Siga-nos nas redes

Famalicão

Poder de compra ‘per capita’ em Famalicão superior à média nacional

Publicado

em

O poder de compra ‘per capita’ em 2021 era superior à média nacional em 31 dos 308 municípios, a maioria nas áreas metropolitanas de Lisboa (AML) e do Porto (AMP), informou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

De acordo com os dados da 15.ª edição do Estudo sobre o Poder de Compra Concelhio (EPCC), relativo a 2021, divulgado pelo INE, “apenas 23 municípios concentravam 50% do poder de compra nacional” e, no conjunto, “as duas áreas metropolitanas concentravam mais de metade (51%) do poder de compra, apesar de reunirem 44,5% da população do país”.

A maioria dos 31 municípios com poder de compra ‘per capita’ superior à média nacional localizam-se na AML (10 em 18 concelhos) e AMP (cinco em 17), com Lisboa, Oeiras e Porto com os valores mais elevados, destacando-se também Coimbra, Aveiro, Faro e Évora (capitais de distrito).

No EPCC foram consideradas 16 variáveis que permitem gerar três indicadores de síntese: Indicador per Capita (IpC), Percentagem de Poder de Compra (PPC) e Fator Dinamismo Relativo (FDR).

O PPC deriva do IpC para “avaliar o grau de concentração do poder de compra” nos territórios e, em 2021, as regiões NUTS II (nomenclatura das unidades territoriais para fins estatísticos) AML e Norte “concentravam quase dois terços (65,8%) do poder de compra manifestado regularmente no país”.

Para este resultado contribuíam, de forma decisiva, a AML (33,6%), simultaneamente NUTS I e II, e a AMP (17,4%), enquanto as sub-regiões com “menos poder de compra localizavam-se no interior das regiões Norte e Centro: por ordem crescente, Alto Tâmega, Beira Baixa e Terras de Trás-os-Montes”.

“Além destas sub-regiões, também o Alto Alentejo, o Alentejo Litoral e o Baixo Alentejo contribuíam, individualmente, com menos de 1% para o poder de compra nacional”, lê-se no estudo.

Ao nível municipal, Lisboa destacava-se ao representar 9,7% do poder de compra total, e apenas mais 22 municípios concentravam, individualmente, “mais de 1% do poder de compra nacional”.

Este conjunto correspondia a municípios da AML (Sintra, com 3,6%, Oeiras, Cascais, Loures, Almada, Amadora, Seixal, Odivelas, Vila Franca de Xira e Setúbal), da AMP (Porto, Vila Nova de Gaia, Matosinhos, Maia, Gondomar e Santa Maria da Feira), bem como capitais de distrito (Braga, Coimbra, Leiria), Funchal (Madeira), Guimarães e Vila Nova de Famalicão (sub-região do Ave).

No IpC para 2021, tendo por referência o valor nacional (igual a 100), o continente apresentou “um poder de compra superior ao observado nas duas regiões autónomas”, com 100,6 contra 87,4 (Açores) ou 87,2 (Madeira).

A AML, com 121,4, era a única região NUTS II acima do valor nacional, refere-se no documento.

O INE salienta que “o município de Lisboa apresentava o IpC mais elevado (186,3)”, seguido de Oeiras (165,5) e Porto (147,6), além de Cascais (121,8) e Alcochete (118,9), na AML, e de Matosinhos (118,1) e São João da Madeira (116,7), na AMP.

No que toca a capitais de distrito, destacaram-se com poder de compra superior à média nacional Coimbra (119,8), Aveiro (119,7), Faro (116,0) e Évora (112,0), bem como em termos regionais Sines (120,3), no Alentejo Litoral, Loulé (115,4), no Algarve, e Azambuja (111,1), na Lezíria do Tejo.

“Nas regiões autónomas, o Funchal (109,6) e Ponta Delgada (102,6) também apresentaram valores superiores à média nacional”, acrescenta-se.

O estudo aponta também que, no território nacional, 119 municípios (39% do total) apresentavam “valores de IpC inferiores a 75”, e que, dos 10 municípios com menor poder de compra ‘per capita’, “cinco pertenciam à região Norte, distribuindo-se pelas sub-regiões de Terras de Trás-os-Montes, Tâmega e Sousa e Alto Tâmega”.

Na análise do IpC por município tendo por referência, em simultâneo, os contextos nacional e regional, que “possibilita avaliar o grau de coesão intrarregional e identificar os municípios que se destacam” nesses contextos, “24 municípios apresentavam um IpC, simultaneamente, acima do poder de compra ‘per capita’ médio nacional e regional”.

