Siga-nos nas redes

Famalicão

Atendimento de chamadas para o 112 atrasado. População deve entrar em contacto diretamente com os bombeiros e outras forças

Publicado

em

Estão a ser registados atrasos no atendimento de chamadas da linha de emergência 112, resultado de constrangimentos vividos pelos Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM, informam diversas corporações de bombeiros e da Cruz Vermelha.

Neste sentido, é pedido às populações que entrem em contacto diretamente com as corporações, através do seus números de telefone, caso não consigam aceder à linha 112 em tempo útil.

Tal informação surge na sequência de uma greve nos Centros de Orientação de Doentes Urgentes, que se fez sentir sobretudo nas áreas de maior desidade populacional, sobretudo no Porto e Lisboa.

Esta segunda-feira, foram registadas mais de 100 chamadas em espera, num momento em que o numero de técnicos em atendimento era “muito reduzido” de acordo com o Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar (STEPH).

“O número total de pessoas a atender as chamadas do 112 aproximou-se de um terço do que deveria ser um turno normal”, adiantou à Lusa o vice-presidente do sindicato, ao salientar que esses dados refletem a adesão à paralisação de hoje da administração pública, mas também à greve às horas extraordinárias dos técnicos de emergência pré-hospitalar.

Segundo Rui Cruz, estiveram parados no turno da manhã, que terminou às 16h00, 46 meios de emergência do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) em todo o país, a maioria ambulâncias de emergência médica.

Estas greves tiveram uma “repercussão muito significativa” nos quatro Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) existentes em Lisboa, Porto, Coimbra e Faro, o que fez com que “houvesse um número muito diminuído de técnicos a atender as chamadas da linha 112”, avançou o dirigente sindical.

A meio da manhã, “ultrapassou-se a barreira das 100 chamadas em espera que não diminuiu até à hora de almoço”, referiu Rui Cruz, ao apontar o exemplo do CODU de Lisboa, o maior do país, que “tinha apenas quatro pessoas a atender as chamadas, quando devia ter 18”.

“Já tivemos registo de mais 120 chamadas em espera, com algumas delas com tempo de aproximadamente 30 minutos, que são reflexo da carência de técnicos para atender essas chamadas”, referiu o vice-presidente do STEPH, ao adiantar que espera para o turno da tarde efeitos semelhantes aos registados durante a manhã.

Os trabalhadores da Administração Pública voltaram a cumprir hoje uma greve convocada pela Federação Nacional de Sindicatos Independentes da Administração Pública e de Entidades com Fins Públicos (Fesinap).

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Desportohá 19 minutos

FC Famalicão: Golo de Óscar Aranda ao Moreirense foi o “Melhor da Jornada”

Óscar Aranda, avançado do FC Famalicão, foi o autor do “Golo da Jornada” na I Liga, depois do momento de...

Famalicãohá 32 minutos

Famalicão: Carreira e Bente espalham alegria pelas ruas em mais um Desfile de Carnaval

A União de Freguesias de Carreira e Bente convidam para mas uma edição do seu Desfile de Carnaval, que se...

Regiãohá 49 minutos

Jovem de 19 anos da Trofa roubou e agrediu homem que esperava por Uber no Porto

Um estudante de 19 anos, residente na Trofa, e um operário da construção civil, com 20 anos, residente em Rio...

Paíshá 1 hora

Veículo ligeiro consumido por incêndio enquanto circulava na VCI no Porto

Um veículo ligeiro foi completamente consumido por um incêndio, às primeiras horas da manhã desta terça-feira, enquanto circulava na Via...

Bragahá 2 horas

Homem de 54 anos detido pela PJ por suspeita de violar a mulher em Braga

A Polícia Judiciária (PJ) deteve um homem de 54 anos suspeito de violar a mulher, em Braga, em contexto de...

Famalicãohá 15 horas

Famalicão espera dia de céus nublados mas sem chuva esta terça-feira

Famalicão espera, esta terça-feira, um dia de céus nublados, embora sem chuva, de acordo com as previsões do Instituto Português...

Famalicãohá 15 horas

Famalicão garante transporte de autocarro para os foliões do concelho em mais uma noite de Carnaval

Famalicão encontra-se em contagem decrescente para a noite mais animada do ano, o Carnaval, que se inicia na noite da...

Regiãohá 16 horas

Feira Anual da Trofa promete música, espetáculos equestres e muito mais este fim de semana

Abre esta sexta-feira mais uma edição da Feira Anual da Trofa, que promete um cartaz repleto de atrações para todo...

Bragahá 17 horas

Universidade do Minho reforça investigação aeroespacial com criação de programa de lançadores suborbitais

A Universidade do Minho (UMinho) criou um programa de lançadores suborbitais para desenvolver e testar sistemas que sobem até 100...

Paíshá 17 horas

Segurança: 13 zonas da cidade do Porto vão ter guardas noturnos

O executivo do Porto aprovou esta segunda-feira, por unanimidade, avançar com o serviço de guarda-noturno em 13 zonas da cidade...

Arquivo

Mais Vistos