Famalicão
Famalicão: Escolas Cior, Camilo C. Branco e Benjamim Salgado vão ter centros tecnológicos especializados
O ensino profissional em Vila Nova de Famalicão recebeu um “impulso” de 3,2 milhões de euros do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que vai permitir a criação em três escolas de centros tecnológicos especializados, foi hoje anunciado.
Em comunicado, o município especifica que aqueles centros serão criados nas escolas Padre Benjamim Salgado e Camilo Castelo Branco, bem como na escola Profissional Cior.
Os centros são “estruturas vocacionadas para o ensino profissional que vão amplificar a capacidade instalada, modernizar e acrescentar novos cursos à oferta formativa”, acrescenta.
“O financiamento vai permitir a requalificação de espaços e equipamentos, com o objetivo de promover mais quadros especializados, capazes de corresponder às necessidades do mercado de trabalho e de uma região cada vez mais tecnológica e produtiva”, refere ainda o comunicado.
A criação dos centros tecnológicos especializados decorrerá até 2025.
Um dos projetos aprovados é direcionado parra a especialização na indústria e os outros dois para a área da informática.
“O investimento vai reequipar e robustecer a infraestrutura tecnológica das escolas com oferta de ensino profissional em domínios de especialização, que requerem mão-de-obra muito qualificada e se inserem num processo de mutação tecnológica acelerada pelos desafios da transição climática e da transição digital, e o desenvolvimento de competências para a inovação e renovação industrial”, lê-se no comunicado.
Em concreto, os cursos a ministrar serão da área das ciências informáticas, da metalurgia e da metalomecânica.
PASSOU EM DIRETO
-
Desportohá 1 semana
Ex-treinador adjunto do FC Famalicão distinguido pela conquista do campeonato de futebol moçambicano por diferentes clubes
-
Famalicãohá 6 dias
Riba d’Ave: corte de árvores no nó de ligação à VIM condiciona trânsito este sábado
-
Famalicãohá 3 dias
FC Famalicão e Bombeiros Voluntários Famalicenses apelam à solidariedade neste Natal
-
Paíshá 2 dias
Desde o início do ano já morreram 25 mulheres assassinadas