Economia
Combustíveis em subida. Gasóleo aumentou 20% desde maio
O valor mais elevado deste ano é agora verificado no preço dos combustíveis. Desde maio, o litro do gasóleo subiu mais de 20%, o que significa, cerca de 14 euros gastos ao encher o depósito.
Conforme reportado pelo jornal Negócios, existe a possibilidade de novas subidas de preço nas próximas semana, devido à valorização do petróleo a nível internacional. Nas últimas cinco semanas, o preço tem vindo a aumentar progressivamente, tendo a sua origem em fatores como a tributação e o calor.
A Associação Portuguesa de Empresas Petrolíferas (APETRO), ao comunicar ao mesmo jornal, explica que, apesar de a principal causa para a subida dos preços ser a elevação das cotações a nível internacional, a desvalorização do euro em relação ao dólar também contribui de forma significativa para este fenómeno.
Durante o mês de julho, o barril de petróleo valorizou quase 15% na Europa, e o crude registou um aumento superior a 17% em Nova Iorque.
O Negócios avança ainda que desde os valores mínimos alcançados em maio até aos valores atuais, a gasolina aumentou 21 cêntimos por litro, ao passo que o gasóleo subiu 28,3 cêntimos. Esta discrepância resulta num custo adicional de 10,50 euros ao encher um depósito de 50 litros, no caso da gasolina, e de 14 euros, no caso do gasóleo.
PASSOU EM DIRETO
-
Desportohá 1 semana
Famalicão: Nova residência vai acolher primeiros estudantes já em 2025
-
Paíshá 1 semana
Ex-concorrente do Big Brother alvo de queixa após uso indevido de igreja na gravação de conteúdo para as redes sociais
-
Paíshá 7 dias
Nuvens lenticulares voltaram a criar espetáculo raro nos céus do Alto Minho
-
Famalicãohá 4 dias
Famalicão: Coroas de Natal mais bonitas vão a concurso em Riba de Ave