Siga-nos nas redes

País

Sindicato alerta para redução da qualidade dos serviços de obstetrícia devido à exaustão dos médicos

Publicado

em

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM) garantiu hoje que os constrangimentos nas urgências de obstetrícia e nos blocos de partos verificam-se em vários hospitais do país, alertando que a situação “irá piorar” nos próximos meses.

“O SIM desde há mais de um ano que tem vindo a alertar para a gravíssima situação que se vive nos serviços de obstetrícia na área metropolitana de Lisboa, bem como em outros pontos do país”, adiantou à Lusa o secretário-geral do sindicato.

Em vários hospitais do país registam-se “carências de escalas há muitos meses” na área da obstetrícia e da ginecologia, salientou Jorge Roque da Cunha, ao apontar os exemplos da área metropolitana de Lisboa, do Algarve e de Leiria.

“Este fim de semana no Algarve, na véspera de sábado, foram dois médicos deslocados de Portimão para garantir a urgência em Faro” e hoje o SIM recebeu uma “carta de colegas de Leiria, em que manifestam mais uma vez essa insuficiência” de médicos para assegurar as escalas completas, avançou o dirigente sindical.

Segundo Roque da Cunha, essa situação deve-se à “exaustão” dos médicos especialistas dos hospitais públicos, que em 2022 realizaram “cerca de 10 milhões de horas extraordinárias”.

“Em relação ao Hospital de Santa Maria e a muitos desses locais, a situação irá piorar” nos próximos meses, depois de muitos dos especialistas terem efetuado “300 ou 400 horas extra” cada um durante vários anos, alertou.

“Estamos a assistir este ano a uma atitude perfeitamente correta e justificável de médicos que não fazem mais do que as 150 horas [anuais] que são obrigatórias, daí que o Hospital de Santa Maria recorra aos privados” para os partos de baixo risco, referiu Roque da Cunha.

De acordo com o sindicalista, isto está a acontecer porque o Ministério da Saúde “não investe no reforço de médicos no Serviço Nacional de Saúde”.

“A questão de fundo tem a ver com essa incapacidade do Governo que não se irá resolver com propostas de aumentos salariais que nos foram apresentadas de cerca de 1,7% para os vários regimes de trabalho”, lamentou Roque da Cunha.

As grávidas de baixo risco referenciadas para o Hospital de Santa Maria estão a ser reencaminhadas para hospitais privados de Lisboa devido a “constrangimentos na escala clínica” da sala de partos, anunciou no domingo o Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Norte (CHULN).

O centro explicou que esta decisão surge na sequência da “indisponibilidade de prestação de trabalho extraordinário acima das 150 horas anuais assumida por médicos do departamento e da [recente] demissão de chefes de equipa da Urgência de Obstetrícia e Ginecologia”.

De acordo com o CHULN, as equipas do Hospital de Santa Maria continuarão a assegurar os partos de alto risco, mas “por uma questão de previsibilidade para as famílias acompanhadas no CHULN, foi acionado o mecanismo extraordinário de colaboração com instituições privadas, previsto no plano sazonal de verão ‘Nascer em segurança no SNS’”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

PASSOU EM DIRETO

Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Paíshá 7 minutos

PSP registou 69 mortos e mais de 49 mil acidentes rodoviários entre janeiro e outubro

A PSP registou até 31 de outubro deste ano 49.012 acidentes rodoviários, dos quais resultaram 69 mortos, mais cinco do...

Famalicãohá 29 minutos

Famalicão: Chega debate aspectos da “cultura woke” em mais uma jornada política esta sexta-feira

O núcleo famalicense do partido Chega lança o convite à comunidade para participar em mais uma das suas jornadas políticas,...

Paíshá 51 minutos

Homem que matou agente municipal em França detido pela PJ na Póvoa do Lanhoso

A Polícia Judiciária (PJ) deteve hoje, na Póvoa do Lanhoso, um homem de 25 anos procurado internacionalmente pelas autoridades francesas...

Famalicãohá 15 horas

Famalicão espera dia nublado mas sem chuva esta sexta-feira

Famalicão espera, esta sexta-feira, um dia sem previsões de chuva para o período diurno, apesar de céus nublados, de acordo...

Famalicãohá 16 horas

Famalicão: Homem gravemente ferido após queda em acidente de trabalho no Louro

Uma pessoa ficou ferida, ao final da tarde desta quinta-feira, na sequência de um acidente de trabalho nas instalações da...

Famalicãohá 17 horas

Famalicão: Região do Minho espera chegada da tempestade Bert este domingo

O concelho de Famalicão será uma das zonas afetadas pela tempestade Bert, que atinge a região do Minho, a partir...

Desportohá 18 horas

FC Famalicão: Zaydou vive momento “incrível” após estreia pela sua seleção nacional

Uma experiência “incrível”, é assim que Zaydou Youssouf descreve a sua estreia, de grande sucesso, na Seleção Nacional de Comores,...

Famalicãohá 18 horas

Famalicão: Novo “Parque Eva Rosa” de Riba de Ave já tem o seu terreno assegurado

A Junta de Freguesia de Riba de Ave anunciou, esta quinta-feira, que foi aprovada a aquisição do terreno nas margens...

Bragahá 19 horas

Suspeito de 17 anos detido em Fafe após roubo de telemóvel -GNR

O Comando Territorial da Guarda Nacional Republicana de Braga, através do Posto Territorial de Fafe, constituiu como arguido um jovem...

Famalicãohá 19 horas

Famalicão: Reabilitação do centro de saúde da cidade lançada a concurso por 3 milhões de euros

A Câmara de Famalicão lançou, esta quinta-feira, a concurso, a obra de requalificação do centro de saúde da cidade. A...

Arquivo

Mais Vistos