Famalicão
Famalicão lembra “percursos e memórias” da indústria têxtil em ciclo de conferências
Inicia-se em Famalicão, o III Ciclo de Conferências do Museu da Indústria Têxtil da Bacia do Ave (MITBA), sob o tema «Percursos e memórias: Indústria e operariado nos séculos XIX – XX».
A decorrer ao longo do último trimestre de 2021, com três sessões, divididas pelos dias 16 de outubro, 13 de novembro e 11 de dezembro, estão serão sempre realizadas ao sábado à tarde, a partir das 15:00, no MITBA, e inclui a visita guiada a uma unidade museológica famalicense no final da conferência.
Visando sublinhar alguns dos aspetos mais significativos das movimentações operárias ocorridas na Bacia do Ave naqueles séculos, estas sessões irão abordar as lutas reivindicativas do operariado, a questão do trabalho feminino na indústria têxtil e a primeira grande greve operária da região.
O ciclo de conferências inicia com Paula Ramos Nogueira, do Centro de Física da Universidade de Coimbra, a explorar o tema «Mulheres de Fábrica – Apontamentos sobre a feminização da indústria têxtil em Guimarães», a 16 de outubro, que inclui, no final, a visita ao Museu do Automóvel, em Ribeirão.
Já a segunda sessão, a 13 de novembro, terá como assunto «As lutas reivindicativas do operariado bracarense durante a I República (1910-1926)», e contará com a presença de Débora Duarte Val Escadas, doutoranda da Universidade do Minho. Desta vez, a visita será ao Núcleo de Lousado do Museu Nacional Ferroviário.
A terceira, e última conferência, prossegue os estudos das lutas operárias, com «As lutas dos operários têxteis da Bacia do Ave, 1956 -1974», tema que será explorado por José Manuel Lopes Cordeiro, Coordenador Científico do MITBA e professor na Universidade do Minho. A derradeira visita do ciclo, será ao museu anfitrião do Ciclo de Conferências.
PASSOU EM DIRETO
-
Paíshá 1 semana
Desde o início do ano já morreram 25 mulheres assassinadas
-
Bragahá 1 semana
Eletricista gravemente ferido após queda num poço de água em Amares
-
Famalicãohá 5 dias
Famalicão espera terça-feira nublada mas sem chuva
-
Famalicãohá 3 dias
Famalicão conta com orçamento municipal de 219 milhões de euros para 2025, o maior de sempre