Siga-nos nas redes

Desporto

Baixas médicas dos PSP que faltaram no jogo entre Famalicão e Sporting investigadas pela IGAS

Publicado

em

A Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) está a investigar 11 médicos dos serviços público e privado relacionados com os certificados de incapacidade temporária apresentados pelos agentes da PSP destacados para jogos de futebol em fevereiro.

Em resposta a perguntas feitas pela Lusa sobre este processo, a IGAS disse que no âmbito do contraditório foi solicitada a pronuncia de 11 médicos “integrados em unidades de saúde familiar (USF), unidades de saúde da Polícia de Segurança Pública (PSP), serviços de atendimento complementar de uma unidade local de saúde, E.P.E. e unidades de saúde privadas (clínicas e hospitais)”.

“O exercício do contraditório refere-se a situações de CIT [Certificados de Incapacidade Temporária] e declarações concretas”, acrescenta a resposta da IGAS, que também pediu que se pronunciassem tanto os comandos metropolitanos da PSP como as unidades locais de saúde.

O processo de inspeção à emissão de atestados médicos a elementos do corpo profissional da PSP que não compareceram em três jogos de futebol organizados pela Liga Portuguesa de Futebol nos dias 03 e 04 de fevereiro deste ano foi instaurado logo a 08 desse mês, estando agora em fase de contraditório, depois do projeto de relatório ter sido aprovado no passado dia 09 de dezembro.

“Este projeto de relatório está a ser remetido às entidades e pessoas envolvidas na inspeção, para o exercício do contraditório no prazo de 10 dias”, acrescenta a resposta da inspeção-geral.

A IGAS explica igualmente que no projeto de relatório foram emitidas quatro recomendações, relacionadas com a melhoria de diversos aspetos, entre eles a emissão de atestados médicos e no registo do processo clínico do doente.

Assim, a IGAS recomenda que quando o médico for confrontado com uma incapacidade por doença anterior à realização de exames, designadamente por declarações do doente, quando tal seja clinicamente plausível, deve declarar no documento que atesta a incapacidade e, no respetivo processo clínico, a data de início da doença, segundo o doente.

Diz ainda que, caso o doente seja portador de exames ou declarações de outros médicos a atestar a doença, “o médico deve sempre examinar o doente e proceder aos registos dessa observação no processo clínico, que suportam a emissão do CIT ou do atestado” e que o médico deve preencher integralmente o certificado, “!de forma legível e percetível”, com todos os elementos necessários, assim como os atestados e as declarações médicas.

Segundo a IGAS, estas recomendações “estão a ser também sujeitas a contraditório”.

Na resposta enviada à Lusa, a IGAS refere que já foi comunicado o estado do processo tanto à Ordem dos Médicos (OM) como à Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI).

Este caso envolve as baixas médicas passadas aos agentes da PSP que estavam destacados para os jogos Famalicão-Sporting (03 de fevereiro) e Leixões-Nacional e Feirense – Académica de Viseu (ambos a 04 de fevereiro), mas não compareceram, tendo apresentado atestados médicos.

Apesar de os polícias não terem associado a formas de luta, o ato foi visto como um protesto concertado e levou à abertura de inquéritos pelas forças policiais, pela IGAS e Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI).

Em agosto, em resposta à Lusa, a IGAI disse que tinha três inquéritos em curso relativos às baixas médicas das forças de segurança, que se encontravam em instrução, em articulação com a inspeção de saúde.

Segundo a IGAI, os três inquéritos abertos diziam respeito às baixas médicas apresentadas por elementos das forças de segurança no âmbito dos jogos de futebol Famalicão-Sporting; Feirense-Académico de Viseu e Leixões-Nacional.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

PASSOU EM DIRETO

Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Desportohá 7 horas

Veja os Golos! SC Braga 3-3 FC Famalicão

FC Famalicão empatou esta noite no estádio Municipal de Braga frente ao SC Braga por três bolas em jogo a...

Sociedadehá 10 horas

Famalicão: Chuva regressa esta terça-feira e traz consigo temperaturas mais altas

Famalicão espera, esta terça-feira, o regresso da chuva (a partir das 17:00) um momento que assinala ainda uma ligeira subida...

Paíshá 10 horas

PSP: Homem de 29 anos arrombou porta de restaurante para furtar ‘tablets’ no Porto

A PSP deteve na sexta-feira, pelas 01:20, um homem de 29 anos suspeito de furtar ‘tablets’ num restaurante, no Porto,...

Famalicãohá 12 horas

MP de Famalicão acusa 5 de introduzir cocaína em Portugal vinda do Brasil

O Ministério Público (MP) de Famalicão acusou cinco arguidos de integrarem uma organização que visava a introdução em Portugal de...

Famalicãohá 12 horas

Solidariedade famalicense concretizou “Um Desejo de Natal” a mais de 200 crianças carenciadas

A solidariedade dos famalicenses proporcionou, na manhã deste domingo, um momento de grande alegria a mais de 200 crianças carenciadas...

Sociedadehá 13 horas

Famalicão: Freguesia de Brufe exibe árvore de natal única feita em crochê

A freguesia de Brufe, em Vila Nova de Famalicão, celebra mais uma vez o espírito natalício com uma obra de...

Famalicãohá 13 horas

CeNTI inaugura novas instalações e projeta segundo edifício junto ao Parque da Devesa

O CeNTI vai construir um segundo edifício junto ao parque da Devesa. A informação foi avançada esta segunda-feira, na inauguração...

Paíshá 13 horas

Acidentes nas estradas de Portugal provocaram mais de 260 mortos em cerca de 20 mil ocorrências registadas

Mais de 20.000 acidentes rodoviários registaram-se até julho nas estradas portuguesas e provocaram 266 mortos e 1.451 feridos graves, revelou...

Desportohá 15 horas

SC Braga x FC Famalicão: Carvalhal quer dar “a melhor resposta” apesar de algumas ausências

Carlos Carvalhal admitiu hoje que a dinâmica de grupo do Sporting de Braga é a mais difícil da sua carreira,...

Bragahá 16 horas

Jovem desaparecido em Braga há 6 dias foi encontrado com vida

Já foi encontrado, com vida, Gabriel Monteiro Aranha, o jovem de nacionalidade brasileira que desapareceu em Braga, na última terça-feira....

Arquivo

Mais Vistos