Famalicão
Famalicão: Portas da Vila é o primeiro trilho da Rede de Percursos Pedestres locais
Famalicão apresentou o trilho Portas da Vila, o primeiro trajeto da Rede de Percursos Pedestres de Famalicão, que visa promover a valorização turística da componente histórica e paisagística do concelho, dando relevo ao património religioso, cultural e natural.
Com ponto de partida e chegada no Parque da Devesa, este trilho de dificuldade 4/5, inclui 17.5 quilómetros de percurso, com a duração média de cinco horas e é aconselhado durante todas as épocas do ano.
Este percurso é destinado ao público em geral e assenta na valorização turística da componente histórica e paisagística da região, dando relevo ao património religioso, cultural e natural que o trajeto une. Com início junto ao Parque da Devesa, espaço privilegiado para a educação ambiental junto ao rio Pelhe, o percurso de tipologia circular desenvolve-se ao longo de 17,5 km, na sua maioria em área urbana.
Seguindo o sentido recomendado (sentido horário), o caminho leva-o a percorrer várias localidades periféricas, destacando-se a passagem pela igreja românica de Antas e as subidas ao Penedo da Moura e ao Monte do Facho ou de Santa Catarina, local panorâmico por excelência.
Inicia-se então um trajeto tendencialmente de descida, atravessando Brufe e Serrões de
encontro à ecopista que acompanha o visitante até às portas de Vila Nova.
A fase final do percurso decorre dentro do núcleo urbano de Famalicão e contempla passagens pelas igrejas matrizes (nova e antiga), Museu de Arte Sacra, Casa da Cultura, Paços do
Concelho e pelas Hortas Comunitárias antes do regresso ao ponto de partida no Parque da Devesa.
PASSOU EM DIRETO
-
Famalicão1 semana ago
Dois homens detidos em Famalicão por suspeita de tráfico de armas
-
Economia1 semana ago
Carregamento de veículos elétricos na rede pública pode ser duas vezes mais caro do que em casa
-
Famalicão6 dias ago
Famalicão: Arnoso Santa Maria, Santa Eulália e Sezures reúnem-se para celebrar Magusto este domingo
-
Famalicão3 dias ago
Alunos da Escola Básica Conde de Arnoso participam em ação sobre bullying e cyberbullying