Siga-nos nas redes

Famalicão

Famalicão: Centro Hospitalar do Médio Ave totaliza 91 infetados com covid-19

Publicado

em

A Ordem dos Enfermeiros Norte acusou hoje a tutela de “fazer uma cortina de fumo” à informação sobre transferências de doentes no Norte do país e descreve “relatos dramáticos” de profissionais de Famalicão, Guimarães, Braga.

Também de acordo com dados da secção do Norte da Ordem dos Enfermeiros, os hospitais de Famalicão e de Guimarães “terão atingido o limite das suas capacidades” e “já transferiram doentes para o Santa Maria em Lisboa”.

emissão em direto da famatv

“Nestas duas unidades hospitalares os serviços de internamento covid-19 estão cheios. Os serviços de urgência têm uma pressão brutal e não têm capacidade de resposta adequada, atempada e com qualidade. As equipas estão altamente deficitárias e esgotadas. Temos relatos de enfermeiros que estão a ficar doentes, que já não conseguem aguentar tantas horas porque lhes estão a ser pedidas horas extraordinárias”, descreveu João Paulo Carvalho.

A agência Lusa solicitou um ponto de situação ao Centro Hospitalar do Médio Ave (CHMA), que inclui o hospital de Famalicão, tendo fonte desse hospital atribuído “eventuais transferências” para outros hospitais à “necessidade de cuidados diferenciados”.

“Famalicão não tem cuidados intensivos pelo que terá sempre, infelizmente, de transferir se o doente entrar em estado crítico. O CHMA [que além de Famalicão tem unidade em Santo Tirso] não está esgotado. Ontem [quarta-feira] tinha 91 doentes covid-19 e capacidade de aumentar respostas”, referiu a mesma fonte.

A secção regional do Norte da Ordem dos Enfermeiros foi Braga também avançou à Lusa que vai pedir esclarecimentos sobre o internamento “num mesmo serviço de cuidados intensivos de doentes covid e não covid-19” no Hospital de Braga.

“Temos de perceber como é que se coloca doentes de diferentes tipologias no mesmo serviço sem aumentar o risco quer para os doentes internados, quer para os profissionais de saúde”, disse João Paulo Carvalho.

Confrontado com esta denúncia, o hospital de Braga respondeu à Lusa que “com o aumento do número de doentes críticos devido à covid-19, foi necessário expandir a capacidade de internamento numa nova área intensiva com separação efetiva entre doentes covid e não covid”.

Em comunicado, esta unidade hospitalar que acolhe hoje 97 doentes infetados com o novo coronavírus em enfermaria e 21 em cuidados intensivos, garantiu que são cumpridas “todas as normas de segurança e distanciamento entre doentes”.

A Lusa contactou o hospital de Guimarães, mas não obteve resposta.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de 1,28 milhões de mortos no mundo desde dezembro do ano passado, incluindo 3.181 em Portugal.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Desportohá 7 minutos

Famalicense Ana Marinho vence Corrida da Mulher no Porto

A atleta famalicense Ana Marinho venceu a Corrida da Mulher, que aconteceu este domingo, 19 de maio, no Porto. A...

Famalicãohá 1 hora

ADFA celebra meio século em Famalicão a prestar apoio a mais de 350 associados

A Associação de Deficientes das Forças Armadas de Famalicão celebrou este domingo, 19 de maio, 50 anos.A nível nacional a...

Famalicãohá 3 horas

Famalicão: Hino da Família ao vivo fecha a Semana da Família e da Interculturalidade

As comemorações da Semana da Família e da Interculturalidade de Vila Nova de Famalicão terminam este domingo e, durante o...

Famalicãohá 4 horas

Famalicense Inês Martins entre as 20 finalistas do concurso de mordoma do cartaz da Romaria d’Agonia de Viana do Castelo

A jovem Inês Martins, membro do Grupo Infantil e Juvenil de Gavião, Vila Nova de Famalicão, participou no concurso de...

Desportohá 4 horas

Famalicão: GD Joane sagra-se campeão e está de regresso aos nacionais de futebol

O GD Joane é o campeão 2023/2024 da Pró Nacional da AF Braga. Para além do título de campeão, o...

Desportohá 4 horas

Já estão as inscrições abertas para o XIII Grande Prémio de Atletismo Bernardino Machado

Já se encontram abertas as inscrições para a 13.ª edição do Grande Prémio de Atletismo Bernardino Machado, uma prova organizada...

Famalicãohá 5 horas

Clarão nos céus de Portugal será possível queda de meteorito. Proteção Civil admite novas buscas esta manhã

Um intenso clarão de luz irrompeu este sábado à noite por todo o país, pouco depois das 23h45, deixando todos...

Famalicãohá 22 horas

A chuva vai manter-se até quarta-feira

O tempo cinzento vai manter-se até quarta feira. Para este domingo, o IPMA afirma ainda que estão previstos períodos de...

Famalicãohá 23 horas

Nova estrutura no cemitério de Lousado

A junta de freguesia de Lousado anunciou a construção de um ossário. Esta estrutura com 45 gavetões para cinzas e...

Famalicãohá 24 horas

Lagoa celebra as festas em honra do Divino Espirito Santo

A freguesia de Lagoa, no concelho de Famalicão, celebra este fim de semana a Festa em Honra do Divino Espírito...

Arquivo

Mais Vistos