Economia
Gigantes Sony e Honda unem-se para fabricar carros elétricos

O gigante da eletrónica Sony e o construtor automóvel Honda anunciaram hoje a intenção de formar uma “aliança estratégica” para desenvolver e produzir veículos elétricos, a comercializar a partir de 2025.
Os dois grupos japoneses planeiam fundar uma empresa conjunta, ainda este ano, para desenvolver e vender “veículos elétricos com baterias de alto valor” e fornecer serviços de mobilidade, de acordo com uma declaração conjunta.
A nova empresa vai criar, desenvolver e vender os veículos elétricos, mas a Honda será responsável pelo fabrico do primeiro modelo nas fábricas da marca, indicou a mesma nota.
A Sony vai desenvolver uma plataforma dedicada aos serviços de mobilidade.
“Através desta aliança com a Honda, que acumulou uma experiência global significativa e proezas na indústria automóvel durante muitos anos, a Sony quer desenvolver a visão de tornar o espaço de mobilidade num espaço emocional”, disse, no comunicado, o presidente da Sony, Kenichiro Yoshida.
“Embora a Sony e a Honda tenham muitas semelhanças históricas e culturais, as nossas áreas de especialização tecnológica são muito diferentes. É por isso que acredito que esta aliança, ao combinar os pontos fortes das nossas duas empresas, vai oferecer grandes possibilidades para o futuro da mobilidade”, salientou o presidente da Honda, Toshihiro Mibe.
No ano passado, a empresa automóvel japonesa anunciou como objetivo atingir 100% de vendas de veículos elétricos em todo o mundo até 2040, além de enormes investimentos em investigação e desenvolvimento ao longo de seis anos.

-
Famalicãohá 1 semana
Famalicão: Município aproveita obras na EN206 para renovação das redes de água e saneamento locais
-
Desportohá 7 dias
Vídeo: Erro de sinalização causa grande confusão na Volta ao Algarve. Etapa foi anulada
-
Famalicãohá 4 dias
Aprovada candidatura de 5 milhões de euros para aumentar qualificações dos famalicenses
-
Bragahá 2 dias
Enfermeiro e segurança do Hospital de Braga agredidos a murro por utente de 22 anos