Siga-nos nas redes

Famalicão

Catarina Martins diz que fecho das maternidades é o “princípio do fim” do SNS

Publicado

em

A coordenadora do BE, Catarina Martins, criticou hoje o “anúncio sorrateiro” e sem debate dos encerramentos das maternidades, que em alguns casos poderão ser definitivos, alertando que “está em causa o princípio do fim do SNS”.

“Algumas maternidades encerrarão definitivamente já a partir de janeiro. Nos últimos dias, as medidas do Governo para o SNS resumem-se a encerramentos de serviços, ora temporários, ora permanentes. Nada foi debatido e o anúncio sorrateiro, feito por Fernando Araújo, acontece na pausa natalícia”, escreveu Catarina Martins numa publicação nas redes sociais na qual deixa muitas críticas ao Governo.

Para a líder do BE, “quem sempre se levantou pelo SNS não pode calar-se agora” porque “o que está a acontecer é grave demais e não é só sobre maternidades”, mas sim “sobre todo o SNS”.

“Ao longo dos anos, houve debates acalorados sobre encerramento de serviços em regiões onde a população estava a diminuir. (…) Este é um debate importante, mas agora está em causa algo maior, está em causa o princípio do fim do SNS”, alertou.

Catarina Martins considerou que “os serviços são fechados não por falta de utentes, mas por falta de profissionais”, acusando o Governo socialista de ter recusado “todas as medidas que a esquerda propôs para reforçar os profissionais no SNS”.

“Falta de dinheiro? Não. Hoje mesmo é notícia que Portugal teve um excedente orçamental de 2,8% até setembro. A falta de investimento nos serviços públicos é, como sempre foi, uma escolha”, acusou.

A possibilidade “destes encerramentos definitivos”, na opinião da coordenadora do BE, deixa claro que “o Governo desistiu de fixar profissionais no SNS”.

“E, sem profissionais, encerra. Agora serão as maternidades. E depois?”, questionou.

Em entrevista à RTP na quinta-feira, o diretor executivo do SNS admitiu que há maternidades que podem vir a fechar já a partir do próximo ano.

“Algumas [maternidades] poderão vir a ser encerradas. Tudo também depende dos resultados que este plano [Nascer em Segurança no SNS] nos puder trazer para nós analisarmos. É verdade que no início do próximo ano teremos que tomar algumas decisões nesse sentido”, referiu Fernando Araújo.

A Direção Executiva do SNS lançou na quinta-feira a operação ‘Nascer em segurança no SNS’, com o objetivo de promover a segurança e confiança de grávidas, crianças e profissionais de saúde do Serviço Nacional de Saúde.

Em comunicado, refere que, “tendo sido identificadas contingências à plenitude de funcionamento da rede de maternidades no período de Natal e Ano Novo, e de acordo com as recomendações da Comissão de Acompanhamento da Resposta em Urgência de Ginecologia/Obstetrícia e Bloco de Partos (…) foi organizada uma resposta articulada a nível regional para este período, garantindo-se a prestação de informação de forma proativa à população para informar sobre as melhores opções em saúde”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Regiãohá 2 horas

Vila do Conde: Camião fica tombado após despiste na EN206 na zona de Touguinhó

Um camião ficou tombado, na manhã desta segunda-feira, depois de um despiste, ocorrido enquanto circulava na Estrada Nacional 206, na...

Desportohá 2 horas

Formações jovens do FC Famalicão venceram todos os 4 jogos deste fim de semana

As formações jovens do FC Famalicão ganharam os quatro jogos que tinham agendados para este fim de semana, três destes...

Famalicãohá 3 horas

Famalicão: Novais convida para a sua Mostra Comunitária a 12 e 13 de abril

A freguesia de Novais, em Famalicão, convida para a sua Mostra Comunitária, um evento que pretende reunir a comunidade local...

Famalicãohá 3 horas

Famalicão: Chuva regressa esta quarta-feira e traz consigo temperaturas mais baixas

Depois de uma semana de sol, a chuva está de regresso ao concelho de Famalicão, esta quarta-feira, de acordo com...

Póvoa de Varzimhá 4 horas

Vídeo: Veículo completamente destruído por incêndio na Póvoa de Varzim na noite deste domingo

Uma viatura ligeira foi completamente consumida por um incêndio, na noite deste domingo, na rua de Penalves, na Póvoa de...

Famalicãohá 4 horas

Famalicão: Despiste faz um ferido em Riba de Ave

Uma pessoa ficou ferida, na manhã desta segunda-feira, na sequência de um despiste rodoviário na rua Joaquim Ferreira, em Riba...

Desportohá 4 horas

Famalicão de luto após o falecimento de Joaquim Moniz

O futsal local encontra-se de luto após o falecimento de Joaquim Moniz, elemento que dedicou parte da sua vida em...

Guimarãeshá 5 horas

Pevidém: Colisão entre camião e ligeiro faz dois feridos e deixa trânsito cortado

Duas pessoas ficaram feridas, na manhã desta segunda-feira, na sequência de uma colisão rodoviária que envolveu um camião e uma...

Desportohá 5 horas

Hugo Oliveira sobre vitória por 4-1 e o factor “casa”: “Os adeptos são extremamente importantes para nós”

Depois de uma uma receção ao AVS, este domingo, que terminou com uma vitória por 4-1 frente ao AVS, o...

Desportohá 21 horas

Veja os Golos! FC Famalicão 4-1 AVS FS

O FC Famalicão venceu esta tarde em casa no Estádio Municipal de Famalicão o AVS Futebol SAD por quatro bolas...

Arquivo

Mais Vistos