Famalicão
Famalicão: Neto de Bernardino Machado oferece 493 obras literárias ao museu com o nome do seu avô
A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão aprovou ontem a doação de uma coleção de 493 obras literárias da biblioteca particular de Manuel Machado Sá Marques, neto do patrono do museu famalicense, ao Museu Bernardino Machado.
Estes documentos, anteriormente guardados em Lisboa, vão reforçar o acervo literário da unidade museológica municipal e incluem exemplares raros sobre temas como a história de Portugal, o republicanismo, o salazarismo e a monarquia portuguesa, entre outros. Após as diligências necessárias, a coleção estará disponível para consulta no Museu Bernardino Machado.
Refira-se que a doação deste património literário, estimado em 7.400€, partiu da herdeira de Manuel Machado Sá Marques, que entregou estes bens culturais ao museu famalicense com o propósito de fazer cumprir a vontade demonstrada por ele, de “enriquecer os instrumentos de consulta e investigação do Museu” dedicado à memória do ex-Presidente da República.
A integração destes bens no acervo da unidade museológica dedicada a Bernardino Machado, figura política com fortes ligações a Vila Nova de Famalicão, vem ampliar e enriquecer o conhecimento sobre o patrono da instituição e garantir a preservação e salvaguarda deste património.
-
Desportohá 1 semana
Sub-23 do FC Famalicão empatam 1-1 frente ao FC Vizela
-
Economiahá 6 dias
Número de trabalhadores abrangidos por despedimentos coletivos aumentou 76% em novembro face ao último ano
-
Famalicãohá 3 dias
Casa do Povo de Lousado promove torneio de bilhar
-
Famalicãohá 1 dia
Radar da PSP volta a Famalicão esta quarta-feira a partir das 08:30