Mundo
O fim da covid-19: OMS admite fim da pandemia com a variante Ómicron
A variante Ómicron levou a pandemia de Covid-19 para uma fase diferente e pode encerrá-la na Europa, disse o diretor da OMS, no domingo.
“É plausível que a Europa esteja a caminhar para uma espécie de final de pandemia”, disse Hans Kluge à AFP em entrevista, acrescentando que o Ómicron pode infetar 60% dos europeus até março.
“Haverá por algumas semanas e meses uma imunidade global, seja graças à vacina ou porque as pessoas têm imunidade devido à infeção, e também diminuindo a sazonalidade”.
“Antecipamos que haverá um período de silêncio antes que o Covid-19 possa voltar no final do ano, mas não necessariamente a uma pandemia”, disse Kluge.
Uma das “autoridades” no estudo da covid-19 nos EUA, Anthony Fauci, expressou otimismo semelhante este domingo, quando disse ao programa de entrevistas da ABC News “This Week” que, com o número de casos de Covid-19 a reduzir “bastante acentuadamente” em partes dos Estados Unidos, “as coisas parecem boas”.
Embora advertindo contra o excesso de confiança, Fauci disse que, se a recente queda no número de casos em áreas como o nordeste dos EUA continuar, “acredito que vamos começa a ver uma reviravolta em todo o país”.
O escritório regional da OMS para a África também disse na semana passada que os casos de Covid caíram nessa região e as mortes estão a diminuir pela primeira vez desde que a quarta onda do vírus, dominada pela Ómicron, atingiu seu pico.
-
Desportohá 1 semana
SC Braga x FC Famalicão: Carvalhal quer dar “a melhor resposta” apesar de algumas ausências
-
Famalicãohá 1 semana
Lions Clube de Famalicão entregou 1.750 euros à Banda de Famalicão e projeto The Village
-
Famalicãohá 6 dias
Presépio Vivo em Riba de Ave promete encantar nos dias 28 e 29 de dezembro
-
Regiãohá 3 dias
Vila do Conde de luto após funeral de menina de 11 anos vítima de um acidente rodoviário