Siga-nos nas redes

Desporto

Racismo: Associações desportivas nacionais unidas em carta aberta para exigir “ações efetivas”

Publicado

em

Um total de 38 coletivos portugueses exigiram em carta aberta “ações efetivas contra o racismo no desporto” em Portugal, em carta aberta para assinalar o Dia Internacional contra a Discriminação Racial, celebrado esta sexta-feira.

“As organizações signatárias apelam a todas as autoridades com competência para investigar, punir, prevenir e legislar de forma a criar uma nova realidade em Portugal no que diz respeito à prevenção e ao combate ao racismo no desporto – uma área em que as ações do Estado se têm revelado absolutamente ineficazes”, pode ler-se na carta.

A missiva é endereçada ao Presidente da República, ao Governo, Procuradoria-Geral da República, ao presidente da Assembleia da República, bem como outras instituições, na área do desporto e na dos direitos humanos, e foi assinada por 38 coletivos, associações e grupos, de vários pontos do país.

Citando o relatório de 2024 sobre a atividade sancionatória da Autoridade para a Prevenção e o Combate à Violência no Desporto (APCVD), que comprova um aumento de queixas registadas, nota-se em paralelo “uma elevada taxa de arquivamentos”.

“Quanto a atos graves de racismo, mesmo sendo reportados ao Ministério Público, não resultam em ações efetivas e dissuasoras. Os eventos desportivos tornam-se espetáculos indignos de um país democrático, onde a igualdade e a liberdade deveriam ser garantidas para todas as pessoas”, acrescentam.

Criticando a falha na legislação e a inoperância do regime vigente, que “perpetua a impunidade”, lembram o último caso mediatizado de insultos racistas num estádio para pedir medidas.

“O recente caso de racismo ocorrido no jogo de futebol entre o Boavista e o Vitória de Guimarães, realizado no Estádio do Bessa, no passado dia 09 de março, no qual o guarda-redes Bruno Varela foi alvo de insultos racistas vindos das bancadas, exige uma reação urgente por parte das entidades responsáveis”, referem.

Assim, todo este “vazio legislativo é uma demonstração clara de racismo institucional”, criticando casos que não foram filmados ou captados e que, por isso, são arquivados, dando vários exemplos.

O grupo lembra que foi iniciada uma petição para pedir alteração à lei “que afasta do crime de ódio os comportamentos que não sejam veiculados por meios de divulgação”.

“As organizações signatárias desta carta não aceitam mais a perpetuação da impunidade em relação à violência racista nos eventos desportivos. Medidas imediatas devem ser adotadas, como jogos à porta fechada, proibição de transmissão televisiva, exclusão de competições desportivas, sanções pecuniárias elevadas, criação de um canal de denúncias eficaz”, defendem.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Sociedadehá 4 horas

Famalicão: Sócios e amigos GR de Gavião cumprem tradição e realizam passeio a Chaves

Tal como acontece todos os anos há 22 anos, os sócios e amigos do GR Gavião, Vila Nova de Famalicão,...

Sociedadehá 8 horas

Famalicão: Dois homens feridos em incêndio em vacaria

Um incêndio numa vacaria, esta manhã, em Outiz, Vila Nova de Famalicão, provocou ferimentos num militar da GNR de Famalicão...

Regiãohá 9 horas

Famalicão: Festa da Flor continua com concerto de Carolina Deslandes

O coração de Vila Nova de Famalicão está a viver mais uma Festa da Flor, que termina amanhã com a já icónica...

Famalicãohá 9 horas

Coligação Mais Ação, Mais Famalicão apresenta hoje candidatos às freguesias

A Coligação Mais Ação, Mais Famalicão (PSD, CDS-PP) vai apresentar, esta tarde, os candidatos às juntas de freguesia. A apresentação...

Desportohá 9 horas

FC Famalicão disputa penúltima jornada nos Açores

O O FC Famalicão joga esta tarde no terreno do Santa Clara.Na penúltima jornada do campeonato, a 33ª da I...

Desportohá 10 horas

Enea Mihaj está de saída do FC Famalicão. Capitão deixou mensagem emocionada

Enea Mihaj está em final de contrato com o FC Famalicão e já anunciou que vai deixar o clube no final da temporada....

Paíshá 21 horas

Fraude: Circulam mensagens faltas do SNS 24 a solicitar pagamentos

Os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde emitiram um alerta sobre a circulação de mensagens SMS fraudulentas em nome da...

Famalicãohá 22 horas

Famalicão novamente sob “aviso amarelo” esta madrugada. Previsão de chuva mantém-se até à tarde de sábado

Apesar das condições meteorológicas registadas nos últimos dias, com momentos breves de chuva, este sábado mantém-se em vigor mais um...

Famalicãohá 23 horas

Famalicão: Mulher de 53 anos ferida após atropelamento em Joane

Uma mulher de 53 anos ficou ferida na tarde desta sexta-feira, na sequência de um atropelamento provocado por um veículo...

Famalicãohá 24 horas

Fé moveu os Peregrinos de Vila Nova de Famalicão em mais uma etapa com chegada a Coimbra

Esta sexta-feira foi assinalada a partida do coletivo Peregrinos de Vila Nova de Famalicão do “checkpoint” de Casal de Comba,...

Arquivo

Mais Vistos