Siga-nos nas redes

Famalicão

Famalicão: António Costa diz que Estrada Nacional 14 é “uma dor de cabeça para muitas empresas”

Publicado

em

O secretário-geral do PS, António Costa, defendeu, este domingo, que é “absolutamente fundamental” dotar os territórios “das infraestruturas essenciais” para que as empresas se desenvolvam “de uma forma melhor” e escoem os seus produtos de “forma mais ágil”.

“E absolutamente fundamental (…) dotar os territórios das infraestruturas essenciais para que as empresas se possam desenvolver de uma forma melhor, que possam escoar os seus produtos de uma forma mais ágil, que os territórios possam interligar-se mais entre si, porque isso aumenta necessariamente o valor e a capacidade de trabalharmos em conjunto”, salientou António Costa.

O secretário-geral falava na Maia, num comício de apoio ao candidato do partido à Câmara Municipal local, Francisco Vieira de Carvalho.

Afirmando que a pandemia atingiu “profundamente” o país do ponto de vista económico, António Costa salientou que é preciso “apoiar as empresas que sofreram muito ao longo destes meses” e aqueles que “perderam o emprego” ou o “rendimento”.

Nesse sentido, o secretário-geral do PS frisou que é necessário “fazer a ponte entre as empresas e os centros de produção de conhecimento”, como as universidades ou os politécnicos, que considerou serem “molas fundamentais” da “capacidade de inovação”.

“Temos que, cada vez mais, investir na educação dos nossos jovens, continuando a combater o abandono escolar precoce, continuando a criar condições para termos um ensino profissional de melhor qualidade. Temos que continuar a apoiar o acesso dos jovens ao ensino superior, porque temos que continuar a aumentar o número de jovens com formação superior”, apontou.

Exemplificando com as especificidades da Maia, António Costa salientou que o concelho se encontra numa “corda muito importante” do “tecido empresarial português”, que se estende até ao distrito de Braga.

Retomando um discurso que já tinha iniciado no sábado durante um comício em Vila Nova de Famalicão, o secretário-geral do PS afirmou assim que um eixo “fundamental” da região é a estrada Nacional 14, que afirmou ser “uma dor de cabeça para muitas e muitas empresas”.

“E nós temos de ajudar a desenvolver todo este território, desde a Maia até Vila Nova de Famalicão, de ajudar a estruturar este território como um dos grandes territórios, um dos territórios mais dinâmicos para ajudar a desenvolver o país”, apontou.

António Costa reiterou assim o que já tinha dito no sábado e afirmou que uma “enorme dificuldade” que o seu primeiro Governo – que tomou posse em 2015 – encontrou, foi ter herdado o programa Portugal 2020, que não permitia “investir na modernização da rede rodoviária”, porque “alguém” – em referência ao anterior Governo do PSD e CDS – “foi convencer a Comissão Europeia” que Portugal tinha “estradas a mais”.

“Mas agora, quando tivemos de negociar o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), nós batemo-nos e ganhámos para resolver um problema estrutural e temos agora no PRR – que tanto irrita os nossos adversários – a verba necessária para, daqui até a Famalicão, e fazendo a ponte sobre o Rio Ave, termos a nacional 14 totalmente restabelecida, totalmente requalificada para ajudar a estruturar um grande território dinâmico para o futuro da nossa economia”, indicou.

O secretário-geral do PS salientou assim que o “tempo urge” e que, numa altura em que o país se prepara para ter a pandemia sob controlo, é o “momento de olhar para o futuro”, com a “compreensão que o futuro começa já hoje”.

“E é por isso que temos de arregaçar as mangas, pôr mãos à obra porque não há tempo a perder e, para que não se perca mais tempo, nós precisamos de ter em todos os municípios autarcas com a energia, a ambição e a determinação do Francisco Vieira de Carvalho”, salientou.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Economiahá 2 minutos

Salário mínimo do Luxemburgo é o maior da UE e é 3 vezes mais alto do que o português

O salário mínimo varia, nos 22 Estados-membros da União Europeia (UE) onde vigora, entre os 2.638 euros no Luxemburgo e...

Famalicãohá 1 hora

Famalicão: Procissão do Senhor dos Passos e de Nossa Senhora das Dores sai à rua este domingo no Louro

A freguesia do Louro celebra, entre 13 e 28 de abril, as Festividades em Honra do Santo do Monte, um...

Famalicãohá 1 hora

Famalicão: Trânsito condicionado em Vermoim para a realização do Trail das Eiras este domingo

A Junta de Freguesia de Vermoim alerta para alterações na circulação do trânsito a verificar este domingo, devido a realização...

Famalicãohá 2 horas

Famalicão: Caminhada do Dia da Mãe realiza-se em Ruivães a 04 de maio

Realiza-se no dia 04 de maio, na freguesia de Ruivães, a Caminhada da Mãe 8K, organizada pelo coletivo 365 Running...

Famalicãohá 2 horas

Famalicão e município senegalês assinam protocolo de cooperação

O Município de Famalicão estabeleceu um um protocolo de cooperação com a localidade de Touba Toul, no Senegal, um acordo...

Paíshá 3 horas

Matosinhos: 18 pessoas resgatadas do mar em apenas dois dias. Município lança alerta

Na sequência do bom tempo registado nos últimos dias que resultou num maior número de pessoas nas praias, a Câmara...

Barceloshá 3 horas

Linha do Minho será palco de simulacro com 900 participantes este sábado

A Linha do Minho, em Barcelos, será palco do exercício Gallus Exercitium 2025 que irá testar dois cenários de acidente,...

Desportohá 4 horas

FC Famalicão: Sorriso foi o 2.º melhor avançado da I Liga em março

Sorriso, avançado brasileiro do FC Famalicão foi considerado o segundo melhor avançado da I Liga no mês de março. Para...

Paíshá 4 horas

Movimento que visa classificar violação como crime público já reúne mais de 125 mil assinaturas

Perto de 125 mil pessoas subscreveram até hoje a petição “contra a violência sobre as mulheres”, que pede à Assembleia...

Famalicãohá 17 horas

Famalicão: Ponte sob o Rio Pelhe de Gavião encerrada para obras durante 1 mês

A Junta de Freguesia de Gavião alerta para o encerramento do trânsito na ponte sob o Rio Pelhe, entre as...

Arquivo

Mais Vistos