Siga-nos nas redes

Famalicão

Famalicão conta com orçamento municipal de 219 milhões de euros para 2025, o maior de sempre

Publicado

em

A Câmara Municipal de Famalicão irá dispor de um orçamento de 219 milhões de euros para o ano de 2025, anunciou hoje a autarquia, que conta assim com o maior montante orçamental até à data.

Neste sentido, irá ser realizada uma reunião extraordinária do executivo, na próxima segunda-feira, para análise da proposta, focando-se nos principais pontos do documento, que serão aqui apresentados à comunicação social.

Nas palavras de Mário Passos, presidente da Câmara de Famalicão, tal orçamento reflete a “consolidação do trabalho ambicioso” desenvolvido pela autarquia, visando responder aos anseios e aspirações dos famalicenses.

Tais números são justificados com a previsão de um investimento recorde de mais de 77 milhões de euros, representando um aumento de 98% face a 2024.

“É o caso do avanço da construção do Centro de Atletismo, das novas Piscinas Municipais de Famalicão, de um conjunto de intervenções no parque escolar concelhio, com destaque para a intervenção na Secundária Padre Benjamim Salgado, em Joane. Ao nível da saúde, a autarquia tem também em curso e por arrancar um conjunto de intervenções estruturais para a melhoria dos cuidados de saúde primários no concelho: em São Miguel-o-Anjo, Joane, na USF Urbana, USF do Vale do Este e UCSP Ruivães e Landim. De referir ainda a concretização do Parque de Sinçães Norte, o arranque da construção do Parque dos Queimados, o conjunto de obras de beneficiação da rede viária, com intervenções nas Estradas Municipais 572, 562, 571 e 571-1, na Avenida Marechal Humberto Delgado, da construção de uma nova rotunda na Via Intermunicipal de ligação a Mogege, entre outras. Nota ainda para o arranque da empreitada que vai permitir a conclusão da rede de abastecimento de água, para o alargamento da rede de saneamento e para a construção do novo parque de estacionamento junto à USF Urbana”, destaca o município.

Estes projetos são “sustentados em contas municipais sólidas, responsáveis e equilibradas, mas ao mesmo tempo na grande capacidade que a autarquia tem demonstrado de captação e execução de fundos comunitários”, destaca Mário Passos na introdução do documento.

“O nosso foco está, desde o primeiro dia, na promoção do bem-estar de todos os famalicenses e na construção de um concelho cada vez mais dinâmico, inovador, coeso, sustentável e atrativo e 2025 não será exceção”, aponta ainda o edil.

Este orçamento indica um saldo corrente de mais de 2,8 milhões de euros, confirmando assim o equilíbrio orçamental do município, contemplando ainda um reforço dos apoios diretos concedidos às freguesias: 8,4 milhões de euros, face aos 6,7 milhões de 2024.

De notar ainda a diminuição do peso das despesas correntes no orçamento global da autarquia. Em 2024 representavam 69% do orçamento, valor que em 2025 desce para os 58%.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

PASSOU EM DIRETO

Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Sociedadehá 13 minutos

Grupo que furtou mais de 23 mil euros em produtos de cosmética nos distritos de Braga e Porto foi detido pela GNR

Um homem e duas mulheres foram constituídos arguidos por furtos de artigos de cosmética, no Norte e Centro do país,...

Desportohá 55 minutos

Sub-23 do FC Famalicão venceram SC Braga com golo de Diogo Costa

A equipa sub-23 do FC Famalicão disputou, na manhã desta quarta-feira, mais uma partida referente à Liga Revelação. Nesta que...

Economiahá 1 hora

Compra de bicicletas passa a ser deduzível no IVA

A dedução do IVA no caso de compra de velocípedes, com ou sem motor, foi aprovada, esta terça-feira, após uma...

Famalicãohá 2 horas

Famalicão conta com orçamento municipal de 219 milhões de euros para 2025, o maior de sempre

A Câmara Municipal de Famalicão irá dispor de um orçamento de 219 milhões de euros para o ano de 2025,...

Infotainmenthá 4 horas

Até 2 de Dezembro está de volta à Auchan a campanha “A ir e voltar”

De 26 de novembro a 2 de dezembro de 2024 a campanha “A ir e a voltar” está de volta...

Guimarãeshá 4 horas

Condutor ferido após despiste em Guimarães

Uma pessoa ficou ferida, na manhã desta quarta-feira, na sequência de um despiste rodoviário na freguesia de Longos, em Guimarães....

Paíshá 4 horas

Vespa soror já foi detetada em Espanha mas ainda não chegou a Portugal

O Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (INCF) disse hoje que, até à data, não foi detetada a presença...

Famalicãohá 5 horas

PCP questiona Governo sobre despedimento de 350 trabalhadores da Coindu em Arcos de Valdevez

O PCP questionou, esta terça-feira, a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social sobre o encerramento, no final do mês...

Barceloshá 6 horas

Incêndio destruiu loja e obrigou à evacuação de habitações em Barcelos

Um incêndio deflagrou, na madrugada desta quarta-feira, num prédio na freguesia de Arcozelo, em Barcelos, destruindo por completo uma loja...

Famalicãohá 6 horas

Famalicão: Exportações do setor têxtil português vão registar queda de cerca de 5% este ano

As exportações do setor têxtil português vão sofrer uma queda de cerca de 5% este ano, por causa da guerra,...

Arquivo

Mais Vistos