Economia
Preço do cabaz de bens essenciais está 11 euros mais barato

Entre o dia anterior à entrada em vigor do IVA zero e a última quarta-feira, 17 de maio, o preço do cabaz de bens essenciais – 41 produtos alimentares abrangidos por esta medida – diminuiu em 10,96 euros. O cabaz passou de custar 138,77 euros para 127,81 euros, o que representa uma redução de 7,9%, de acordo com os cálculos realizados pela Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor (Deco).
Em causa está a monitorização de 41 dos 46 alimentos – que incluem peru, frango, cavala, pescada, cebola, batata, cenoura, banana, maçã, laranja, arroz, esparguete, açúcar, leite, queijo ou manteiga – que, desde 18 de abril, ficaram isentos de IVA, no seguimento do acordo tripartido entre o Governo, a distribuição e a produção.
Manteiga com sal e arroz de grão longo foram os produtos que registaram a maior correção de preços desde a entrada em vigor do IVA zero, com reduções de 2% e 1%, respetivamente. Por outro lado, neste mesmo período, a maior subida continua a ser observada no iogurte líquido, cujo preço disparou 14%, seguido pelo pão sem côdea (7%) e pelo atum em óleo vegetal e brócolos (ambos com aumentos de cerca de 6%).

-
Famalicãohá 1 semana
Famalicão: “Aviso amarelo” para chuva, granizo e trovoadas mantém-se este sábado
-
Paíshá 7 dias
Futebolista Fábio Silva volta a pisar o relvado após 17 dias em coma e meses de fé e esperança
-
Paíshá 5 dias
Páscoa: Hotéis com taxa de ocupação superior a 70%. Preço médio por estadia supera os 160 euros
-
Paíshá 2 dias
Neve encerra acessos ao maciço da Serra da Estrela