Famalicão
Famalicão distinguido com Selo Comunidades Pró-Envelhecimento
A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão foi honrada pela Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) com o Selo Comunidades Pró-Envelhecimento. Esta distinção reconhece publicamente as políticas e práticas sociais exemplares do município no que diz respeito à promoção do envelhecimento ativo na comunidade, sendo exemplo disso a recente implementação das Academias Seniores no concelho.
Na edição de 2023 desta iniciativa, foram distinguidas 72 Juntas de Freguesia e Câmaras Municipais, pelo forte compromisso com a promoção de um envelhecimento saudável e bem-sucedido ao longo de todas as fases da vida,.
Sobre esta distinção, Mário Passos salienta o “reconhecimento do trabalho efetuado em prol da qualidade de vida da população famalicense, sobretudo, junto da terceira idade”.
Mário Passos explica que nos últimos anos a autarquia “tem desenvolvido um conjunto de políticas transversais e abrangentes para este grupo etário que fornecem condições para que se mantenham ativos e saudáveis tanto do ponto de vista físico, como psíquico”.
Para além da dinamização das Academias Seniores, o autarca destaca ainda o programa “Mais e Melhores Anos”, “referência nacional pela sua amplitude e qualidade”, que promove o desporto, a saúde, o bem-estar e hábitos de vida ativa entre a população idosa, com orientação técnica.
Mário Passos aponta também a Comissão Municipal de Proteção de Pessoas Idosas e o projeto Palavras e Afetos de combate ao isolamento sénior como “outros bons exemplos visando a melhoria da qualidade de vida da população sénior famalicense”.
“Para nós, os seniores são cidadãos válidos e o seu papel na sociedade é determinante. Precisamos deles, da sua experiência, da sua sabedoria, da sua resiliência”, conclui o edil.
-
Famalicãohá 1 semana
Famalicão sob Aviso Amarelo esta quarta e quinta-feira devido à previsão de chuva forte e trovoada
-
Regiãohá 1 semana
GNR constitui um arguido por recetação de um veículo roubado, em Vila do Conde
-
Desportohá 4 dias
FC Famalicão perde em casa contra o Farense
-
Paíshá 1 dia
Vacinação contra a gripe bateu recorde este ano com mais de 285.000 cidadãos medicados em três meses