Siga-nos nas redes

País

Bispo José Ornelas admite que vítimas de abusos sexuais possam agora receber indemnizações

Publicado

em

O bispo José Ornelas, presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, disse não estarem excluídas indemnizações por parte da Igreja Católica em Portugal a vítimas de abusos sexuais, numa entrevista publicada esta segunda-feira pelo jornal El País.
“Não está contemplado nem está excluído”, disse José Ornelas, questionado pelo jornal espanhol por que motivo a Igreja portuguesa não decidiu fazer o mesmo que outras, como a francesa, que indemnizou as vítimas de abuso sexual “de forma geral”.

“Eu penso que deve ser uma coisa personalizada, não mandar as pessoas simplesmente ir buscar uma esmola à Igreja. Precisam de um ato de justiça. Eu não posso dar-lhes 15 mil ou 20 mil euros e as coisas ficarem resolvidas. As ajudas nunca vão cobrir o sofrimento, mas podem servir para dizer ‘eu já não sou o culpado disto e não estou sozinho'”, acrescentou.

O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) disse que nunca afirmou que as indemnizações fossem um insulto.

“Aquilo que digo é que tenho dificuldade em pôr um preço ao sofrimento”, sublinhou José Ornelas.

O bispo disse na mesma entrevista que, no comunicado que a CEP divulgou sobre este assunto, está escrito que “a Igreja não vai recusar a sua responsabilidade” e que em “termos penais, a responsabilidade é individual, mas as pessoas que foram abusadas terão apoio para recuperar a sua paz na medida do possível”.

Está em causa, afirmou, “um apoio que começa pelo psicológico, psiquiátrico ou espiritual” para quem o desejar e a Igreja já o assumiu em alguns casos.

“Sobre as indemnizações, terá de ser falado com as próprias vítimas. Não é adequado que eu estabeleça um preço”, reiterou.

O bispo insistiu em que “há uma disposição para ir ao encontro das pessoas” e “além da terapia, algumas terão outras necessidades” e a Igreja nunca deixará uma vítima sozinha.

“Não está fechado que nós paguemos apenas as consultas e basta. Há pessoas que podem dizer que têm de escolher entre comprar medicamentos e comprar comida”, afirmou.

No dia 03 de março, numa conferência de imprensa após a Assembleia Plenária extraordinária da CEP dedicada, exclusivamente, à análise do relatório final da Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais de crianças na Igreja Católica em Portugal, José Ornelas havia remetido eventuais indemnizações às vítimas para os seus autores, indiciando que não haveria lugar a indemnizações por parte da instituição.

“Quanto ao apoio às vítimas, a questão das indemnizações é clara, tanto no Direito Canónico, como no Direito Civil. Se há um mal que é feito por alguém é esse alguém que é responsável, para falar de indemnização”, afirmou naquele dia.

“Falar de ajuda e apoio às vítimas – que é justo que o tenham – isso é uma prioridade para nós”, declarou, garantindo que “ninguém vai deixar de ter acesso a tratamento [psicológico] por falta de meios”.

Insistindo que no Direito Canónico e no Direito Civil “as penas e indemnizações são do direito pessoal”, o também bispo da Diocese de Leiria-Fátima reafirmou que a Igreja Católica quer fazer justiça “e a justiça faz-se com um procedimento reto e justo”.

A Comissão Independente para o Estudo dos Abusos Sexuais de Crianças na Igreja Católica validou 512 dos 564 testemunhos recebidos, apontando, por extrapolação, para um número mínimo de vítimas da ordem das 4815.

Vinte e cinco casos foram reportados ao Ministério Público, que deram origem à abertura de 15 inquéritos, dos quais nove foram já arquivados, permanecendo seis em investigação.

Estes testemunhos referem-se a casos ocorridos entre 1950 e 2022, período abrangido pelo trabalho da comissão.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

PASSOU EM DIRETO

Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Desportohá 28 minutos

Famalicão e Santa Clara medem forças na Taça de Portugal este domingo

O Famalicão e o Santa Clara enfrentam-se este domingo, às 16:00, no Estádio Municipal de Famalicão, em jogo a contar...

Famalicãohá 2 horas

Tempestade Bert: IPMA emite alertas para chuva intensa e vento forte nos próximos dias

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu diversos avisos devido à previsão de condições meteorológicas severas associadas...

Famalicãohá 6 horas

4×4 São Pedro de Bairro, adrenalina e confraternização este sábado

A Comissão de Festas de São Pedro de Bairro organiza, no próximo sábado, dia 23 de novembro, o evento “4×4...

Famalicãohá 7 horas

GNR regista 557 detenções e mais de 6 mil infrações em operações de segurança

A Guarda Nacional Republicana (GNR) anunciou este sábado que realizou, entre 15 e 21 de novembro, uma série de operações...

Famalicãohá 7 horas

Resinorte abre as portas dos seus ecocentros à comunidade

No âmbito da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, a Resinorte abre as portas dos seus ecocentros e incentiva à...

Famalicãohá 7 horas

Famalicão dá hoje início ao Natal com espetáculo multimédia e atrações para todas as idades

Este sábado, dia 23 de novembro, Vila Nova de Famalicão dá as boas-vindas ao Natal com um espetáculo multimédia, a...

Famalicãohá 21 horas

Famalicão espera sábado sem chuva . “Máximas” sobem cinco graus até aos 22.º

Famalicão espera, este sábado, um dia sem qualquer previsão de chuva e temperaturas relativamente altas, de acordo com as previsões...

Paíshá 22 horas

Viagens de Metro para o Porto reforçadas a partir de 30 de Novembro

A operação no metro do Porto será reforçada a partir de 30 de novembro, dia em que na avenida dos...

Desportohá 23 horas

FC Famalicão confiante para a 4.º eliminatória da Taça de Portugal. Samuel Lobato faz a antevisão

O FC Famalicão prepara o seu regresso às competições, este domingo, com um desafio frente aos rivais do CD Santa...

Bragahá 24 horas

Eletricista gravemente ferido após queda num poço de água em Amares

Um homem ficou gravemente ferido, na manhã desta quinta-feira, na sequência de um acidente de trabalho, na freguesia de Caldelas,...

Arquivo

Mais Vistos