Região
ASAE apreende mais de 25 mil sapatilhas contrafeitas num armazém da Maia

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) anunciou este sábado, que apreendeu, concelho da Maia, mais de 25 mil sapatilhas da Nike contrafeitas a uma organização criminosa internacional.
A mercadoria está avaliada em 2,5 milhões de euros e ia ser distribuída pela Europa. Dois homens foram detidos.
Em comunicado, a ASAE explica que, na quarta-feira, os inspetores apanharam em flagrante dois contrabandistas, de nacionalidade marroquina mas com residência em Espanha.
Os dois suspeitos pertencerão a uma “vasta estrutura criminosa”, que operava por via aérea e terrestre, recorrendo a transportadoras internacionais, pagamentos digitais, moradas e identidades falsas, para introduzir na Península Ibérica produtos contrafeitos e falsificados.
A ASAE conta ainda que estes artigos eram posteriormente distribuídos nos mercados regulares de Portugal e Espanha, onde eram vendidos a preços elevados como se fossem legítimos e autênticos.
Foi instaurado o correspondente processo-crime por fraude sobre mercadorias, contrafação e uso ilegítimo de marca. Como balanço da operação, para além das duas detenções, foram ainda recolhidos diversos elementos probatórios relativos à prática dos ilícitos criminais, bem como apreendidas duas viaturas de alta cilindrada e 25.416 artigos de desporto contrafeitos, num valor total superior a 2,5 milhões de euros.
Foto: ASAE

-
Famalicãohá 1 semana
Famalicão: Temperaturas máximas vão descer 13 graus esta quarta-feira com a chegada da chuva
-
Desportohá 6 dias
FC Famalicão: Estará mais perto da vitória quem conseguir controlar as suas emoções acredita Hugo Oliveira
-
Paíshá 3 dias
Despedimentos coletivos: Região Norte totalizou 88 no primeiro trimestre de 2025
-
Barceloshá 2 dias
Instalações de clube em Barcelos alvo de furtos e vandalismo. Autoridades investigam