Siga-nos nas redes

País

Viaturas à disposição da PSP e GNR “não asseguram patrulhas 24 horas” diz a Inspeção da Administração Interna

Publicado

em

A Inspeção-Geral da Administração Interna alerta para a falta de viaturas à disposição da PSP e GNR, escalas de serviço que “não asseguram patrulhas 24 horas” e polícias “em quantidade insuficiente para assegurar o funcionamento” das instalações policiais.

Estas são algumas das falhas detetadas pela Inspeção-geral da Administração Interna (IGAI) durante as inspeções sem aviso prévio realizadas em 2023 a 63 instalações policiais, 42 das quais a postos territoriais da Guarda Nacional Republicana e 21 a esquadras da Polícia de Segurança Pública.

O relatório das inspeções sem aviso prévio às forças de segurança realizadas em 2023, agora disponibilizado pela IGAI, dá conta de postos territoriais da GNR a funcionar num “mero atendimento das 09:00 às 17:00 e sem efetivo próprio” e de um número de militares da GNR “em quantidade insuficiente para assegurar o funcionamento dos postos territoriais”.

A IGAI detetou também instalações policiais sem “meios humanos e materiais destinados a garantir a segurança das respetivas populações”, escalas de serviço que “não asseguram patrulhas 24 horas”, atendimento fora do horário de expediente efetuado por pessoal escalado para patrulha, “privando a população do adequado patrulhamento”, e um “atendimento efetuado pelo efetivo escalado para inquéritos, que é apenas realizado em horário de expediente”.

Aquela entidade que fiscaliza a atividade das polícias encontrou também nas esquadras da PSP e postos da GNR fiscalizados uma “reduzida percentagem de efetivos com formação em violência doméstica e estatuto de apoio à vítima”, “escassez de meios auto à disposição do efetivo, reduzindo a capacidade de intervenção”, edifícios e instalações em “mau estado de conservação ou inadaptadas funcionalmente e de atendimento a pessoas com mobilidade reduzida”, instalações “de grandes dimensões sem sistema de vigilância”, casas devolutas e zonas de atendimento sem privacidade.

O relatório indica igualmente que há “edifícios com telhas de amianto”, instalações sem casa de banho específica para o público e “inadaptadas funcionalmente” ao efetivo feminino e ao atendimento a pessoas com mobilidade reduzida, além de não existirem salas de apoio à vítima e “uma clara identificação ou inventariação do armamento existente” na esquadra ou posto.

“Celas de detenção sem condições de higiene e segurança, ausência de planos de emergência e existência de extintores com prazo de manutenção ultrapassado, edifícios sem sistema elétrico alternativo em situação de quebra de energia” e “mobiliário antigo, em mau estado e desatualizado, salas de espera pequenas e com mau grau de conforto e zonas de atendimento sem privacidade” são outras das conclusões das inspeções sem aviso prévio realizadas pela IGAI.

No relatório, a IGAI recomenda à PSP e GNR um “reforço e formação” do efetivo, dos carros, equipamento e fardamento, adaptação das instalações ao exercício de funções do efetivo feminino, acesso do público a casas de banho exclusivas e adaptadas para pessoas com mobilidade reduzida, criação e instalação de salas de atendimento à vítima, reparação das instalações e equipamentos que se encontram danificados e substituição das telhas em amianto.

Além das 63 ações de inspeção sem aviso prévio às esquadras da PSP e postos territoriais da GNR, a IGAI realizou ainda seis visitas aos Centros de Instalação Temporários ou Espaços Equiparados para cidadãos estrangeiros, que eram da responsabilidade do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras e com a sua extinção passaram para a alçada da PSP.

O âmbito de intervenção da IGAI, que anualmente realiza estas inspeções, contemplou as condições de atendimento ao público, de trabalho dos elementos policiais, zona de detenção, intervenção no âmbito da Lei Tutelar Educativa, da Lei de Proteção de Crianças e Jovens em Perigo e da Lei de Saúde Mental, reclamações de cidadãos, estatuto da vítima e guarda de armas, protocolos de segurança e acondicionamento e selagem dos bens apreendidos.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

PASSOU EM DIRETO

Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Famalicãohá 11 horas

Famalicão: “Máximas” sobem aos 32.º graus esta terça-feira

Famalicão espera, esta terça-feira, um dia de sol e com uma subida das temperaturas, de acordo com as previsões do...

Famalicãohá 12 horas

Famalicão volta a distinguir obras literárias com o Prémio Camilo Castelo Branco

As melhores obras literárias escritas em português, através do recém-criado Prémio Literário Camilo Castelo Branco serão distinguidas pelo município de...

Desportohá 13 horas

Famalicão: Rodrigo Rouxinol sagara-se Campeão Regional nos 1.500 metros

Os atletas do Liberdade FC marcaram presença este sábado e domingo, no Estádio Municipal de Lousada, local onde decorreu o...

Sociedadehá 14 horas

Famalicão: Ciclista ferido após colisão rodoviária em Gavião

Uma pessoa ficou ferida, na tarde desta segunda-feira, na Avenida Santiago de Gavião, na freguesia de Gavião, em Famalicão, na...

Famalicãohá 15 horas

Lousado teme que terminal ferroviário de mercadorias destrua a ecopista da freguesia

O presidente da Câmara de Famalicão disse, esta quinta-feira, que está ao lado da Junta de Lousado na contestação à...

Famalicãohá 15 horas

Famalicão: Despiste faz um ferido em Vale S. Cosme

Uma pessoa ficou ferida, na tarde desta segunda-feira, na sequência do despiste de um veículo ligeiro, que acabou por cair...

Famalicãohá 16 horas

Famalicão apresenta Dispositivo Municipal de Vigilância Florestal

A proteção civil de Famalicão apresentou esta manhã no campus da proteção civil em Bairro o plano de operacionalidade da...

Póvoa de Varzimhá 17 horas

Póvoa de Varzim: Detido após furto de ferramentas elétricas em loja

Militares da GNR da Póvoa de Varzim procederam à detenção de um homem de 31 anos por furto de ferramentas...

Paíshá 19 horas

Dispositivo de combate a incêndios em capacidade máxima a partir deste 01 de julho

O dispositivo de combate a incêndios rurais é hoje reforçado para entrar na sua capacidade máxima, passando a estar em...

Famalicãohá 20 horas

Famalicão: Dois detidos pela PSP por excesso de álcool e falta de carta de condução

Este fim de semana, a PSP de Famalicão procedeu à detenção de um homem de 26 anos, por não possuir...

Arquivo

Mais Vistos