Famalicão
Famalicão e INAC querem criar primeira licenciatura em artes circenses de Portugal
A Câmara de Vila Nova de Famalicão, no distrito de Braga, e o Instituto Nacional de Artes Circenses (INAC) querem criar a primeira licenciatura em Circo em Portugal, avançou hoje o vereador da Cultura de Famalicão.
À margem da apresentação do projeto Quadrilátero Cultural 2021, que decorreu hoje em Braga, Leonel Rocha explicou que a licenciatura “ainda não tem data para abrir” e que o objetivo é que seja integrada num instituto público.
“Já lançámos esse desafio a um politécnico que tem uma escola de arte. Caso não queiram agarrar este projeto, o nosso objetivo é avançar com a criação de uma universidade com a licenciatura em circo, uma entidade privada”, adiantou Leonel Rocha.
Segundo explicou o responsável, “o INAC é uma escola avançada de circo que recebe alunos que já fizeram o 12.º ano e querem fazer aprofundamento da formação em circo que já fizeram, uma espécie de pós-graduação sem terem a graduação”.
O objetivo “é criar essa graduação e integrar o conjunto de apenas nove licenciaturas em artes circenses que há no mundo”.
Atualmente, referiu Leonel Rocha, o INAC tem “pessoas de cerca de 80 países que procuram esta forma de se formarem um pouco mais em circo, muitos para depois entrarem numa das nove licenciaturas existentes”.
Independentemente da criação da licenciatura em Circo, autarquia e INAC vão avançar para a instalação de “três grandes tendas” em Vila Nova de Famalicão.
“Uma que será a escola, outra será para a programação de circo regular e outra para projetos que saiam da escola, indústrias criativas de circo”, explicou, referindo que este projeto ficará “perto do centro da cidade” de Famalicão.
-
Famalicãohá 1 semana
Famalicão: Colisão rodoviária em Vilarinho das Cambas fez um ferido esta manhã
-
Paíshá 1 semana
Camionista português desaparecido desde 03 de dezembro foi encontrado com vida
-
Famalicãohá 7 dias
Mau tempo: deslizamento de terras provoca estragos em Joane
-
Bragahá 3 dias
GNR: 11 detidos em Braga e no Grande Porto por tráfico de droga