Estavam nesta situação, na região Norte, cinco municípios na AMP (Porto, Matosinhos, São João da Madeira, Maia e Vila Nova de Gaia), e também Braga, bem como, na região Centro, três capitais de distrito (Coimbra, Aveiro e Leiria) e também Arruda dos Vinhos.

Na AML, contavam-se três municípios (Lisboa, Oeiras e Cascais), no Alentejo, cinco (Sines, Évora, Azambuja, Castro Verde e Beja), no Algarve, quatro concelhos (Faro, Loulé, Albufeira e Portimão), e nas regiões autónomas, dois municípios (Funchal e Ponta Delgada).

Por outro lado, 28 municípios apresentaram um poder de compra aquém da média nacional, mas acima da média regional: nove na região Centro, oito no Alentejo, seis na região Norte, assim como quatro municípios na Região Autónoma dos Açores e um na Região Autónoma da Madeira.

O EPCC registou 249 municípios (cerca de 81% dos concelhos do país) com poder de compra ‘per capita’ aquém da média nacional e da respetiva média regional, ao passo que ao nível das NUTS II esta proporção “variava entre 44%, na Área Metropolitana de Lisboa, e 87%, na região Centro”.

O estudo identificou ainda sete municípios, todos na AML, com um poder de compra acima da média nacional, mas aquém do respetivo valor regional (121,4): Amadora, Loures, Montijo, Mafra, Almada, Setúbal e Alcochete.

No FDR, refletindo “o poder de compra de manifestação irregular, geralmente sazonal”, e relacionado com fluxos populacionais da atividade turística, observou-se em 2021 que, dos 19 municípios com valor superior a um desvio-padrão, 13 municípios situavam-se no Algarve: Vila do Bispo, Loulé, Aljezur, Albufeira, Lagos, Lagoa, Castro Marim, Tavira, Vila Real de Santo António, Portimão, Silves, Monchique e São Brás de Alportel.

Os resultados completos da 15.ª edição do EPCC estão disponíveis em www.ine.pt.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Famalicãohá 9 horas

Famalicão: Freguesia de Calendário em festa para a Nossa Senhora dos Remédios e Almas

Calendário convida para mais uma edição da Festa em Honra de Nossa Senhora dos Remédios e Almas, cujo ponto alto...

Mundohá 10 horas

Papa Leão XIV agradece lições de Francisco e pede ajuda na “construção de pontes” para a Humanidade

O novo Papa agradeceu o legado de Francisco, a quem sucede a partir hoje na liderança da Igreja Católica, e...

Famalicãohá 10 horas

Famalicão: Casa de Camilo expõe trabalhos artísticos dos estudantes do concelho no mês de junho

Trabalhos de expressão plástica, com autoria dos estudantes do pré-escolar, 1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico e secundário...

Mundohá 11 horas

O novo Papa é dos Estado Unidos: Robert Prevost assume hoje como Sumo Pontífice

Esta quinta-feira, dia 08 de maio de 2025, assinalou a escolha do novo Papa.

Mundohá 12 horas

Última Hora! Novo Papa já foi escolhido

Fumo branco: foi assim que mais uma vez, milhões de fieis da igreja católica, residentes nos quatro cantos do mundo...

Desportohá 13 horas

Vídeo: Talentos do FC Famalicão dão “show” na mesa de ‘Teqball’ em preparação para o Santa Clara

Em contagem decrescente para a penúltima jornada desta edição da Primeira Liga, o FC Famalicão encontra-se em preparação para uma...

Famalicãohá 14 horas

Famalicão: Mostra Comunitária de Mouquim celebra 767 anos da freguesia

Mouquim está em festa, no sábado de 17 de maio, dia de mais uma edição da sua Mostra Comunitária, que...

Bragahá 15 horas

Braga: Quatro detidos por suspeita de tráfico de droga. Tinham mais de 200 doses de heroína

A Polícia de Segurança Pública levou a cabo, na cidade de Braga, a detenção de quatro cidadãos por suspeita do...

Bragahá 15 horas

Jogos da AF Braga vão cumprir um minuto de silêncio em honra de José Ferreira falecido após trágico acidente de viação

Nos jogos da Associação de Futebol de Braga a disputar neste fim de semana, entre os dias 09 e 11...

Famalicãohá 16 horas

Famalicão sob “aviso amarelo” até às 18:00. Chuva, trovoada e granizo previstos para as próxima horas

O concelho de Famalicão está sob um “aviso amarelo” esta quinta-feira, devido à previsão de chuvas, que poderão ser pontualmente...

Arquivo

Mais Vistos