exposição com imagens de Maria

“Maria, Peregrina da Esperança” é o título da nova exposição do Museu de Arte Sacra da Capela da Lapa, em...

Famalicãohá 9 horas

Famalicão: Associação de Pais de Outiz e Cavalões promove feirinha de doces

A Associação de Pais de Outiz e Cavalões vai promover uma feirinha de doces no  próximo dia 2 de março...

Famalicãohá 9 horas

Aprovada candidatura de 5 milhões de euros para aumentar qualificações dos famalicenses 

Diversas entidades parceiras da Rede Local de Educação e Formação de Famalicão viram aprovada uma candidatura, no valor de 5...

Famalicãohá 10 horas

Famalicão: Salas de Estudo da Estação Rodoviária com horário alargado ao domingo

As Salas de Estudo da Estação Rodoviária de Famalicão adotaram um horário mais alargado, para corresponder às necessidades dos estudantes...

Paíshá 1 dia

O Estado vai pagar 2500 bolsas a estudantes de licenciatura e de mestrado de Educação Básica.

O despacho a oficializar a medida foi assinado pelo ministro da Educação, Fernando Alexandre e pelo ministro das Finanças, Miranda...

Paíshá 1 dia

Em cinco anos a GNR registou 6.000 queixas de clonagem de cartões

Cerca de 6.000 pessoas queixaram-se à GNR, nos últimos cinco anos, de que o seu cartão multibanco ou de crédito...

Paíshá 1 dia

Alerta: Tempo de ecrã excessivo pode aumentar risco de miopia em 20%

Passar uma hora extra por dia em frente aos ecrãs está associado, após a primeira hora, a uma probabilidade 21%...

Arquivo

Mais Vistos