Siga-nos nas redes

Famalicão

Famalicão: Violência nas Urgências do Hospital mostra falta de meios humanos e físicos da PSP

Publicado

em

A Associação Sindical dos Profissionais da Polícia considerou hoje que as agressões aos profissionais de saúde do Hospital de Famalicão evidenciam a falta de meios humanos e materiais, pedindo que a situação seja alvo de reflexão pelos responsáveis políticos.

Um grupo de cerca de 10 pessoas “irrompeu”, na madrugada de terça-feira, nas Urgências do Hospital de Famalicão e agrediu um elemento da segurança e profissionais de saúde, provocando três feridos, segundo fontes hospitalar e policial.

Em comunicado, a Associação Sindical dos Profissionais da Polícia (ASPP/PSP) manifesta-se solidária com os profissionais agredidos e sublinha que este episódio “de violência gratuita”, não pode ser visto de forma isolada e deve ser alvo de reflexão por parte da Direção Nacional da PSP e responsáveis políticos uma vez que “torna evidente e pública a falta de meios humanos e materiais”.

“Esta situação complexa, com a PSP a ser acusada publicamente de demora em acorrer à unidade hospitalar onde decorriam as agressões, lesa a instituição, mina a sua credibilidade, coloca os profissionais expostos à crítica pública – com o seu profissionalismo colocado em causa sem que tenham qualquer responsabilidade na incapacidade de resposta à ocorrência”, sublinha a ASPP/PSP.

Para a associação, o “impedimento de saída de profissionais para a pré-aposentação e consequente envelhecimento do efetivo, a falta de candidatos, o abandono da profissão continuam, a par de episódios semelhantes ao que aconteceu no Centro Hospitalar, a ser problemas que não se podem esconder”.

A ASPP/PSP lembra que nos últimos anos centenas de polícias abandonaram a carreira.

Na terça-feira, em comunicado, o Centro Hospitalar do Médio Ave (CHMA) informava que o episódio foi registado pelas 03:30, quando o grupo de cerca de 10 pessoas entrou “de forma agressiva” no Serviço de Urgência, acompanhando uma mulher.

“Quando solicitados a acalmarem-se pelo elemento de segurança, agrediram-no com violência, forçaram a entrada no serviço e, quando de novo lhes foi pedida calma, agrediram os profissionais de saúde que se aproximaram, tendo provocado ferimentos com alguma gravidade em dois profissionais”, acrescentava.

Também em comunicado, a PSP adiantava, na terça-feira, que recebeu uma chamada via 112, comunicando que estaria a ocorrer uma desordem com agressões, envolvendo um grupo de 15 a 20 cidadãos, no serviço de urgência do hospital de Vila Nova de Famalicão.

Acrescentava que não foi possível, até à data, identificar nem deter os alegados agressores, por terem fugido do local e que estavam em curso “diligências tendentes a obter indícios que permitam identificar os autores das agressões e dos danos referidos, de forma a que sejam criminalmente responsabilizados”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Economiahá 2 horas

DECO: Cada vez mais portugueses recorrem a créditos para pagar rendas e prestações

A subida do custo de vida ultrapassou o aumento dos rendimentos e a Deco tem observado um significativo acréscimo de...

Paíshá 2 horas

Qualidade das couves nesta época festiva afetada pela falta de frio

A couve penca de Mirandela apresenta boa qualidade este ano, mas faltou frio no momento certo para que apresente as...

Paíshá 3 horas

Natal: F-16 da Força Aérea vão sobrevoar céus de Portugal no dia 24 de dezembro

Uma parelha de aviões caça F-16M da Força Aérea vai sobrevoar algumas regiões de Portugal continental na terça-feira, dia 24...

Famalicãohá 4 horas

Famalicão: Homem de 69 anos envolvido em acidente detido após recusar teste de alcoolémia

Um homem de 69 anos foi detido pela PSP, na madrugada deste domingo, na cidade de Vila Nova de Famalicão...

Regiãohá 4 horas

Trofa celebra as Grandiosas Festas em Honra de S. Gonçalo entre 17 e 20 de janeiro

A Trofa entra em 2025 com preparando as Grandiosas Festas em Honra de S. Gonçalo, que se realizam em Covelas...

Desportohá 4 horas

Equipa masculina do GD Natação de Famalicão assegura manutenção na 1ª Divisão Nacional

Os atletas masculinos do Grupo Desportivo de Natação de Famalicão participaram nos Campeonatos Nacionais de Clubes 1.ª Divisão, realizados em...

Bragahá 4 horas

Mulher de 50 anos detida após série de furtos em Amares

O Núcleo de Investigação de Investigação Criminal (NIC) da Póvoa de Lanhoso e o Posto Territorial de Amares procederam à...

Famalicãohá 5 horas

Famalicão: Viagens de autocarro com alterações de funcionamento nas vésperas e dias de Natal e Ano Novo

A Câmara Municipal de Famalicão alerta para alterações nas viagens dos transportes públicos rodoviários do concelho para os dias e...

Paíshá 5 horas

Metro do Porto fecha mais cedo na véspera de Natal e retoma viagens às 09:00

O Metro do Porto volta a encerrar mais cedo os seus serviços nesta véspera de Natal, cerca das 20:00. Estes...

Paíshá 5 horas

GNR: Oito pessoas perderam a vida entre sexta-feira e domingo nas estradas portuguesas

A GNR registou nos últimos três dias 699 acidentes, dos quais resultaram oito mortos, 21 feridos graves e 189 ligeiros,...

Arquivo

Mais Vistos