Siga-nos nas redes

Famalicão

Famalicense Jorge Moreira da Silva é o novo Secretário-Geral Adjunto das Nações Unidas

Publicado

em

O ex-ministro português Jorge Moreira da Silva, natural de Famalicão, é o novo diretor executivo do Escritório das Nações Unidas para Serviços de Projetos (UNOPS), substituindo o dinamarquês Jens Wandel, anunciou hoje o secretário-geral da ONU, António Guterres.

“O secretário-geral das Nações Unidas anunciou hoje a nomeação de Jorge Moreira da Silva, de Portugal, como diretor executivo do Escritório das Nações Unidas para Serviços de Projetos. O secretário-geral deseja estender o seu apreço e gratidão a Jens Wandel, da Dinamarca, pelo seu serviço como diretor executivo interino”, indicou o escritório de Guterres em comunicado.

De acordo com a nota, Moreira da Silva é atualmente professor catedrático convidado na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e professor adjunto na Paris School of International Affairs (Sciences Po).

Mais recentemente, liderou a Direção de Cooperação para o Desenvolvimento da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) em Paris (2016-2022), onde lançou uma reestruturação dessa direção com o objetivo de “impulsionar a horizontalidade, a colaboração e a cocriação”, segundo o comunicado.

Como chefe do Secretariado do Comité de Ajuda ao Desenvolvimento (DAC) – uma organização multilateral inserida na OCDE – Moreira da Silva “ancorou a formulação de novos padrões de cooperação para o desenvolvimento e ajuda humanitária”, segundo a ONU.

Antes de ingressar na OCDE, Moreira da Silva, que é licenciado em Engenharia Eletrotécnica (área de Energia), foi ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia entre 2013 e 2015 e professor catedrático na Universidade de Lisboa, tendo ainda assumiu outros cargos políticos nas últimas décadas, um percurso ligado ao Partido Social-Democrata (PSD).

Entre 2003 e 2005, foi secretário de Estado da Ciência e Ensino Superior e secretário de Estado do Ambiente e do Ordenamento do Território. Entre 1999 e 2003, foi deputado ao Parlamento Europeu.

Já o UNOPS é um órgão operacional das Nações Unidas, cujo objetivo é ajudar diferentes parceiros a implementar projetos de ajuda humanitária, desenvolvimento e construção da paz, nos contextos mais complexos do mundo, mediante práticas sustentáveis.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Desportohá 9 horas

Veja os Golos! FC Arouca 1-2 FC Famalicão

O Futebol Clube de Famalicão venceu esta tarde o Futebol Clube de Arouca por duas bolas a uma no Estádio...

Desportohá 13 horas

Bruno Carvalho é eleito novo presidente do Riba d’Ave Hóquei Clube

Está ultrapassado o impasse diretivo no Riba d’Ave Hóquei Clube (RAHC). Os sócios elegem esta tarde os novos órgãos sociais...

Famalicãohá 15 horas

Famalicão: alunos dos cursos profissionais da Camilo realizam estágio na Sérvia

Seis alunos dos cursos profissionais do Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco (AECCB), dos cursos de Técnico de Audiovisuais, de...

Regiãohá 18 horas

Enfermeiros do Hospital de Santo Tirso contra transferência para a Misericórdia

Cinquenta e oito enfermeiros do Hospital de Santo Tirso, subscreveram um abaixo-assinado, requerendo que esta unidade permaneça sob gestão pública...

Famalicãohá 19 horas

Famalicão: Escola Básica de Avidos inaugurou biblioteca escolar

A Escola Básica (EB) de Avidos já tem uma biblioteca escolar. A abertura deste novo espaço de leitura e conhecimento...

Famalicãohá 19 horas

Associação de Voluntariado entrega camas hidráulicas ao Hospital de Famalicão  

A Associação do Voluntariado Hospitalar de de Famalicão doou três camas hidráulicas à enfermaria do Serviço de Medicina Homens do...

Desportohá 20 horas

Riba d’Ave Hóquei Clube volta a reunir, este sábado, para tentar ultrapassar vazio diretivo 

O Riba d´Ave Hóquei Clube (RAHC) volta a reunir, este sábado, 5 de abril,  em Assembleia Geral para eleger os...

Famalicãohá 21 horas

Famalicão assinala “Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância”

O Município de Famalicão e a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Famalicão estão a assinalar o...

Paíshá 1 dia

Têxteis nacionais antecipam “impacto negativo” com tarifas de Trump: EUA são mercado de “grande relevância”

A Associação Têxtil e Vestuário de Portugal (ATP) afirma que as novas tarifas anunciadas pelos EUA às importações da União...

Paíshá 1 dia

PJ desmantela rede de burlas “olá pai, olá mãe” que lesaram milhares de pessoas

A Polícia Judiciária (PJ) anunciou hoje ter desmantelado uma rede de burlas “olá pai, olá mãe” e de ofertas de...

Arquivo

Mais Vistos