Siga-nos nas redes

Famalicão

Empresas de Famalicão em destaque: Região do Ave recebeu 1,3 mil milhões de euros em fundos europeus

Publicado

em

A região do Ave recebeu 1,3 mil milhões de euros em fundos europeus do quadro Portugal 2020, sendo que 60% daquela verba foi entregue a 3.300 empresas, anunciou hoje a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N).

O número foi revelado pelo presidente da CCDR-N, António Cunha, numa reunião com a Comunidade Intermunicipal (CIM) do Ave, que agrega os municípios de Vila Nova de Famalicão, Cabeceiras de Basto, Fafe, Guimarães, Mondim de Basto, Póvoa de Lanhoso, Vieira do Minho e Vizela.

A CCDR-N refere que na reunião, feita no âmbito de preparação do novo quadro comunitário de fundos europeus Portugal 2030, António Cunha desafiou os autarcas daqueles concelhos a “mobilizar braços para executar e a cabeça para pensar”.

Segundo a CCDR-N, “a sub-região do Ave atingiu um financiamento por fundos do Portugal 2020 que ascende a 1,3 mil milhões de euros, distribuídos por quase 3300 projetos”, sendo que “deste investimento, mais de 60% foi atribuído empresas, um indicador que se destaca face à média da região Norte e do País”.

Na reunião, aponta o texto, António Cunha salientou os projetos da Continental Mabor (de 49 milhões de euros), o projeto do PORMINHO Alimentação (19 milhões de euros), o projeto da RACLAC – empresa de dispositivos para Saúde – (14 milhões), da PHAZPLAS e da COINDU (ambos na ordem dos 13 milhões de euros).

Quanto ao investimento público, a CCDR-N refere que “o maior investimento” foi em Guimarães, na ordem de 11,5 milhões de euros, usados para a reabilitação do Edifício Jordão e da Garagem Avenida para Escola de Música, Artes Performativas e Visuais.

Segundo António Cunha, projetos como o executado em Guimarães, “voltados para a reabilitação de edificado com interesse patrimonial/urbano, e orientado para funções sociais, educativas e culturais”, devem “continuar a merecer atenção”.

Ainda dentro do atual quadro comunitário, o presidente da CCDR-N “lembrou que o grande desafio a curto prazo é o da aceleração da execução dos projetos contratualizados no NORTE 2020, para que, sem perder um euro, seja ainda possível conceber e pôr em prática o próximo ciclo de ajudas comunitárias para o NORTE 2030”.

Sobre o próximo quadro comunitário, António Cunha afirmou, no final da primeira reunião daquilo que considera ser um “exercício de concertação estratégica”, com a CIM do Cávado, esta segunda-feira, disse esperar que haja “flexibilidade e autonomia” na gestão dos fundos e que este seja financeiramente “significativo” para a região Norte.

“Estamos muito sintonizados na necessidade de termos um reforço e um programa regional que seja significativo do ponto de vista do seu montante financeiro mas, mais do que isso, que seja um programa em que as verbas alocadas possam ser utilizadas naquilo que de facto são as estratégias das regiões e sub-regiões”, apontou António Cunha.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Bragahá 11 horas

PSP: Suspeito de furtar carro em Braga encontrado a dormir no seu interior em Gaia

Elementos do Comando Metropolitano do Porto da PSP procederam à detenção de um homem de 62 anos, na rua Camilo...

Paíshá 11 horas

PSP despede-se de colega no dia de natal após acidente trágico em Miranda do Corvo

A Polícia de Segurança Pública está de luto com o falecimento de Luís Miguel Fernandes Lopes de 46 anos, elemento...

Famalicãohá 13 horas

ATUALIZAÇÃO: Mulher de 90 anos atingida por espelho retrovisor. Condutor está em fuga

A tarde desta quinta-feira ficou marcada pelo atropelamento de uma mulher de 90 anos, na rua da Lameira, na vila...

Famalicãohá 13 horas

Famalicão: Sol, céus limpos e temperaturas máximas de 18 graus esta sexta-feira

Famalicão espera um novo dia de sol e céus limpos com temperaturas relativamente altas, de acordo com as previsões do...

Desportohá 14 horas

Liga Revelação: FC Famalicão já conhece o calendário para a Fase de Apuramento de Campeão

A equipa sub-23 do FC Famalicão já ficou a conhecer o seu calendário para a fase de apuramento de campeão...

Famalicãohá 14 horas

Motociclista ferido após despiste na Rua da Agra Nova em Ribeirão

Uma pessoa ficou ferida, na manhã desta quinta-feira, na sequência do despiste de um motociclo, na Rua da Agra Nova,...

Famalicãohá 15 horas

Famalicão: Mulher de 90 anos ferida após atropelamento em Joane

Uma mulher de 90 anos foi atropelada, na tarde desta quinta-feira, na Rua Lameiro, em Joane, no concelho de Famalicão....

Economiahá 15 horas

Natal: Portugueses compraram mais produtos nos supermercados do que em 2023. Alimentação representa “maior fatia”

Um estudo de mercado recente, realizado pela Nielsen, coloca em evidência alguns dos hábitos dos consumidores em Portugal. Perante este,...

Famalicãohá 16 horas

Esmeriz e Cabeçudos apresentam o seu 26.º Concerto de Natal este domingo

A união de freguesias de Esmeriz e Cabeçudos convida a comunidade para o seu 26.º Concerto de Natal, que decorre...

Famalicãohá 17 horas

Famalicão: Greve dos trabalhadores da Resinorte afetada por decisão do tribunal

A greve dos trabalhadores da Resinorte “não está a ter impactos visíveis” na recolha do lixo, porque o tribunal arbitral...

Arquivo

Mais Vistos