Famalicão
Linha ferroviária direta entre Braga e Guimarães ponderada entre a CDU e Ordem dos Engenheiros
Decorreu uma reunião entre a Ordem dos Engenheiros – Delegação Regional de Braga e a CDU – Coligação Democrática Unitária, motivada pelas questões da mobilidade, oferta de transportes públicos e expansão do transporte ferroviário.
A CDU recordou que, para efeitos práticos e em síntese, o Plano Ferroviário Nacional avança com pouco mais do que autocarros, abdicando da expansão da malha ferroviária nas deslocações intra-região, relativamente à região de Braga.
Estes expuseram as suas preocupações sobre a falta de defesa da ligação ferroviária direta entre Braga e Guimarães, apesar das exigências das assembleias municipais de Braga, Guimarães, Barcelos e Fafe.
Aqui, foi lembrada a necessidade de trocar de linha em Lousado, no concelho de Vila Nova de Famalicão, para utilizar o comboio entre Braga e Guimarães, o que torna a viagem ferroviária uma jornada de uma hora e trinta e dois minutos, em média.
A reunião mencionou declarações públicas de diversos membros do Governo sobre a importância do investimento em transportes públicos coletivos na região, contrastando com o que o Plano Ferroviário Nacional prevê, além da falta de fundamentação técnica das propostas.
Aqui, a Ordem dos Engenheiros defendeu a construção de uma linha de comboio direta entre Braga e Guimarães, fechando a malha do Quadrilátero, com tempo de viagem máximo de 10 ou 15 minutos, em alternativa aos autocarros BRT defendidos pelo Governo.
A falta de fundamentação técnica e financeira das propostas do Governo e presidentes de câmara foi evidenciada, mesmo após solicitação da CDU para os estudos que embasam as opções tomadas.
O potencial económico da região, com uma população superior a 600 mil habitantes nos concelhos do Quadrilátero Urbano, foi destacado na reunião, sendo também destacada a ausência de estudos técnico-financeiros sérios sobre a ligação ferroviária Braga – Guimarães que possam servir de suporte às decisões políticas, tanto do Governo quanto das câmaras municipais.
No âmbito da discussão do Orçamento do Estado para 2024, o Grupo Parlamentar do PCP apresentou uma proposta visando a concretização da ligação ferroviária direta entre Braga e Guimarães, apoiada pela CDU (PCP – PEV).
A delegação da CDU, composta por João Baptista, Inês Rodrigues, Mariana Silva e Belmiro Magalhães, foi recebida por Leonel Cunha e Silva, Delegado Distrital de Braga da Ordem dos Engenheiros.
-
Paíshá 1 semana
Em 2024 a PSP registou 79 mortes em acidentes rodoviários mais oito do que em 2023
-
Bragahá 1 semana
Mulher desaparecida em Esposende desde o final de dezembro encontrada sem vida em Espanha
-
Economiahá 6 dias
Imposto Único de Circulação (IUC) superior a 100 euros passa a ser pago em duas prestações em 2026
-
Famalicãohá 3 dias
IPMA emite aviso amarelo para Braga e Viana do Castelo devido a chuva forte e trovoada