Siga-nos nas redes

Famalicão

Famalicão: Faleceu José de Sá que viajou a pé de França a Portugal para apelar à doação de órgãos

Publicado

em

Faleceu José de Sá, o emigrante natural da freguesia de Joane, que caminhou diversas vezes, a pé, desde França, até à sua freguesia natal, em Famalicão, para aumentar a consciencialização sobre a importância da doação de órgãos, depois de ter recebido um transplante de fígado, com apenas 25 anos.

José de Sá tomou esta aventura pelos Caminhos de Santiago como sua missão, depois de a sua vida ter ganho um novo folego com este transplante, e de dois dos seus irmãos terem sucumbido à doença de Wilson, a mesma de que também padecia.

Perante um cenário menos positivo apresentado pelos médicos, que detetaram a doença de Wilson num estado avançado, e sabendo que a mesma condição já havia tirado a vida à sua irmã e ao seu irmão, José ficou dependente de um transplante.

Inesperadamente, um jovem que faleceu num acidente de viação salvou a vida de José e a de mais duas pessoas com a doação do seu fígado, coração e olhos.

“Para mim o importante é a vida”

Desde então, José de Sá comprometeu-se a fazer ouvir este apelo, ora caminhando entre França, Espanha e Portugal, ora prestando o seu apoio a uma associação francesa criada para este propósito, que promoveu até ao fim da sua vida.

José de Sá faleceu aos 62 anos, após complicações do seu estado de saúde, na região francesa de Metz, perto do Luxemburgo.

As cerimónias fúnebres foram realizadas na tarde desta quarta-feira.

Em vez de flores, os familiares de José pediram que tal esforço fosse encaminhado para a associação que José apoiava, dedicada à doação de órgãos.

Em 2009, uma das suas caminhadas foi motivo de uma reportagem da RTP, que celebrava o seu espirito solidário e a sua motivação, suficiente para percorrer centenas de quilómetros a pé por uma causa nobre.

“Se todos fizermos um bocadinho, podemos construir uma coisa grande”

De acordo com o Serviço Nacional de Saúde “podem ser dadores todos os cidadãos que não se inscrevam no Registo Nacional de Não Dadores (RENNDA). No entanto, apesar da nossa vontade de sermos dadores, nem todos poderão ser, uma vez que para tal a morte deverá ocorrer num hospital, de forma a garantir que os órgãos são corretamente colhidos e que são realizadas as provas necessárias para a correta avaliação da cada potencial dador”, explicam.

Se tal situação se proporcionar, será a equipa médica que determina se o falecido pode ser dador e de que órgãos, depois de efetuadas uma série de provas necessárias.

“No caso da doação em vida, esta pode acontecer se se cumprirem as condições e requisitos definidos na legislação portuguesa. O dador tem de ser maior de idade e gozar de boa saúde física e mental”.

Tal como no caso anterior, avaliação do dador vivo terá que ser feita pelos médicos, que irão assegurar os seus direitos, liberdade de decisão, voluntariedade, gratuitidade e altruísmo.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

PASSOU EM DIRETO

Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Sociedadehá 9 horas

Homem de 64 anos obrigado a viver no carro na Maia gera onda de consternação e solidariedade

O caso de homem de 64 anos que se encontra a viver dentro do seu carro, na Maia, está a...

Barceloshá 11 horas

Homem de 37 anos residente em Barcelos faleceu após acidente com comboio em Espanha

Um homem de 37 anos, natural de Esposende, é a vítima mortal de um atropelamento ferroviário, envolvendo um comboio de...

Famalicãohá 12 horas

Famalicão: Colisão em Cruz faz um ferido

Uma pessoa ficou ferida, na tarde desta quarta-feira, na sequência de uma colisão rodoviária, envolvendo dois veículos ligeiros na rua...

Famalicãohá 13 horas

Famalicão espera “máximas” de 21.º graus e céus limpos esta quinta-feira

Famalicão espera, esta quinta-feira, um dia de sol e temperaturas relativamente altas, de acordo com as previsões do Instituto Português...

Famalicãohá 13 horas

Núcleo famalicense do PS abordou futuro da Saúde no concelho na iniciativa “Pensar 2025”

O Partido Socialista de Famalicão promoveu, na última segunda-feira, mais uma sessão da iniciativa “Pensar 2025”, desta vez dedicada à...

Sociedadehá 14 horas

Grupo que furtou mais de 23 mil euros em produtos de cosmética nos distritos de Braga e Porto foi detido pela GNR

Um homem e duas mulheres foram constituídos arguidos por furtos de artigos de cosmética, no Norte e Centro do país,...

Desportohá 15 horas

Sub-23 do FC Famalicão venceram SC Braga com golo de Diogo Costa

A equipa sub-23 do FC Famalicão disputou, na manhã desta quarta-feira, mais uma partida referente à Liga Revelação. Nesta que...

Economiahá 15 horas

Compra de bicicletas passa a ser deduzível no IVA

A dedução do IVA no caso de compra de velocípedes, com ou sem motor, foi aprovada, esta terça-feira, após uma...

Famalicãohá 16 horas

Famalicão conta com orçamento municipal de 219 milhões de euros para 2025, o maior de sempre

A Câmara Municipal de Famalicão irá dispor de um orçamento de 219 milhões de euros para o ano de 2025,...

Infotainmenthá 18 horas

Até 2 de Dezembro está de volta à Auchan a campanha “A ir e voltar”

De 26 de novembro a 2 de dezembro de 2024 a campanha “A ir e a voltar” está de volta...

Arquivo

Mais Vistos