Siga-nos nas redes

País

Encerramento das escolas e e teletrabalho preocupa entidades de apoio à família, deficiência e de solidariedade social

Publicado

em

Várias entidades de apoio à família, deficiência e de solidariedade social estão preocupadas com o impacto do encerramento das escolas e o teletrabalho e pedem a apreciação de medidas indispensáveis à conciliação entre a vida profissional e familiar.

Em comunicado, as várias entidades, entre as quais a Associação Portuguesa de Famílias Numerosas, adiantam ter solicitado uma audiência urgente ao presidente da República, a todos os grupos parlamentares, ao primeiro-ministro e outros membros dos órgãos de soberania “para reportar casos graves e propor soluções concretas em relação à situação precária e perigosa a que o confinamento atual obriga” devido à pandemia de covid-19.

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



Aquelas entidades dizem estar preocupadas com o impacto que as medidas de encerramento das escolas e do teletrabalho obrigatório que decorrem do estado de emergência têm tido para as famílias com filhos.

No pedido de audiência, as entidades destacam que há milhares de famílias em rutura financeira, física e psíquica, sem capacidade para fazer face à situação que são obrigadas a viver.

Nesse sentido, pedem urgência no alargamento do apoio extraordinário à família para um dos pais ou cuidador informal que está a exercer teletrabalho, nomeadamente, famílias com vários filhos com idade inferior a 12 anos, uma situação agravada quando há filhos com deficiência ou quando se é cuidador informal de pessoa que exige cuidados constantes.

Aquelas entidades propõem a equiparação dos regimes da segurança social aos outros sistemas para efeitos de justificação de faltas e apoios correspondentes e o alargamento excecional da licença parental até um ano para as crianças nascidas após a entrada em vigor do presente estado de emergência.

Propõem igualmente a atribuição de compensação financeira no regime de “lay-off” para pais com dependentes a cargo (majorações nos valores mínimo e máximo do valor atribuído em virtude do ‘lay-off’) e agilizar os procedimentos de regularização das crianças filhas de emigrantes as quais estão impedidas de aceder aos apoios legais até à conclusão dos respetivos procedimentos.

Solucionar a situação dos colaboradores que estão com salários em atraso e/ou em empresas impedidas de aceder ao “lay-off” e agilizar os procedimentos de isolamento profilático sempre que existam dependentes são outras das propostas.

As entidades pedem também respostas diversificadas de acesso aos meios tecnológicos da escola online, para famílias fora da atribuição gratuita: empréstimo, acordos para redução de preços (comparticipações), dedução no IRS, etc.

Pedem ainda uma resposta em escola de acolhimento semelhante à fornecida para os trabalhadores em serviços essenciais quando a função dos pais tem horário fixo e exige atenção permanente ou quando o cuidado às crianças está dependente apenas de um cuidador cujo rendimento fique abaixo de um salário mínimo per capita.

O pedido de audiência é feito pela Associação Portuguesa de Famílias Numerosas, Associação Portuguesa de Síndrome de Asperger, Associação para a Promoção da Segurança Infantil, Federação Nacional de Cooperativas de Solidariedade Social, F.C.R.L, Instituto Apoio à Criança e NOVAMENTE – Associação de Apoio aos Traumatizados Crânio-Encefálicos e suas Famílias.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Famalicãohá 39 minutos

Famalicão: Bairro Comercial Digital já está no terreno e quer ajudar empresas a faturar no mercado digital

O Município e a Associação Comercial e Industrial de Famalicão (ACIF) apresentaram, esta quinta-feira, na Fundação Cupertino de Miranda, o...

Famalicãohá 58 minutos

Mercado de emprego e formação com 388 ofertas de trabalho disponíveis

O Mercado de Emprego e Formação é organizado pela Câmara Municipal, com a participação de instituições como o Centro de...

Famalicãohá 1 hora

Famalicão: Atropelamento em Gavião faz um ferido

Uma pessoa ficou ferida na manhã desta sexta-feira, na sequência de um atropelamento na Estrada Nacional 14 em Gavião. De...

Economiahá 1 hora

Combustíveis: Gasóleo e gasolina descem na próxima semana

Com o final de mais uma semana em aproximação chegam novas previsões quanto à oscilação do preço dos combustíveis para...

Famalicãohá 2 horas

Famalicense Xavi Ballas 5.º no Troféu do Norte após queda aparatosa

O piloto de Famalicão Xavi Ballas esteve em competição no último fim de semana em Pico dos Regalados, Vila Verde,...

Famalicãohá 2 horas

Famalicão apoia associações juvenis do concelho

Esta terça-feira, 30 de abril, a Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão renovou o seu compromisso com as associações...

Paíshá 16 horas

Concentração de pólen na atmosfera deverá aumentar a partir de segunda-feira

A concentração de pólen na atmosfera pode subir em Portugal continental a partir de segunda-feira, atingindo valores de risco moderado...

Famalicãohá 17 horas

Sol e “máximas” quase nos 30.º graus regressam na próxima semana

Depois de uma semana com previsões de chuva diárias, os céus mais limpos e tempo mais quente deverá regressar a...

Desportohá 17 horas

Hóquei: FAC recebe Benfica este sábado

A equipa de hóquei em patins do Famalicense Atlético Clube disputa, este sábado a partida referente à 26.ª jornada do...

Famalicãohá 18 horas

Famalicão: Nuno Melo garante nunca ter proposto recrutamento militar de “pessoas em cumprimento de pena” ou “delinquentes”

O ministro da Defesa Nacional, Nuno Melo, disse hoje ter vivido “24 horas de realidade paralela” por causa de “uma...

Arquivo

Mais Vistos