Famalicão
Famalicão: PASEC promoveu ação internacional sobre desenvolvimento sustentável nos Alpes italianos

Dezenas de jovens participaram no Geo International Camp 2024, promovido pela associação de Famalicão PASEC, nos Alpes italianos. Foram dias de trabalho centradas em projetos de investigação e educação não formal promotores dos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável ao nível local.
Este campo de trabalho internacional, incluído no plano de mobilidade internacional da PASEC apoiado pelo Erasmus + da União Europeia, tinha como principal foco desenhar e pensar ações que promovam o protagonismo juvenil com base na premissa “Pensar real, agir local, ser global”.
O foco foram os Objetivos para Desenvolvimento Sustentável 2030 (ODS) determinados pela ONU e as questões das alterações climáticas serviram de pano de fundo.

Com base em Druogno, Lombardia, Itália, a atividade de caráter internacional pretendeu capacitar os jovens envolvidos de novas abordagens de envolvimento social tendo por base os ODS. O trabalho envolveu a demonstração, teste e validação de novas técnicas de animação sociocultural e simbologia grupal, “roleplaying” e trabalho cooperativo.
No final dos trabalhos todos os participantes foram certificados com o Youth Pass, sistema de reconhecimento de competências do Programa Erasmus +.
Nas palavras da presidente da PASEC, Sara Gomes, esta ação internacional de educação não formal pretendeu “capacitar jovens líderes capazes de liderar, local e regionalmente, ações de combate às alterações climáticas, momentos de sensibilização sobre os ODS e pequenos projetos locais de envolvimento e participação juvenil”.

-
Bragahá 1 semana
GNR: Homem de 54 anos detido por furto no interior de um estabelecimento comercial em Vila Verde
-
Desportohá 1 semana
Famalicão recebe AVS SAD com preparação condicionada por ausências
-
Desportohá 4 dias
Sub-23 do FC Famalicão vencem Gil Vicente com dois golos de Zabiri
-
Famalicãohá 2 dias
Famalicão/INAC: Entidade gestora do Central Park esclarece envolvimento no caso e garante ter “sempre procurado soluções”