Famalicão
Famalicão: Parque da Devesa recebe plantação de 429 novas árvores
![](https://famaradio.tv/wp-content/uploads/2023/12/1-10.jpg?v=1701839478)
A plantação de 429 novas árvores e arbustos, de 23 espécies diferentes, no Parque da Devesa, arrancou, esta terça-feira, pela mão dos serviços da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão.
Este conjunto de árvores e arbustos, a maioria com carácter ripícola, de folha caduca e autóctone, será predominantemente colocado nas margens do rio Pelhe. O objetivo é aumentar e diversificar a área arbórea do pulmão verde da cidade, criando mais zonas de sombra ao longo do parque e mais e melhores espaços de estadia e convívio, além de promover a biodiversidade, abrigando uma maior quantidade e diversidade de espécies de fauna.
Isto irá resultar numa maior produção de oxigénio, maior captação de dióxido de carbono e um aumento na capacidade de purificação do ar.
A maior parte das novas árvores a serem plantadas consiste em salgueiros brancos, vimeiros amarelos, amieiros, freixos e choupos, entre outras variedades.
Este processo teve início em setembro de 2022, no décimo aniversário do Parque da Devesa, com a poda de árvores, visando a redução do peso da copa e o equilíbrio das mesmas.
O reforço na plantação implica um investimento municipal de cerca de 68 mil euros e está integrado na candidatura “Valorização da Estrutura Arbórea Urbana – Vila Nova de Famalicão”, aprovada no âmbito do Programa Operacional Compete 2020, relacionado com o apoio à “Transição Climática – Intervenções de Resiliência dos Territórios Face ao Risco e (Re)arborização de Espaços Verdes e Criação de Ilhas-Sombra em Meio Urbano.
![](https://famaradio.tv/wp-content/uploads/2024/12/EM-DIRETO-Fama-Play-200-x-40-px-1600-x-1200-px.jpg)
-
Famalicãohá 1 semana
Famalicão: Incêndio na abandonada Crump resolvido “com prontidão”
-
Paíshá 6 dias
Elementos da Orquestra do Norte com salários em atraso apelam ao Governo por uma solução
-
Famalicãohá 4 dias
Famalicão: Homem de 20 anos detido com arma proibida dentro do carro
-
Paíshá 2 dias
Ministério crê que escolas estão preparadas para as provas digitais