Siga-nos nas redes

Famalicão

Famalicão: Liga dos Bombeiros aponta “dificuldade crónica” dos hospitais para pagar aos bombeiros

Publicado

em

O presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP) alertou esta terça-feira para “a dificuldade crónica” dos hospitais e Administrações Regionais de Saúde (ARS) para pagar a tempo as dívidas às corporações, situação que as deixa em “situação muito aflitiva”.
Em declarações à agência Lusa, o presidente da LBP, António Nunes, avançou que, atualmente, a dívida das várias entidades do Ministério da Saúde aos bombeiros “varia entre os 20 e os 30 milhões de euros”.

“Temos uma contabilidade corrente de que nos temos vindo a queixar, porque há momentos em que a dívida chega aos 30 milhões, depois há um esforço e partes substantivas da dívida são liquidadas, baixa para 20 ou 25 milhões e depois volta a subir”, descreveu.

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



Saudando os esforços de “alguns hospitais” e a participação em reuniões do secretário de Estado da Saúde, António Nunes notou, no entanto, que o problema é “crónico” e, “mais do que de tesouraria, é organizativo”.

“O problema das associações humanitárias não é tanto a questão da dívida, mas sim a irregularidade com que esta é paga. Não nos permite fazer uma gestão de tesouraria. Muitas vezes, as unidades de saúde ao não terem pessoal administrativo para conferir os documentos de despesa, não conseguem pagar aos bombeiros. Este problema é organizativo”, disse.

António Nunes sublinhou ter conhecimento de que “a conferência dos documentos se arrasta, em alguns casos, mais de um ano”.

Questionado sobre uma situação levada a público na segunda-feira no concelho de Famalicão, no distrito de Braga, que envolveu corporações de bombeiros da região e o Centro Hospitalar do Médio Ave (CHMA), o dirigente da Liga não se quis pronunciar em específico.

Em causa terá estado a demora no transporte de um jovem do hospital de Famalicão para outra unidade e a ausência de resposta das corporações de bombeiros por, alegadamente, o hospital estar em incumprimento.

A situação foi denunciada nas redes sociais e motivou um esclarecimento por parte do hospital, que negou estar em dívida com os bombeiros e garantiu que o transporte foi feito, mas, admitindo constrangimentos, revelou que o concurso para transporte de doentes ficou deserto e está em curso um novo procedimento.

“Isto é insuportável, mas não é igual em todo o país. No Algarve normalmente não há problemas. No Alentejo há em Évora. Depois há no distrito de Vila Real, mas já não há no Grande Porto, mas há na região de Coimbra [hospitais e IPO]. E o pior deles todos é o hospital de Castelo Branco”, enumerou.

À Lusa, António Nunes frisou que dívidas que se atrasam para além de 12 ou 14 meses colocam os corpos de bombeiros envolvidos nessa despesa “em situação aflitiva”.

“O secretário da Saúde sabe disto e ele tem tentado desbloquear algumas decisões. Mas isto depende também de decisões da Assembleia da República. As nossas insistências e apelos resultam, mas não se transformam em rotina. Isto é um problema de organização. Não é um problema de tesouraria”, concluiu.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Paíshá 19 minutos

GNR inicia campanha de segurança para os peregrinos de Fátima

A Guarda Nacional Republicana leva a cabo, neste início do mês de maio a operação Peregrinação Segura 2024, dedicada ao...

Famalicãohá 42 minutos

Famalicão: Interveniente em acidente recusa efetuar teste do “balão” e acaba detido

Na cidade de Vila Nova de Famalicão, a PSP deteve umcidadão com 38 anos de idade no decurso de um...

Desportohá 1 hora

Hóquei: Miguel Viterbo substitui Jorge Ferreira no comando técnico da equipa sénior do FAC

Com a descida à segunda divisão de Hóquei em Patins, depois da derrota por 4-0, esta quarta-feira, em Braga, a...

Regiãohá 2 horas

Acidente com camião provoca um ferido e longas filas de trânsito em Vila do Conde

Uma pessoa ficou ferida, na manhã desta quinta-feira, na sequência de uma colisão rodoviária envolvendo três veículos ligeiros e um...

Famalicãohá 2 horas

Famalicão: Intervenção para recuperação e valorização das zonas ribeirinhas em curso em Lousado

Encontram-se em andamento as ações de recuperação e valorização da hidrográfica da Bacia do Ave, especificamente no segmento do Rio...

Famalicãohá 2 horas

ATUALIZAÇÂO: Duas vítimas encarceradas após despiste em Gavião

Duas pessoas ficaram feridas, na manhã desta quinta-feira, na sequência de um despiste seguido de capotamento de um veículo ligeiro...

Entretenimentohá 20 horas

Cineclube exibe “Holy Spider” na Casa das Artes de Famalicão

O filme “Holy Spider” é a proposta do Cineclube de Joane para a sessão de cinema desta quinta-feira, 2 de...

Barceloshá 21 horas

Festa das Cruzes de Barcelos preserva a tradição

Até ao próximo domingo a Cidade do Galo revive a histórica e emblemática Festa das Cruzes, a primeira grande romaria...

Famalicãohá 21 horas

Famalicão: Tradição “As Maias” volta ao Agrupamento de Escolas D. Sancho I

Na tarde de ontem, 30 de abril,  o vereador da Educação e Cultura, Augusto Lima, procedeu à inauguração da exposição...

Paíshá 23 horas

Dia do Trabalhador comemorado em todo o país

O Dia do Trabalhador é comemorado em todo o país, esta quarta-feira, com as centrais sindicais CGTP e UGT a...

Arquivo

Mais Vistos