Siga-nos nas redes

Famalicão

Famalicão: Estação de Nine beneficia com aumento da capacidade da Linha do Minho

Publicado

em

 O aumento de capacidade da Linha do Minho no troço entre Viana do Castelo e Valença, decorrente da nova sinalização automática, está previsto para o final do primeiro semestre, adiantou hoje à Lusa a Infraestruturas de Portugal (IP).

“A sua colocação em serviço, que está dependente da instalação da ADIF [gestor espanhol de infraestruturas ferroviárias], encontra-se atualmente a ser programada para o final do 1.º semestre de 2023”, pode ler-se numa resposta de hoje da IP à Lusa.

Em causa está a sinalização eletrónica e o sistema complementar de segurança para o controlo automático de velocidade das circulações entre Viana do Castelo e Valença-Fronteira (distrito de Viana do Castelo), “com interface com a nova sinalização que a ADIF está também a instalar até à fronteira portuguesa”.

A intervenção “permite ainda colocar em exploração as três novas estações técnicas [Midões, Carreço e Carvalha] para cruzamento de comboios de mercadorias até 750 metros, construídas anteriormente no âmbito da eletrificação deste mesmo troço”, concluída em abril de 2021.

Assim, a capacidade de circulação de comboios aumenta pela “possibilidade de, no mesmo sentido, colocar mais que um comboio a circular em segurança” e pelas operações de cruzamento e mudança de linha nas estações passarem a ser feitas “de forma mais rápida e de forma centralizada no Centro de Comando Operacional (CCO) do Porto”.

“Com estas condições, a capacidade de escoamento do troço Nine a Valença-Fronteira aumenta para os comboios de mercadorias, que atualmente circulam com 300 metros de comprimento e poderão passar a circular com 750 metros”, refere a IP na resposta à Lusa.

Segundo a IP, a nova sinalização ferroviária, um investimento de 17 milhões de euros, “encontra-se já integralmente instalada e em ensaios”, beneficiando a Linha do Minho entre Nine (Famalicão, distrito de Braga) e a fronteira de Valença.

O gestor das infraestruturas ferroviárias nacionais acrescenta que “grande quantidade das passagens de nível que se encontravam já automatizadas e dotadas de barreira física serão integradas no novo sistema de sinalização sendo automatizadas mais 10 novas: uma rodoviária e nove pedonais”.

“O troço Nine a Valença-Fronteira, antes desta intervenção, era dotado de estações com sinalização mecânica, sendo a exploração realizada em regime de cantonamento telefónico, o que faz depender a segurança da circulação ferroviária exclusivamente do fator humano e obriga ao guarnecimento das estações com pessoal operacional”, explica a IP.

Assim, “a intervenção contribui para o reforço da segurança do sistema ferroviário, e para o equilíbrio operacional da empresa, com a redução dos gastos operacionais”, segundo a IP.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Paíshá 5 horas

Embarcação de pesca afundou numa doca em Matosinhos

Uma embarcação de pesca, sem tripulantes a bordo, afundou hoje num dos cais do porto de pesca de Matosinhos, distrito...

Paíshá 5 horas

Homem de 89 anos desaparecido desde sexta-feira encontrado na Maia este domingo

Um homem de 89 anos, da Maia, foi encontrado este domingo depois de ter sido lançado um alerta para o...

Famalicãohá 6 horas

Famalicão: Condutor de 52 anos registou taxa de álcool de 3,29 g/l este domingo

A Polícia de Segurança Pública procedeu, este domingo, à detenção de um homem de 52 anos, por condução de veículo...

Desportohá 7 horas

FC Famalicão: Defesa espanhol Dani Morer emprestado ao Moreirense

O defesa espanhol Dani Morer reforça o Moreirense até ao final da presente época, por empréstimo do Famalicão, informou hoje...

Paíshá 7 horas

Problema elétrico deixa bebé de um ano trancado dentro de uma viatura em Valença

Um bebé com apenas um ano de idade ficou trancado no interior de um automóvel, na manhã desta segunda-feira, na...

Famalicãohá 9 horas

Famalicão: “Mínimas” descem até aos 2 graus esta terça-feira. Será um dia com céus nublados e ventos fracos

Famalicão espera, esta terça-feira, mais um dia sem chuva, de acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e...

Economiahá 9 horas

Empresa famalicense ACA será a responsável pela construção do Hotel Radisson Red Gaia

A ACA Engenharia e Construção formalizou, esta segunda-feira, 3 de fevereiro, o auto de consignação da empreitada de construção do Hotel...

Desportohá 9 horas

FC Famalicão e FC Porto negoceiam Gustavo Sá após saída eminente do médio Nico González

O Futebol Clube do Porto atravessa uma fase de algumas alterações, desencadeadas com a chega do novo treinador Matin Anselmi,...

Póvoa de Varzimhá 10 horas

Jovem de 20 anos encontrado morto no interior de apartamento na Póvoa de Varzim. Autoridades investigam

Um jovem com 20 anos foi encontrado, sem vida, no interior de um apartamento na Póvoa de Varzim, na manhã...

Bragahá 13 horas

Padre da arquidiocese de Braga vai a julgamento acusado por 18 crimes de abuso sexual de crianças

Vai a julgamento, o padre da arquidiocese de Braga que está acusado de 18 crimes de abuso sexual de crianças...

Arquivo

Mais Vistos