Siga-nos nas redes

Famalicão

Famalicão Instalação artística de Madalena Martins será afirmação da identidade têxtil do concelho no centro da cidade

Publicado

em

No Centro Urbano de Famalicão, nos meses de verão, uma instalação artística urbana da autoria de Madalena Martins preencherá o espaço público central da cidade. Esta instalação tem como objetivo conectar o passado, presente e futuro de Famalicão, especialmente o universo têxtil que caracteriza a cidade. A inauguração está marcada para o dia 9 de julho, Dia da Cidade, e a obra permanecerá em exposição até outubro próximo.

O fio têxtil desempenha um papel central na narrativa construída por esta instalação artística. A história começa nos jardins dos Paços do Concelho e desenvolve-se ao longo da Rua Adriano Pinto Basto, chegando até à Praça D. Maria II, onde se encontra a estátua da rainha D. Maria II, fundadora do concelho. O fio têxtil simboliza a tradição e a importância do setor têxtil na história e na identidade de Famalicão.

“Fios brancos partem das árvores do Jardim Municipal, como se cada tronco fosse o suporte de um novelo, estável e enraizado na terra. A partir dali os fios encontram-se, cruzam-se e criam uma teia. Ancorados em pontos que a rua nos oferece, moldam-se à sua arquitetura, criando assim um desenho irregular, mas coeso, leve mas seguro pela força da sua pluralidade. Esta trama estrutural, que a dada altura se tinge com uma cor vibrante e quente, sustenta um novo fio, que rompe o percurso de forma livre e criativa, carregado de luz e energia própria. Avança no mesmo sentido, mas com a curiosidade própria de quem procura novos caminhos”, explica a autora.

“Ao longo da sua rota, este fio entrelaça-se em edifícios históricos, penetra em casas, mergulha pelas copas das árvores e avança, até abraçar a escultura da Dona Maria II, figura histórica que também ela impulsionou a cidade e a fez progredir. E é nas suas mãos que a teia de fios termina, a tricotar uma nova peça, feita de história, tradição e descoberta”, acrescenta. 

Para a construção desta instalação foram reutilizados desperdícios da Riopele, parceira da iniciativa, nomeadamente as aparas de final da produção de um tecido, a chamada “Ourela falsa de tear”. 

Para o Presidente da Câmara Municipal, Mário Passos, esta é uma aposta do município na qualificação do espaço urbano de Famalicão e na qualificação da sua marca através da exploração artística da sua identidade, neste caso a identidade têxtil. “A atratividade e a imagem de uma cidade constrói-se a partir de fatores de diferenciação que potenciem de forma singular a identidade, a cultura e as principais forças de um território. Este olhar único, diferenciador, qualificador, será potenciado através da linguagem artística criativa, singular, diferenciadora”.

“Desenhar a identidade de uma cidade através de uma instalação artística no espaço público foi o desafio proposto. Famalicão distingue-se pela sua história dedicada ao universo têxtil. Uma tradição sólida que alimenta o seu conhecimento na procura constante de novos caminhos voltados para o futuro. O que esta instalação artística representa é essa identidade na essência do seu processo construtivo”, explica Madalena Martins, que explora o espaço público enquanto palco de uma narrativa visual efémera.

Licenciada em Design de Comunicação pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Em 2010, depois do prémio do POPs da Fundação de Serralves (Projectos Originais  Portugueses) e de ter passado dois anos pela Incubadora de Indústrias Criativas INSerralves, focou-se nos seus próprios projetos explorando um universo dedicado ao design e ao imaginário da cultura portuguesa, reinterpretando histórias e materiais, devolvendo emoções em forma de objetos ou instalações em espaço público.

A instalação da intervenção começa a ser montada nesta quarta-feira, dia 28 de junho, e decorrerá durante o período noturno. Durante o processo haverá condicionamentos ao tráfego automóvel na Rua Adriano Pinto Basto.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Bragahá 20 minutos

GNR: 11 detidos em Braga e no Grande Porto por tráfico de droga

Dez homens e uma mulher, com idades entre os 20 e 60 anos, foram detidos, na última semana, por suspeita...

Economiahá 3 horas

DECO: Cada vez mais portugueses recorrem a créditos para pagar rendas e prestações

A subida do custo de vida ultrapassou o aumento dos rendimentos e a Deco tem observado um significativo acréscimo de...

Paíshá 3 horas

Qualidade das couves nesta época festiva afetada pela falta de frio

A couve penca de Mirandela apresenta boa qualidade este ano, mas faltou frio no momento certo para que apresente as...

Paíshá 4 horas

Natal: F-16 da Força Aérea vão sobrevoar céus de Portugal no dia 24 de dezembro

Uma parelha de aviões caça F-16M da Força Aérea vai sobrevoar algumas regiões de Portugal continental na terça-feira, dia 24...

Famalicãohá 5 horas

Famalicão: Homem de 69 anos envolvido em acidente detido após recusar teste de alcoolémia

Um homem de 69 anos foi detido pela PSP, na madrugada deste domingo, na cidade de Vila Nova de Famalicão...

Regiãohá 5 horas

Trofa celebra as Grandiosas Festas em Honra de S. Gonçalo entre 17 e 20 de janeiro

A Trofa entra em 2025 com preparando as Grandiosas Festas em Honra de S. Gonçalo, que se realizam em Covelas...

Desportohá 5 horas

Equipa masculina do GD Natação de Famalicão assegura manutenção na 1ª Divisão Nacional

Os atletas masculinos do Grupo Desportivo de Natação de Famalicão participaram nos Campeonatos Nacionais de Clubes 1.ª Divisão, realizados em...

Bragahá 5 horas

Mulher de 50 anos detida após série de furtos em Amares

O Núcleo de Investigação de Investigação Criminal (NIC) da Póvoa de Lanhoso e o Posto Territorial de Amares procederam à...

Famalicãohá 6 horas

Famalicão: Viagens de autocarro com alterações de funcionamento nas vésperas e dias de Natal e Ano Novo

A Câmara Municipal de Famalicão alerta para alterações nas viagens dos transportes públicos rodoviários do concelho para os dias e...

Paíshá 6 horas

Metro do Porto fecha mais cedo na véspera de Natal e retoma viagens às 09:00

O Metro do Porto volta a encerrar mais cedo os seus serviços nesta véspera de Natal, cerca das 20:00. Estes...

Arquivo

Mais Vistos