Siga-nos nas redes

Famalicão

Arcos de Valdevez tenta encontrar solução para o despedimento de 350 trabalhadores da Coindu junto do Governo

Publicado

em

O presidente da Câmara de Arcos de Valdevez disse, esta quarta-feira, estar em contacto com o Ministério da Economia e o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) para encontrar soluções para os 350 trabalhadores despedidos pelo grupo Coindu.

Contactado pela agência Lusa, João Manuel Esteves afirmou que a sua “principal preocupação”, após a “surpresa” do anúncio, na segunda-feira, do encerramento da fábrica de Arcos de Valdevez, no distrito de Viana do Castelo, é a de “encontrar soluções” para os 350 trabalhadores que vão ficar sem emprego a partir de 31 de dezembro.

Na segunda-feira, o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas e Afins (SIMA) revelou à agência Lusa o encerramento da fábrica de Arcos de Valdevez e o despedimento dos 350 trabalhadores.

Segundo o SIMA, a decisão acontece cerca de um mês após a compra da empresa pelo grupo italiano Mastrotto.

“Este processo foi levado a cabo sem qualquer informação e consulta aos trabalhadores, numa completa ilegalidade sem que qualquer ação das autoridades competentes”, destaca o SIMA.

Na altura, a Lusa contactou a administração da Coindu, mas ainda não obteve resposta.

O autarca social-democrata iniciou, na terça-feira, contactos com o Ministério da Economia e com o IEPF e, hoje, manterá nova ronda de conversações com as duas entidades governamentais.

“O principal objetivo é encontrar, agilizar vários apoios e incentivos à procura de emprego, à contratação, à formação e à criação do próprio emprego”, afirmou.

João Manuel Esteves referiu estar em curso a definição de “um plano para cada um dos trabalhadores, dando-lhes conta de um conjunto de direitos e de deveres”.

“O objetivo é dar-lhes conta de um conjunto de oportunidades, quer ao nível de emprego como de formação, de incentivos e dos vários apoios a que podem recorrer”, especificou.

O presidente da câmara revelou ainda que a autarquia “está a desenvolver e a acompanhar outros contactos que têm sido feitos no sentido de encontrar investidores” interessados na fábrica.

“A nossa principal preocupação, neste momento, é encontrar soluções para os trabalhadores. Este despedimento tem um impacto grande no concelho, apesar de só um terço dos 350 trabalhadores da Coindu residir em Arcos de Valdevez. Nós preocupamo-nos com todos. Os 350 trabalhadores merecem a nossa atenção, são bons trabalhadores. Por isso, também estamos a apelar a outros empresários que, eventualmente, estejam à procura de mão de obra, que deem uma oportunidade às pessoas, porque são trabalhadores qualificados”, referiu.

Contactado pela Lusa, o presidente do SIMA adiantou estar marcado para sexta-feira um plenário de trabalhadores.

Em 15 de outubro último, o Gruppo Mastrotto, fundado em 1958 na Itália, anunciou, em comunicado, a aquisição de “uma participação maioritária na Coindu – Componentes Para A Indústria Automóvel, SA., por meio de uma contribuição de capital para apoiar o relançamento do negócio”.

“Esta transação faz com que a Coindu se torne parte de um grupo líder da indústria de couro, consolidando a sua estabilidade financeira e operacional. Para o Gruppo Mastrotto, esta operação visa avançar a integração vertical, aumentando a capacidade da empresa de oferecer soluções de ponta a ponta para os interiores dos automóveis e fortalecendo sua posição competitiva no mercado global”, lê-se da nota.

O Gruppo Mastrotto acrescenta estar, tal como a Coindu, “comprometido em expandir sua presença em segmentos de mercado de luxo”.

Em Portugal, a Coindu, fundada em 1988, tem unidades fabris em Arcos de Valdevez e em Joane, empregando no total cerca de 2.000 trabalhadores.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Famalicãohá 25 minutos

Fé moveu os Peregrinos de Vila Nova de Famalicão em mais uma etapa com chegada a Coimbra

Esta sexta-feira foi assinalada a partida do coletivo Peregrinos de Vila Nova de Famalicão do “checkpoint” de Casal de Comba,...

Paíshá 2 horas

Comboios: Tribunal define serviços mínimos de 25% para greve a partir de domingo

O Tribunal Arbitral decidiu definir serviços mínimos para a greve da CP a partir de domingo e até quarta-feira, abrangendo a...

Paíshá 2 horas

Porto: Serralves em Festa com 50 horas de animação sem interrupções

A edição de 2025 do Serralves em Festa promete 50 horas seguidas de animação multidisciplinar, com destaque para Spiritualized na...

Bragahá 2 horas

Peneda/Gerês garante estatuto jurídico de proteção e conservação

A Zona Especial de Conservação (ZEC) da Peneda/Gerês, com uma área de 89.574 hectares, nos distritos de Braga, Vila Real...

Famalicãohá 2 horas

Famalicão: Incêndio deflagrou numa habitação devoluta em Nine

Um incêndio deflagrou, na tarde desta sexta-feira, numa habitação devoluta, nas imediações da rua da Veiga, na freguesia de Nine,...

Desportohá 3 horas

Famalicão: 14.º Grande Prémio de Atletismo Bernardino Machado realiza-se a 08 de junho

O dia 08 de junho (domingo) será assinalado pela realização do 14.º Grande Prémio de Atletismo Bernardino Machado, que irá...

Paíshá 4 horas

Norte: PJ detém homem de 48 anos suspeito de tentar matar a ex-companheira em Paredes

A Polícia Judiciária, através da Diretoria do Norte, procedeu à detenção de um homem de 48 anos por suspeita de...

Regiãohá 5 horas

Santo Tirso: GNR esclarece caso da menina de 10 anos alegadamente agarrada à porta da escola

Depois de informações que davam conta da queixa de uma encarregada de educação, após a sua filha de 10 anos...

Paíshá 5 horas

Combustíveis: Preço da gasolina sobe mas do gasóleo desce na segunda-feira

Com o final de mais uma semana, surgem surgem as previsões quanto à oscilação do preço dos combustíveis, a verificar...

Bragahá 6 horas

Norte: PJ desmantela rede internacional de branqueamento após buscas nos distritos de Braga e Porto

A Polícia Judiciária (PJ) desmantelou na região Norte um grupo “que integra uma rede transnacional de branqueamento e fraude fiscal”,...

Arquivo

Mais Vistos