Siga-nos nas redes

Famalicão

Metade dos comboios suprimidos devido à greve dos maquinistas

Publicado

em

A CP – Comboios de Portugal suprimiu 125 das 245 ligações programadas entre as 00h00 e as 08h00 de esta quarta-feira, devido à greve de maquinistas, de acordo com fonte oficial da empresa.

O presidente do Sindicato Nacional dos Maquinistas dos Caminhos de Ferro Portugueses (SMAQ), António Domingues, disse, por sua vez, que a adesão à greve até às 08h00 era de 100% e que apenas estão a ser cumpridos os serviços mínimos.

De acordo com o balanço feito pela CP à Lusa cerca das 08h30, estavam programados 245 comboios, foram efetuados 120 e suprimidos 125.

Dos 125 comboios suprimidos, sete eram de longo curso (realizaram-se cinco) e 31 regionais (realizaram-se 41).

No que diz respeito aos comboios urbanos de Lisboa e Porto foram realizados 43 e 31 e suprimidos 72 e 15, respetivamente.

Os trabalhadores das categorias representadas pelo SMAQ cumprem uma greve total, entre as 00h00 desta quarta-feira e as 23h59 de quinta-feira.

Na segunda-feira, os maquinistas iniciaram uma greve ao trabalho extraordinário e em dias de descanso, que se prolongará até às 23h59 de domingo.

O protesto do SMAQ pretende reclamar melhores condições de trabalho e aumentos.

Em comunicado publicado no ‘site’ do sindicato é referido que a paralisação terá mais impacto entre “as 00h00 do dia 04 de janeiro de 2023 [desta quarta-feira] e as 24h00 do dia 05 de janeiro de 2023 [quinta-feira]”, quando os trabalhadores “das categorias representadas pelo SMAQ” se encontram “em greve à prestação de todo e qualquer trabalho”.

O sindicato reivindica a “melhoria das condições de trabalho nas cabines de condução e instalações sociais” e das “condições de segurança nas linhas e parques de resguardo do material motor”.

O SMAQ exige também a “humanização das escalas de serviço, horas de refeição enquadradas e redução dos repousos fora da sede”, a “implementação de um efetivo protocolo de acompanhamento psicológico aos maquinistas em caso de colhida de pessoas na via e acidentes”, o “reconhecimento e valorização das exigências profissionais e de formação dos maquinistas pelo novo quadro legislativo” e o cumprimento integral do acordo de empresa.

O sindicato pretende ainda o “reconhecimento de categoria superior aos associados do SMAQ que desempenham/desempenharam serviço em órgãos de acompanhamento de tráfego” e manifesta-se “contra a absurda discriminação das categorias operacionais em matéria de tolerâncias de ponto na quadra festiva”.

Para esta quarta e quinta-feira foram definidos serviços mínimos, que podem ser consultados no ‘site’ da empresa, para serviços Alfa Pendular e Intercidades; Regional, InterRegional e Internacional; Comboios Urbanos do Porto e de Coimbra e Comboios Urbanos de Lisboa, destacou ainda.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

PASSOU EM DIRETO

Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Desportohá 13 horas

Cerca de 600 atletas correram entre Pedome e Oliveira Santa Maria na 8ª Corrida REN

Rui Pedro Silva, da equipe São Salvador do Campo, na categoria masculina, e Andreia Santos, do Centro Social e Recreativo...

Desportohá 20 horas

II Open de Jiu Jitsu em Famalicão reúne em competição, atletas de várias escolas do país

Este sábado, o Pavilhão Municipal das Lameiras, em Antas, acolheu o II Open Famalicão Jiu-Jitsu, um encontro nacional de artes...

Famalicãohá 20 horas

Descubra as Cores do Outono no Mercado Paleta de Cores!

Este fim de semana, a Praça D. Maria II transforma-se em um vibrante centro de celebração da estação de Outono...

Paíshá 21 horas

Fátima espera milhares de fiéis para a última grande peregrinação do ano

Este fim de semana, milhares de peregrinos são esperados no Santuário de Fátima para a última grande peregrinação do ano,...

Desportohá 24 horas

GRACAFE promove Corrida e Caminhada Solidária em Pedome e Oliveira Santa Maria

Este sábado, o GRACAFE organiza a 8ª Corrida e Caminhada Solidária, com partida e chegada na REN Subestação de Riba...

Famalicãohá 24 horas

Famalicão acolhe 9.ª edição do CLOSE-UP – Observatório de Cinema

De 12 a 19 de outubro, Famalicão será palco da 9.ª edição do CLOSE-UP, o Observatório de Cinema, que promete...

Famalicãohá 2 dias

Famalicão: Escolas de Pedome convidam para a sua “Feira de Outono” este sábado

O Agrupamento de Escolas Terras do Ave de Famalicão realiza, este sábado, a sua “Feira de Outono”, um evento dedicado...

Paíshá 2 dias

Heliporto do Hospital de São João no Porto recebeu o seu primeiro doente

Um homem de 94 anos, vindo de Bragança, foi o primeiro doente helitransportado para o heliporto do Hospital de São...

Desportohá 2 dias

Hóquei: Benfica vence Riba d’Ave por 6-2 nos quartos de final da Elite Cup

O Riba de Ave foi afastado esta tarde da Elite Cup depois de ser derrotado pelos e Benfica por 6-2.Ao...

Famalicãohá 2 dias

Famalicão: Pedro Nuno Santos estará em Ribeirão para congresso federativo do PS este sábado

O líder do Partido Socialista Pedro Nuno Santos estará presente, este sábado, na Escola Básica 2,3 de Ribeirão, local onde...

Arquivo

Mais Vistos