Siga-nos nas redes

Guimarães

Guimarães: Ministério Público pede 25 anos de prisão para homem acusado de várias violações

Publicado

em

O Ministério Público (MP) pediu hoje uma condenação próxima da pena máxima de 25 anos de prisão para o homem acusado de várias violações e de outros crimes alegadamente cometidos na cidade de Guimarães, distrito de Braga.

Fonte judicial adiantou à agência Lusa que, nas alegações finais, o procurador do MP defendeu uma pena perto dos 25 anos de cadeia, enquanto a defesa das vítimas pediu a pena máxima (25 anos) para o arguido, 34 anos, que se encontra em prisão preventiva.

Durante o julgamento, que se iniciou em 16 de outubro de 2024 e que decorre à porta fechada, por decisão do Tribunal Criminal de Guimarães (Creixomil), face ao tipo de crimes em causa e para proteção da identidade das vítimas, o arguido apenas reconheceu ter cometido alguns roubos, nunca assumindo a prática de qualquer crime de cariz sexual.

A leitura do acórdão ficou marcada para as 14:00 de 14 de fevereiro.

O arguido, que está em prisão preventiva desde 30 de agosto de 2023, responde em julgamento por cerca de uma dezena de episódios de violações ou de tentativas levadas a cabo nas proximidades do centro de Guimarães, mas também por outros crimes, como roubo, ofensas à integridade física, coação ou coação sexual.

O homem está acusado de 15 crimes: sete de violação, quatro de roubo, dois de coação sexual, um deles agravado, um de coação e outro de ofensas à integridade física.

Em causa estão factos que ocorreram sobretudo entre dezembro de 2022 e agosto de 2023, mês em que foi detido pela Polícia Judiciária (PJ), e depois de abordar e alegadamente atacar, em 22 de agosto de 2023, um casal de namorados, sendo suspeito de violar a jovem, de 21 anos.

Aquando da detenção, em 28 de agosto de 2023, o homem morava com a namorada na cidade de Guimarães, trabalhava numa empresa de resíduos e estava socialmente inserido.

Os sucessivos episódios de agressões sexuais causaram grande alarme, medo e preocupação junto da população de Guimarães.

Os alvos do arguido eram mulheres, adolescentes e jovens adultas, sendo que, num dos casos que constam da acusação do Ministério Público (MP), a vítima mais nova tem 12 anos e foi abordada pelo arguido junto ao Pavilhão Multiusos, enquanto a mais velha, de 68 anos, foi atacada na ecopista de Guimarães.

Os outros episódios descritos na acusação do MP aconteceram nos caminhos pedonais junto ao Castelo de Guimarães, nos caminhos pedonais junto ao Paço dos Duques, na ecopista de Guimarães, no Parque da Cidade e no Largo da República do Brasil.

Várias vítimas constituíram-se assistentes no processo.

Em conferência de imprensa realizada após a detenção, em 30 de agosto de 2023, a PJ deu conta do modo de atuação “violento” do arguido.

“Após reconhecimento da zona, dos casais, das vítimas, [os ofendidos] eram abordados com bastante violência. Nuns casos usando armas brancas, noutros casos através da força física, nalguns casos subtraía dinheiro e equipamentos e, seguidamente, praticava atos sexuais de especial relevo”, referiu António Gomes, à data diretor da PJ de Braga.

O arguido já tinha sido condenado a uma pena efetiva de três anos e meio por violação, quando tinha 20 anos.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Paíshá 10 horas

Polícia Judiciária: Sete suspeitos de assaltos violentos entre os 25 e 34 anos detidos

A Polícia Judiciária deteve sete homens com idades entre os 25 e os 34 anos, suspeitos de roubos violentos a...

Paíshá 11 horas

Sindicato da função pública convoca greve de três dias para o mês de fevereiro

A Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais vai convocar uma greve nacional para 26, 27...

Desportohá 11 horas

FC Famalicão: Equipa focada nas estratégias fundamentais para vencer o Estrela diz Enea Mihaj

Com a aproximação de mais um importante desafio para o emblema famalicense, uma receção ao Estrela da Amadora (14.º classificado...

Famalicãohá 13 horas

Famalicão: Riba de Ave já tem em funcionamento uma nova Caixa Multibanco

A Junta de Freguesia de Riba de Ave anunciou, esta quinta-feira, a entrada em funcionamento de uma nova Caixa Multibanco,...

Famalicãohá 13 horas

Meteorologia: Famalicão espera ventos até 80 km/h e chuva forte esta sexta-feira

Famalicão espera, esta sexta-feira, um agravamento das condições meteorológicas, de acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e...

Barceloshá 15 horas

Mulher de 94 anos morre no hospital após atropelamento em Barcelos

Acabou por falecer no hospital de Braga, uma mulher de 94 anos que foi atropelada, às primeiras horas da manhã...

Desportohá 15 horas

“Elite da UEFA”: Árbitro João Pinheiro fala no sonho de dirigir uma final mundial em momento de homenagem

O árbitro João Pinheiro afirmou hoje que a final de um Campeonato do Mundo é “o sonho” de qualquer ‘juiz’,...

Bragahá 16 horas

Braga Capital da Cultura 2025: Ricardo Rio destaca retorno económico imediato que o evento traz à cidade

O presidente da câmara de Braga, Ricardo Rio, afirmou hoje que a Capital Portuguesa da Cultura (CPC), além de um...

Paíshá 16 horas

ASAE: 1,2 toneladas de carne podre resultaram em processo-crime para o proprietário

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) instaurou um processo-crime a um estabelecimento de Ponte de Lima onde apreendeu...

Famalicãohá 18 horas

Famalicão: Homem de 25 anos detido por conduzir veículo sem carta

Um homem de 25 anos foi detido pela Polícia de Segurança Pública, esta quinta-feira, em Famalicão, pelo crime de condução...

Arquivo

Mais Vistos