Siga-nos nas redes

Sociedade

Depressão “Fien” responsável por 129 ocorrências desde as 20:00 desta segunda-feira

Publicado

em

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil registou entre as 20:00 de segunda-feira e as 07:00 de hoje 129 ocorrências devido ao mau tempo, a maioria nos distritos de Viseu, Guarda, Coimbra, Braga e Porto.

“Desde as 20:00 de ontem [segunda-feira], hora em que foi emitido o alerta [de mau tempo], e as 07:00 de hoje há a registar 129 ocorrências, que envolveram 438 operacionais e 188 meios terrestres”, disse à Lusa o comandante à sala de operações da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

Portugal continental está desde segunda-feira a ser afetado pela depressão Fien, responsável pelo agravamento das condições meteorológicas nos próximos dias com previsão de baixas temperaturas, chuva, vento forte e agitação marítima, tendo sido emitidos avisos pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Segundo Elísio Pereira, as regiões Norte e Centro foram as mais afetadas pelo mau tempo, com ocorrências nos distritos de Viseu, Guarda, Coimbra, Braga e Porto.

“Por tipologia, a queda de árvores foi a ocorrência que se registou em maior número, seguido de queda de estruturas e algumas inundações, limpezas de vias e movimento de massas”, indicou.

De acordo com o comandante, na Sub-região Viseu, Dão e Lafões foram registadas 20 ocorrências, nas Beiras e Serra da Estrela 12, Alto Minho nove, Área Metropolitana do Porto oito e região de Coimbra com sete.

“Todas as outras Sub-regiões têm números de ocorrências inferiores. No que diz respeito à agitação marítima, até ao momento não temos registo de nenhuma ocorrência”, disse.

Segundo o IPMA, o estado do tempo em Portugal continental está a ser “influenciado pela ação conjunta de um anticiclone localizado na região dos Açores e da depressão Fien, induzindo uma forte corrente de noroeste sobre o continente com o transporte de uma massa de ar polar marítimo”.

Para hoje o IPMA prevê a ocorrência aguaceiros, queda de neve acima dos 800/1.100 metros de altitude no Norte e Centro do país e a intensificação do vento, com rajadas que em algumas regiões poderão atingir os 120 quilómetros por hora.

Por causa do mau tempo, o IPMA emitiu aviso vermelho e laranja devido à agitação marítima e amarelo para a queda de neve e vento.

O IPMA indicou, num comunicado divulgado na sua página na internet, que os distritos do Porto, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga vão passar de aviso laranja para vermelho a partir de hoje à noite devido à agitação marítima

Estes sete distritos, que estão sob aviso laranja, vão passar a aviso vermelho, o mais grave de uma escala de três, a partir das 21:00 de hoje e até às 06:00 de quarta-feira devido à previsão de agitação marítima forte, com ondas de noroeste com 6,5 a 7,5 metros de altura significativa, podendo atingir a altura máxima de 12 a 14 metros.

Os distritos de Faro, Setúbal e Beja estão sob aviso amarelo por causa da agitação marítima forte até às 18:00 de hoje.

Porto, Guarda, Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra e Braga estão também sob aviso amarelo por causa do vento forte entre as 09:00 de hoje e as 00:00 de quarta-feira.

Os distritos de Bragança, Viseu, Porto, Guarda, Vila Real, Castelo Branco, Viana do Castelo, Aveiro, Coimbra e Braga devido à queda de neve até às 15:00 de quarta-feira.

Devido à forte agitação marítima, as barras marítimas de Aveiro, Caminha, Douro, Esposende, Vila Praia de Âncora, Póvoa de Varzim e Vila do Conde estão fechadas a toda a navegação. As barras de Figueira da Foz, leixões, Nazaré e São Martinho do Porto estão condicionadas.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

PASSOU EM DIRETO

Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Sociedadehá 8 horas

Homem de 64 anos obrigado a viver no carro na Maia gera onda de consternação e solidariedade

O caso de homem de 64 anos que se encontra a viver dentro do seu carro, na Maia, está a...

Barceloshá 10 horas

Homem de 37 anos residente em Barcelos faleceu após acidente com comboio em Espanha

Um homem de 37 anos, natural de Esposende, é a vítima mortal de um atropelamento ferroviário, envolvendo um comboio de...

Famalicãohá 11 horas

Famalicão: Colisão em Cruz faz um ferido

Uma pessoa ficou ferida, na tarde desta quarta-feira, na sequência de uma colisão rodoviária, envolvendo dois veículos ligeiros na rua...

Famalicãohá 11 horas

Famalicão espera “máximas” de 21.º graus e céus limpos esta quinta-feira

Famalicão espera, esta quinta-feira, um dia de sol e temperaturas relativamente altas, de acordo com as previsões do Instituto Português...

Famalicãohá 12 horas

Núcleo famalicense do PS abordou futuro da Saúde no concelho na iniciativa “Pensar 2025”

O Partido Socialista de Famalicão promoveu, na última segunda-feira, mais uma sessão da iniciativa “Pensar 2025”, desta vez dedicada à...

Sociedadehá 13 horas

Grupo que furtou mais de 23 mil euros em produtos de cosmética nos distritos de Braga e Porto foi detido pela GNR

Um homem e duas mulheres foram constituídos arguidos por furtos de artigos de cosmética, no Norte e Centro do país,...

Desportohá 14 horas

Sub-23 do FC Famalicão venceram SC Braga com golo de Diogo Costa

A equipa sub-23 do FC Famalicão disputou, na manhã desta quarta-feira, mais uma partida referente à Liga Revelação. Nesta que...

Economiahá 14 horas

Compra de bicicletas passa a ser deduzível no IVA

A dedução do IVA no caso de compra de velocípedes, com ou sem motor, foi aprovada, esta terça-feira, após uma...

Famalicãohá 15 horas

Famalicão conta com orçamento municipal de 219 milhões de euros para 2025, o maior de sempre

A Câmara Municipal de Famalicão irá dispor de um orçamento de 219 milhões de euros para o ano de 2025,...

Infotainmenthá 16 horas

Até 2 de Dezembro está de volta à Auchan a campanha “A ir e voltar”

De 26 de novembro a 2 de dezembro de 2024 a campanha “A ir e a voltar” está de volta...

Arquivo

Mais Vistos