Dezenas de jovens participaram no Geo International Camp 2024, promovido pela associação de Famalicão PASEC, nos Alpes italianos. Foram dias de trabalho centradas em projetos de investigação e educação não formal promotores dos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável ao nível local.
Este campo de trabalho internacional, incluído no plano de mobilidade internacional da PASEC apoiado pelo Erasmus + da União Europeia, tinha como principal foco desenhar e pensar ações que promovam o protagonismo juvenil com base na premissa “Pensar real, agir local, ser global”.
O foco foram os Objetivos para Desenvolvimento Sustentável 2030 (ODS) determinados pela ONU e as questões das alterações climáticas serviram de pano de fundo.
Com base em Druogno, Lombardia, Itália, a atividade de caráter internacional pretendeu capacitar os jovens envolvidos de novas abordagens de envolvimento social tendo por base os ODS. O trabalho envolveu a demonstração, teste e validação de novas técnicas de animação sociocultural e simbologia grupal, “roleplaying” e trabalho cooperativo.
No final dos trabalhos todos os participantes foram certificados com o Youth Pass, sistema de reconhecimento de competências do Programa Erasmus +.
Nas palavras da presidente da PASEC, Sara Gomes, esta ação internacional de educação não formal pretendeu “capacitar jovens líderes capazes de liderar, local e regionalmente, ações de combate às alterações climáticas, momentos de sensibilização sobre os ODS e pequenos projetos locais de envolvimento e participação juvenil”.