Siga-nos nas redes

Desporto

Novo estádio do FC Famalicão deverá ficar concluído em 2027

Publicado

em

O novo estádio municipal de Vila Nova de Famalicão vai ser construído por privados, sem investimento financeiro camarário associado, devendo as obras arrancar em 2025 e terminar em 2027 foi anunciado esta terça-feira.

Em comunicado, o município explica que vai desafiar, através da abertura de um concurso público internacional, investidores e promotores privados a desenvolverem uma proposta imobiliária que inclua a construção do novo estádio municipal e outras valências destinadas a comércio e serviços, um polivalente municipal e um novo parque de estacionamento subterrâneo.

A proposta imobiliária será concretizada nos terrenos onde estão implantados o estádio municipal e o campo de treinos.

A estratégia encontrada pelo município para a construção do futuro estádio passará pela concessão dos terrenos por um período a definir após a conclusão dos estudos de avaliação e de viabilidade económico-financeira.

O presidente da Câmara, Mário Passos, apresentou esta terça-feira a proposta à direção do clube e da SAD do Futebol Clube de Famalicão.

Mário Passos apontou o início do segundo semestre deste ano para o arranque do procedimento concursal, adiantando que “é vontade da Câmara Municipal que a construção de todo o empreendimento comece ainda no ano de 2025”.

Mário Passos acredita que a solução encontrada vai dar uma nova centralidade àquela área nobre da cidade.

“Conseguimos valorizar o espaço urbano e manter o estádio municipal no mesmo local, dotando-o de condições ajustadas a uma equipa de topo do futebol nacional e internacional, tudo isto sem investimento financeiro municipal associado”, referiu.

Segundo o autarca, há uma “vasta equipa técnica” a trabalhar na elaboração do programa base, na avaliação imobiliária e nos estudos necessários à abertura do concurso público internacional.

A contrapartida que o município está disposto a conceder aos promotores é a cedência dos terrenos em questão por um determinado período, findo o qual os terrenos e os equipamentos construídos regressam à esfera municipal.

Durante o período de concessão, o promotor, de acordo com o seu plano de negócios, poderá explorar comercialmente as infraestruturas criadas, sendo que será clausula obrigatória que o estádio a construir seja para usufruto do Futebol Clube de Famalicão.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Famalicãohá 39 minutos

Ribeirão assinala conclusão da 1ª fase das obras na Junta com exposição de presépios

Está concluída a  primeira fase das obras de requalificação da Junta de Freguesia de Ribeirão. Trata-se da zona dos serviços...

Famalicãohá 2 horas

Famalicão: Tradicional Concerto de Natal em Esmeriz realiza-se este domingo

O Salão Paroquial de Esmeriz, em Famalicão,  recebe  hoje, domingo, mais um Concerto de Natal, organizado pela Junta da União...

Desportohá 2 horas

FC Famalicão aprova limite ao endividamento e atualização de quotas

O Futebol Clube (FC) Famalicão aprovou, na última sexta-feira, em Assembleia Geral, um conjunto de alterações aos seus estatutos e...

Paíshá 23 horas

Infeções respiratórias agudas graves aumentam com maior incidência em idosos

As infeções respiratórias agudas graves apresentam uma tendência crescente, com incidência mais elevada nas pessoas com 65 ou mais anos,...

Paíshá 1 dia

Combustíveis: Desce sobe e no fim nada muda

Dar com uma mão e tirar com a outra: assim começa o ano no que diz respeito aos combustíveis. A...

Paíshá 1 dia

Portugal com segundo prémio do Euromilhões

O primeiro prémio do Euromilhões foi para Espanha, mas Portugal voltou a ser afortunado na sexta-feira, com um totalista que...

Famalicãohá 1 dia

Famalicão: Presépio Vivo em Riba de Ave este fim de semana

Hoje, sábado, e amanhã, domingo, 28 e 29 de dezembro, o Parque do Adro da Igreja, em Riba de Ave,...

Sociedadehá 1 dia

Conheça a chave do Euromilhões de sexta-feira

Foi sorteada a chave do Euromilhões de sexta-feira, dia 27 de dezembro, que vale um prémio máximo de 41 milhões...

Paíshá 2 dias

PJ de de luto após falecimento de inspetor que resolvia casos de homicídio no Minho

A Polícia Judiciária nacional encontra-se de luto após o falecimento de Joaquim da Cunha Velho Vieira, “Inspetor aposentado com última...

Paíshá 2 dias

Portagem da A1 entre Porto e Lisboa aumenta 70 cêntimos a partir de 01 de janeiro

As portagens na A1, entre Lisboa e Porto, aumentam 70 cêntimos, para 24,60 euros, a partir de 01 de janeiro,...

Arquivo

Mais Vistos