Famalicão
Famalicão: Séniores da Associação Gerações formam nova turma de “caloiros” no CESPU

No passado dia 20 de outubro, às 10 horas, a Tuna Académica da Escola Superior de Saúde do Vale do Ave (CESPU) deu as boas-vindas à nova turma de “caloiros” no auditório do complexo escolar. Esta turma é composta por 53 dos 170 seniores da Associação Gerações.
A Professora Marisa, diretora da Escola Superior de Saúde do Vale do Ave, e a Dr.ª Maria Paços dirigiram palavras de boas-vindas aos novos “caloiros” no auditório da ESSVA, lembrando todos que nunca é tarde para adquirir novos conhecimentos e que é o conhecimento que faz o mundo evoluir.
O momento foi também aproveitado pelo Presidente da Direção da Associação Gerações que
salientou ser “sempre uma honra e uma emoção regressar à ESSVA, uma casa que
começou a funcionar no ano letivo de 1997 – 1998, faz agora 26 anos, ainda em
instalações provisórias, localizadas na Escola Profissional CIOR, ali ao lado do
Estádio Municipal”.
A Professora Marisa conduziu a aula com o apoio da Dr.ª Alexandra Esteves, Diretora Técnica da Farmácia de Calendário, abordando o tema geral “O que é, para vocês, um medicamento?” Esta temática serviu para que os séniores das Gerações recordassem as possíveis ações dos medicamentos (“terapêutica, preventiva e de diagnóstico”). Além disso, relembraram como usar corretamente um medicamento que lhes foi aconselhado e os cuidados a ter com comprimidos, cápsulas, ampolas de vidro e inaladores.
Neste âmbito, a Professora Marisa enfatizou “os três mandamentos” essenciais para o uso correto dos medicamentos: medicamento certo, na dose certa e à hora certa. Foram também abordados os riscos da automedicação, a interação dos medicamentos com os alimentos e suplementos que ingerimos, os efeitos das bebidas alcoólicas, do leite, do café e de alguns citrinos nos medicamentos, bem como os cuidados a ter na guarda de medicamentos e no processo de eliminação daqueles que já não usamos.

-
Paíshá 1 dia
Em cinco anos a GNR registou 6.000 queixas de clonagem de cartões
-
Famalicãohá 1 semana
Município de Famalicão disponibiliza 25 mil euros para bolsas de investigação
-
Famalicãohá 5 dias
Famalicão: Feira das Sopas de Pedome reuniu 450 pessoas este sábado
-
Paíshá 3 dias
Duas crianças com 2 e 3 anos feridas após despiste na A28 em Viana do Castelo