Siga-nos nas redes

País

A “Lusitânia” é palco para a nova aventura de Astérix e Obélix

Publicado

em

A próxima aventura em banda desenhada de Astérix e Obélix levará estas duas personagens pela primeira vez à Lusitânia, território que é hoje Portugal, e o livro sai a 23 de outubro, revelou hoje a imprensa francesa.

Com uma tiragem prevista de cinco milhões de exemplares, este será o 41.º álbum de uma das mais conhecidas e vendidas séries de banda desenhada, originalmente assinadas por René Goscinny e Albert Uderzo, e que atualmente tem continuidade com os autores Fabcaro, nome artístico de Fabrice Caro (argumento), e Didider Conrad (desenho).

Pela primeira vez, a história – passada no tempo dos romanos – colocará os dois intrépidos gauleses na antiga Lusitânia e fará várias referências à História, à cultura e “aos arquétipos” de Portugal, como contou o argumentista Fabcaro citado pela rádio RTL.

Na imprensa francesa foi divulgada uma capa provisória do novo álbum, intitulado “Astérix en Lusitanie”, com a dupla de personagens a pisar uma típica calçada portuguesa.

Em comunicado enviado hoje à agência Lusa, a editora Asa, do grupo editorial LeYa, revelou que o livro sairá em Portugal também a 23 de outubro, com o título “Astérix na Lusitânia”, e que a história incluirá uma personagem que já tinha aparecido na BD “O Domínio dos Deuses” (1971).

“Tudo o que posso dizer é que um antigo escravo lusitano com quem nos cruzámos em ‘O Domínio dos Deuses’ virá pedir ajuda aos nossos amigos”, explica o argumentista Fabcaro, citado pelo grupo LeYa, adiantando que para esta nova história queria “um álbum ensolarado, luminoso, num país mediterrânico que remetesse para férias”.

A partir de uma “super reportagem fotográfica do Fabrice Caro” sobre Portugal, o desenhador Didier Conrad quis “homenagear o formidável trabalho dos artesãos” que fazem a calçada portuguesa, uma das referências que constará no livro.

O desenho de calçada portuguesa reproduzido na capa é “de um peixe emblemático do país: o famoso bacalhau”, revelou Didier Conrad, também citado pela Asa.

Em dezembro passado, a editora Éditions Albert René, que detém os direitos da banda desenhada, já tinha anunciado que, no 41.º álbum, Astérix e Obélix sairiam da irredutível aldeia gaulesa para uma viagem.

“Procurei um destino onde os nossos amigos nunca estiveram, mas também um sítio onde eu quisesse mergulhar enquanto escrevia”, afirmou, na altura, o argumentista FabCaro citado pela editora.

O embaixador de Portugal em França, José Augusto Duarte, disse, igualmente citado no comunicado, que “tal como os gauleses, os corajosos lusitanos, comandados pelo bravo Viriato, lutaram contra o império romano, defendendo os seus valores, tradições e liberdade. A aliança com Astérix e Obélix nesta luta é bem-vinda”.

René Goscinny e Albert Uderzo deram a conhecer o universo de Astérix a 29 de outubro de 1959, nas páginas da revista francesa Pilote, e a parceria durou até 1977, ano da morte do argumentista. Uderzo faleceria em 2020.

O primeiro volume, intitulado “Astérix, o gaulês” e que saiu em 1961, apresentava um pequeno gaulês de bigode farfalhudo que tinha como grande amigo Obélix, personagem desajeitada e com uma força desmesurada, que carregava menires e adorava comer javalis.

Ambos são habitantes de uma invencível aldeia que resiste às investidas militares dos romanos, dirigidos por Júlio César, graças a uma secreta poção mágica inventada pelo druida Panoramix.

De acordo com a Asa, em todo o mundo já foram vendidos 400 milhões de exemplares dos álbuns já publicados de Astérix e Obélix.

“Astérix na Lusitânia” será publicado em simultâneo em 19 línguas e dialetos.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Famalicãohá 3 horas

Peregrinos de Famalicão chegam hoje ao Santuário de Fátima

Depois de vários dias de caminhada, mais de 100 peregrinos de Vila Nova de Famalicão chegam esta segunda-feira ao Santuário...

Desportohá 3 horas

Corrida Famalicão -Joane celebra hoje 25.ª edição

Realiza-se hoje, domingo, 11 de maio, a 25.ª edição do Famalicão Joane, uma prova desportiva que se tornou uma referência...

Paíshá 3 horas

Mais de 333 mil eleitores votam hoje antecipadamente

Este domingo, 333.347 eleitores recenseados em Portugal dirigem-se às urnas para votar antecipadamente em mobilidade, um número recorde desde que...

Sociedadehá 22 horas

Famalicão: Sócios e amigos GR de Gavião cumprem tradição e realizam passeio a Chaves

Tal como acontece todos os anos há 22 anos, os sócios e amigos do GR Gavião, Vila Nova de Famalicão,...

Sociedadehá 1 dia

Famalicão: Dois homens feridos em incêndio em vacaria

Um incêndio numa vacaria, esta manhã, em Outiz, Vila Nova de Famalicão, provocou ferimentos num militar da GNR de Famalicão...

Regiãohá 1 dia

Famalicão: Festa da Flor continua com concerto de Carolina Deslandes

O coração de Vila Nova de Famalicão está a viver mais uma Festa da Flor, que termina amanhã com a já icónica...

Famalicãohá 1 dia

Coligação Mais Ação, Mais Famalicão apresenta hoje candidatos às freguesias

A Coligação Mais Ação, Mais Famalicão (PSD, CDS-PP) vai apresentar, esta tarde, os candidatos às juntas de freguesia. A apresentação...

Desportohá 1 dia

FC Famalicão disputa penúltima jornada nos Açores

O O FC Famalicão joga esta tarde no terreno do Santa Clara.Na penúltima jornada do campeonato, a 33ª da I...

Desportohá 1 dia

Enea Mihaj está de saída do FC Famalicão. Capitão deixou mensagem emocionada

Enea Mihaj está em final de contrato com o FC Famalicão e já anunciou que vai deixar o clube no final da temporada....

Paíshá 2 dias

Fraude: Circulam mensagens faltas do SNS 24 a solicitar pagamentos

Os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde emitiram um alerta sobre a circulação de mensagens SMS fraudulentas em nome da...

Arquivo

Mais Vistos