Mundo
Incêndios em Los Angeles: Não há portugueses entre os desaparecidos
O cônsul de Portugal em São Francisco disse hoje à Lusa que não há cidadãos portugueses identificados entre os desaparecidos nos incêndios em Los Angeles, afirmando que o combate às chamas continua “muito difícil”, numa “corrida contra o tempo”.
“Uma coisa que me dá ânimo é o facto de não terem sido sinalizados até ao momento desaparecidos portugueses, o que pode ser um indício positivo de uma menor probabilidade de existirem vítimas mortais entre os nossos cidadãos”, afirmou à Lusa Filipe Ramalheira, por telefone, pouco depois das 10h00 em Los Angeles (18h00 em Lisboa). O diplomata indicou que, “neste momento”, as autoridades não conseguem confirmar a informação de que uma segunda família portuguesa terá perdido a sua casa.
“Tivemos indícios de uma família que tinham sobrenome português, mas depois de alguma investigação percebemos que eram de outras nacionalidades”, referiu. Identificado está o caso de uma portuguesa, que pediu apoio consular, adiantou Filipe Ramalheira, referindo que um funcionário do consulado-geral vai deslocar-se a Los Angeles para “prestar a ajuda necessária”. “A situação é fluida”, afirmou o cônsul, que disse não afastar “a possibilidade de haver mais portugueses afetados”.
O responsável elogiou o “espírito de entreajuda brutal” da comunidade portuguesa, que “tem trabalhado de forma exemplar”.
-
Paíshá 1 semana
Atenção ao tempo. Hoje será um “domingo de inverno”
-
Famalicãohá 5 dias
Famalicão sob Aviso Laranja após atualização: Chuvas fortes, ventos de 90 km/h e trovoada
-
Economiahá 3 dias
DECO: Cabaz dos alimentos essenciais aumentou quase 3 euros desde o início do ano
-
Paíshá 4 horas
Nutricionistas vão propor ao Governo isenção de IVA para alimentos essenciais