Famalicão
Famalicão inicia projeto piloto na recolha de resíduos orgânicos para reaproveitamento
O Município de Vila Nova de Famalicão leva a cabo um projeto piloto de recolha de resíduos orgânicos, que começa no próximo dia 24 de abril, abrangendo nesta primeira fase 1250 residências da zona central da cidade. A recolha dos biorresíduos ocorrerá às segundas e quintas-feiras.
O projeto piloto de recolha de resíduos orgânicos do Município de Vila Nova de Famalicão começa no próximo dia 24 de abril, abrangendo nesta primeira fase 1250 residências da zona central da cidade. A recolha dos biorresíduos ocorrerá às segundas e quintas-feiras.
Até lá, está em curso uma campanha de sensibilização porta a porta, que inclui a explicação do projeto, da sua importância e a oferta do contentor para a deposição dos biorresíduos.
O presidente da autarquia, Mário Passos, sinalizou o início da campanha “Vamos Tratar do Resto”, cujo objetivo é capacitar e incentivar a comunidade para a separação dos biorresíduos, que deixam de ser depositados em aterro sanitário e passam a ser valorizados e transformados em composto orgânico para enriquecer solos e culturas.
“A transformação de Famalicão num território ecológico depende de todos e os famalicenses já demonstraram que estão sensíveis e alerta para as questões ambientais. Acredito que isso também se verificará neste projeto, que dará um contributo significativo para atingir nossas metas”, referiu.
Mário Passos, acompanhado pelo vereador do Ambiente, Hélder Pereira, acrescentou ainda que a autarquia pretende aumentar a área de abrangência do projeto, alargando-o a todo o concelho, depois desta fase de teste e monitorização, que decorrerá até setembro.
Além da recolha, a autarquia pretende impulsionar a compostagem doméstica e comunitária, que permitam a reciclagem na origem de biorresíduos gerados pela comunidade.
Por isso, as oficinas “Educar para Separar e Aprender a Compostar” serão realizadas, transmitindo todos os conhecimentos necessários para o processo de compostagem, com a oferta de compostores a todos os participantes.
Os interessados devem inscrever-se através do email [email protected]. As oficinas de compostagem ocorrerão nas seguintes datas e locais: Escola Básica D. Maria II (20 de abril), Escola Básica de Pedome (2 de maio), Escola Secundária Padre Benjamim Salgado (3 de maio), Escola Secundária Camilo Castelo Branco (4 de maio), Escola Básica de Ribeirão (5 de maio), Escola Secundária D. Sancho I (8 de maio), Escola Básica de Outiz (10 de maio), entre as 17h00 e as 19h00, e na Junta de Freguesia de Joane (6 de maio) e Junta de Freguesia de Ribeirão (13 de maio) entre as 10h00 e as 12h00. Também será
PASSOU EM DIRETO
-
Paíshá 1 semana
GNR detém 14 suspeitos de violência doméstica em operação nacional
-
Paíshá 1 semana
Mais de 3.700 doentes com sinais de AVC encaminhados pelo INEM nos primeiros 6 meses de 2024
-
Famalicãohá 6 dias
Famalicão: Um ferido após colisão rodoviária em Outiz
-
Guimarãeshá 4 dias
Festival Mucho Flow traz música moderna e alternativa a Guimarães até sábado