Siga-nos nas redes

Famalicão

Famalicão: António Costa diz que Estrada Nacional 14 é “uma dor de cabeça para muitas empresas”

Publicado

em

O secretário-geral do PS, António Costa, defendeu, este domingo, que é “absolutamente fundamental” dotar os territórios “das infraestruturas essenciais” para que as empresas se desenvolvam “de uma forma melhor” e escoem os seus produtos de “forma mais ágil”.

“E absolutamente fundamental (…) dotar os territórios das infraestruturas essenciais para que as empresas se possam desenvolver de uma forma melhor, que possam escoar os seus produtos de uma forma mais ágil, que os territórios possam interligar-se mais entre si, porque isso aumenta necessariamente o valor e a capacidade de trabalharmos em conjunto”, salientou António Costa.

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



O secretário-geral falava na Maia, num comício de apoio ao candidato do partido à Câmara Municipal local, Francisco Vieira de Carvalho.

Afirmando que a pandemia atingiu “profundamente” o país do ponto de vista económico, António Costa salientou que é preciso “apoiar as empresas que sofreram muito ao longo destes meses” e aqueles que “perderam o emprego” ou o “rendimento”.

Nesse sentido, o secretário-geral do PS frisou que é necessário “fazer a ponte entre as empresas e os centros de produção de conhecimento”, como as universidades ou os politécnicos, que considerou serem “molas fundamentais” da “capacidade de inovação”.

“Temos que, cada vez mais, investir na educação dos nossos jovens, continuando a combater o abandono escolar precoce, continuando a criar condições para termos um ensino profissional de melhor qualidade. Temos que continuar a apoiar o acesso dos jovens ao ensino superior, porque temos que continuar a aumentar o número de jovens com formação superior”, apontou.

Exemplificando com as especificidades da Maia, António Costa salientou que o concelho se encontra numa “corda muito importante” do “tecido empresarial português”, que se estende até ao distrito de Braga.

Retomando um discurso que já tinha iniciado no sábado durante um comício em Vila Nova de Famalicão, o secretário-geral do PS afirmou assim que um eixo “fundamental” da região é a estrada Nacional 14, que afirmou ser “uma dor de cabeça para muitas e muitas empresas”.

“E nós temos de ajudar a desenvolver todo este território, desde a Maia até Vila Nova de Famalicão, de ajudar a estruturar este território como um dos grandes territórios, um dos territórios mais dinâmicos para ajudar a desenvolver o país”, apontou.

António Costa reiterou assim o que já tinha dito no sábado e afirmou que uma “enorme dificuldade” que o seu primeiro Governo – que tomou posse em 2015 – encontrou, foi ter herdado o programa Portugal 2020, que não permitia “investir na modernização da rede rodoviária”, porque “alguém” – em referência ao anterior Governo do PSD e CDS – “foi convencer a Comissão Europeia” que Portugal tinha “estradas a mais”.

“Mas agora, quando tivemos de negociar o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), nós batemo-nos e ganhámos para resolver um problema estrutural e temos agora no PRR – que tanto irrita os nossos adversários – a verba necessária para, daqui até a Famalicão, e fazendo a ponte sobre o Rio Ave, termos a nacional 14 totalmente restabelecida, totalmente requalificada para ajudar a estruturar um grande território dinâmico para o futuro da nossa economia”, indicou.

O secretário-geral do PS salientou assim que o “tempo urge” e que, numa altura em que o país se prepara para ter a pandemia sob controlo, é o “momento de olhar para o futuro”, com a “compreensão que o futuro começa já hoje”.

“E é por isso que temos de arregaçar as mangas, pôr mãos à obra porque não há tempo a perder e, para que não se perca mais tempo, nós precisamos de ter em todos os municípios autarcas com a energia, a ambição e a determinação do Francisco Vieira de Carvalho”, salientou.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Famalicãohá 1 hora

Famalicão: Homem de 48 anos detido sem carta de condução e excesso de álcool

Um cidadão com 48 anos de idade foi detido, esta quarta-feira pela PSP, por não possuirqualquer documento que o habilitasse...

Paíshá 2 horas

Minho: Aprovada extinção de duas SCUTS na A28

O parlamento aprovou hoje na generalidade o projeto de lei do PS para eliminar as portagens nas ex-SCUT com os...

Famalicãohá 2 horas

Famalicão: Memorial aos Ex-Combatentes na Guerra Colonial inaugurado em Nine

A freguesia de Nine procede à inauguração do Memorial aos Ex-Combatentes na Guerra Colonial, uma cerimónia que decorre este sábado,...

Famalicãohá 3 horas

Famalicão: Bairro Comercial Digital já está no terreno e quer ajudar empresas a faturar no mercado digital

O Município e a Associação Comercial e Industrial de Famalicão (ACIF) apresentaram, esta quinta-feira, na Fundação Cupertino de Miranda, o...

Famalicãohá 3 horas

Mercado de emprego e formação com 388 ofertas de trabalho disponíveis

O Mercado de Emprego e Formação é organizado pela Câmara Municipal, com a participação de instituições como o Centro de...

Famalicãohá 4 horas

Famalicão: Atropelamento em Gavião faz um ferido

Uma pessoa ficou ferida na manhã desta sexta-feira, na sequência de um atropelamento na Estrada Nacional 14 em Gavião. De...

Economiahá 4 horas

Combustíveis: Gasóleo e gasolina descem na próxima semana

Com o final de mais uma semana em aproximação chegam novas previsões quanto à oscilação do preço dos combustíveis para...

Famalicãohá 4 horas

Famalicense Xavi Ballas 5.º no Troféu do Norte após queda aparatosa

O piloto de Famalicão Xavi Ballas esteve em competição no último fim de semana em Pico dos Regalados, Vila Verde,...

Famalicãohá 4 horas

Famalicão apoia associações juvenis do concelho

Esta terça-feira, 30 de abril, a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão renovou o seu compromisso com as associações...

Paíshá 18 horas

Concentração de pólen na atmosfera deverá aumentar a partir de segunda-feira

A concentração de pólen na atmosfera pode subir em Portugal continental a partir de segunda-feira, atingindo valores de risco moderado...

Arquivo

Mais Vistos