Famalicão
Famalicão: Coletivo “Quinteto Sextante” conquista 1.º lugar no concurso International Mozart Competition em Viena

O coletivo de música de câmara “Quinteto Sextante”, composto pela violoncelista famalicense Verónica Godinho, Eva Padrão na viola (natural da Trofa), Catarina Monteiro (violinista) e Inês Simões (clarinete), ambas de Barcelos e Laura Pereira, violinista de Aveiro, alunas do Politécnico de Castelo Branco (IPCB), alcançaram o primeiro prémio na categoria B1 do concurso International Mozart Competition Vienna, superando aqui outros coletivos de Portugal, Itália e Hungria.
Destaque-se ainda que as cinco jovens, atualmente a frequentar cursos de licenciatura e mestrado no IPCB, foram convidadas para participar na gala dos laureados, que terá lugar a 4 de maio na Musikverein, um prestigiado edifício da capital austríaca. Neste evento, moderado pela soprano Neivi Martinez, os vencedores irão interpretar peças de Liszt, Verdi, Debussy, Chopin, Paganini, Bach e Brahms. Adicionalmente, o Quinteto Sextante obteve o primeiro prémio na London Classical Music Competition e venceu também o VIII Concurso Nacional de Música de Câmara de Vila Verde.
Desde a sua formação em 2022, este grupo tem como objetivo explorar e interpretar repertórios que vão desde o período clássico até à atualidade, incluindo obras portuguesas.
Estas, desenvolvem o seu reportório no contexto da classe de Música de Câmara da ESART-IPCB, sob orientação do professor Pedro Ladeira, e já se apresentou em diversos eventos, como os “Recitais a’CORDA!” organizados pela Academia de Música de Alcobaça e o ciclo “Fronteiras” do Festival Cistermúsica, bem como em vários concertos na cidade de Barcelos.

-
Desportohá 1 semana
FC Famalicão X Estoril: Hugo Oliveira desvaloriza ausência do banco, “o jogo é dos jogadores” diz
-
Famalicãohá 6 dias
Famalicão espera mais um dia de chuva esta terça-feira. “Máximas” descem até aos 14 graus
-
Paíshá 4 dias
Investigadores portugueses cada vez mais próximos de nova “chave” para imunoterapia contra o cancro colorretal
-
Bragahá 1 dia
Suspeito é presente este sábado a interrogatório no Tribunal de Famalicão